Skip to main content

Recrutamento inteligente: saiba como colocar em prática

Não é segredo que a tecnologia tem facilitado muito o dia a dia de diferentes setores, incluindo o de RH.  A prova disso é o uso da automação nos processos de Recrutamento e Seleção (R&S), que deu origem ao que chamamos de recrutamento inteligente.  

Se você nunca ouviu falar sobre esse termo, nós temos algo para te contar: essa estratégia já está no radar das empresas mais inovadoras do mercado e a tendência é que ela se torne cada vez mais forte.

Para que você não fique de fora dessa transformação, a partir de agora vamos contar tudo o que você precisa saber para usar o recrutamento inteligente ao seu favor e, assim, contratar os melhores talentos. 

Vem com a gente!  

O que é recrutamento inteligente

Contar com os talentos certos é algo fundamental para o crescimento sustentável de qualquer empresa e, sem sombra de dúvidas, essa construção se inicia nas etapas de Recrutamento e Seleção de pessoas.

A boa notícia é que, a cada ano que passa, surgem novas ferramentas capazes de tornar o R&S mais inteligente, melhorando a assertividade, velocidade e eficácia na contratação de novos colaboradores. 

É exatamente nisso que consiste o recrutamento inteligente: utilizar a tecnologia para conseguir atrair e contratar os melhores talentos, garantindo a construção de equipes de alta performance.

Para se ter uma ideia de como isso é importante, um estudo recente revelou que profissionais de alto desempenho tendem a ser 800% mais produtivos do que colaboradores que estão na média.

Quando o recrutamento inteligente entra em jogo, o RH consegue obter uma série de vantagens que o ajudam a chegar até esses talentos de alto performance, como a triagem mais apurada dos currículos de acordo com as qualificações desejadas para cada vaga aberta. 

Mais para frente, traremos mais detalhes sobre isso. Mas antes vamos te mostrar como o recrutamento inteligente funciona…

Principais características do recrutamento inteligente

Como dissemos acima, a utilização de ferramentas digitais é um dos principais aspectos do recrutamento inteligente, mas como será que elas funcionam?

Bom, uma das principais facilidades que as plataformas de recrutamento trazem é a possibilidade de cruzar os dados dos candidatos (como as competências técnicas e comportamentais) com as especificidades da vaga.

Isso permite que apenas os candidatos que estejam alinhados com essas especificações sejam selecionados para as próximas etapas do processo seletivo, aumentando as chances de sucesso na contratação.

Mas não para por aí. Algumas ferramentas de recrutamento inteligente também são capazes de automatizar outras etapas do R&S, como:

  • Divulgação ampla das vagas;
  • Agendamento e realização de entrevistas por vídeo;
  • Aplicação de testes online;
  • Envio de feedbacks aos candidatos;
  • Acompanhamento de métricas e muito mais.

Considerando que muitos departamentos de RH contam com equipes enxutas, contar com uma solução que reúna todas essas funcionalidades, encurtando caminhos e poupando tempo e dinheiro, faz toda a diferença. 

Como aplicar o recrutamento inteligente?

Você já deve ter percebido que um dos primeiros passos para colocar o recrutamento inteligente em prática é contar com o apoio de plataformas online e softwares específicos, voltados para a otimização dos processos de R&S.

Mas é importante que fique claro: o uso de ferramentas digitais não é a única coisa que garante o sucesso do recrutamento inteligente. Para que o saldo seja positivo, elas precisam estar aliadas a outras ações, como:

  • Contar com time de RH com perfil mais analítico, que saiba extrair o melhor da tecnologia e esteja atualizado sobre as principais estratégias do R&S;
  • Ter uma cultura organizacional e marca empregadora sólidas e transparentes, que realmente atraiam os talentos que a empresa quer contratar;
  • Mapear qual é o perfil profissional que a empresa está buscando, para que isso fique claro desde o primeiro momento, quando a vaga for divulgada;
  • Criar um banco de talentos, que o ajude a localizar os profissionais de maneira mais rápida e eficaz;
  • Investir em um plano de carreira para os colaboradores, pois, após contratar o talento certo é importante mantê-lo motivado a continuar na empresa;
  • Acompanhar os indicadores de recrutamento a fim de avaliar a efetividade das contratações e identificar pontos de melhoria. 

4 vantagens competitivas que o recrutamento inteligente proporciona

Agora que você já sabe o que é o recrutamento inteligente, chegou a hora de conhecer os principais benefícios que ele traz para as empresas. 

Confira: 

1 – Contratação dos funcionários mais adequados às vagas

O recrutamento inteligente aumenta significativamente a chance de a empresa contratar não apenas os melhores profissionais do mercado, mas aquelas que realmente tenham fit com a vaga e com a cultura organizacional.

2 – Otimização do tempo do RH

Ao automatizar algumas etapas do R&S, o recrutamento inteligente traz um ganho de tempo absurdo para os profissionais de RH. Com isso, eles conseguem focar em questões mais estratégicas da gestão de pessoas. 

Além disso, ao garantir contratações mais assertivas, o recrutamento inteligente evita retrabalhos, o que também é traduzido em otimização do tempo. 

3 – Construção de equipes mais produtivas e engajadas

Lembra quando dissemos que, com o recrutamento inteligente, a chance de a empresa contratar profissionais que tenham fit com a vaga e com a cultura organizacional aumentam?

Pois bem. Quando isso acontece, a produtividade e o engajamento dos colaboradores tendem a aumentar. 

A lógica é simples: quando as pessoas atuam em empresas alinhadas aos seus propósitos, é natural que elas se sintam mais felizes no trabalho e, consequentemente, produzam mais.

4 – Aumento na retenção de talentos 

Como consequência do tópico anterior, a tendência é que a retenção de talentos da sua empresa também melhore. 

Isso facilita e muito na manutenção do clima organizacional, na qualificação contínua das equipes e na economia de dinheiro, já que os custos envolvidos na retenção de talentos são menores do que aqueles envolvidos na contratação de um novo profissional.

A plataforma da Geek como auxilio no recrutamento inteligente

Como você pôde acompanhar, o uso de plataformas online tem um papel fundamental nas estratégias de recrutamento inteligente. Esse é o caso do software da GeekHunter, uma ferramenta tecnológica que foi totalmente pensada para facilitar a contratação de profissionais da área de TI.

Além de automatizar grande parte do recrutamento, nossa plataforma oferece profissionais testados. Isso significa que todos os candidatos cadastrados nela são cuidadosamente avaliados antes de ficarem disponíveis para as empresas contratantes. 

As validações feitas incluem desde avaliações inteligentes de currículos até testes de programação, garantindo a qualidade dos profissionais indicados às vagas das organizações.

Mesmo trazendo automatização para o processo, o software da GeekHunter dá bastante autonomia para que o RH consiga gerir todas as etapas de contratação da forma que preferir. É possível, por exemplo, enviar convites personalizados para as vagas, convidar perfis externos e muito mais.

Juntas, todas essas facilidades permitem que as empresas encontrem os melhores programadores e desenvolvedores em uma média de 14 dias.   

A Fóton Informática, empresa de TI com quase 30 anos de mercado, é uma das organizações que decidiu apostar no recrutamento inteligente e, com a ajuda da GeekHunter, conseguiu:

  • Reduzir em 85% o tempo gasto na contratação de pessoas desenvolvedoras;
  • Encontrar os candidatos certos em até nove dias;
  • Fechar 20 contratações em apenas seis meses.

Se você também quer obter mais inteligência, assertividade e agilidade no recrutamento e seleção de talentos da sua empresa, clique aqui e fale com um de nossos consultores! 

Compartilhar