Skip to main content

Como a Fóton Informática reduziu em 85% o tempo de contratação de pessoas desenvolvedoras utilizando a GeekHunter

Este case de sucesso mostra como você pode acelerar as contratações na área de tecnologia da sua empresa

É inspirador ver como a GeekHunter tem ajudado a alavancar os índices de contratações de diversas empresas que utilizam os nossos serviços, assim como contribuído para a transformação na vida dos profissionais cadastrados em nossa plataforma.

Contando com uma base de milhares de pessoas desenvolvedoras qualificadas em diversas tecnologias como back-end, front-end, mobile, data science, além de centenas de clientes realizando inúmeros processos seletivos diários, o que não falta são casos de sucesso para compartilhar com vocês. Por isso, hoje trouxemos a história da Fóton Informática, empresa de tecnologia focada no desenvolvimento de soluções para o mercado financeiro.

Continue com a leitura deste artigo para entender como os nossos parceiros da Fóton diminuíram drasticamente a média de tempo para contratação utilizando a plataforma da GeekHunter.

Quem é a Fóton Informática?

Fóton Informática

A Fóton é uma empresa de TI com quase 30 anos de mercado. Seu foco de trabalho se dá em soluções para automação bancária, onde a empresa oferece um conjunto de softwares integrados, consultoria e treinamento especializado. 

Com escritórios em cidades como Brasília, Belém e Recife, a empresa tem uma atuação sólida no mercado financeiro, trabalhando com clientes como: Caixa Econômica Federal, Banco da Amazônia e Mercantil do Brasil. Além disso, ela se destaca por suas soluções criativas e a capacidade de customização de produtos de software com forte demanda no mercado.

A Fóton aprimorou-se na criação e implementação de soluções de tecnologia que demandam disponibilidade, segurança e alta performance. Em suma, elas são destinadas a empresas que possuem um grande número de usuários finais espalhados por determinado território geográfico.

O desafio

A escassez de profissionais qualificados de tecnologia no Brasil é algo indiscutível e de conhecimento de todos. Ela, por si só, já é um grande dificultador quando as empresas vão ao mercado em busca de contratações. Além disso, a carência de mão de obra gera uma competitividade natural onde, muitas vezes, vence quem paga mais, e, neste caso, estamos falando quase sempre de grandes corporações e multinacionais. O fato é: nem sempre a competição é justa.

Alguns dos vários desafios que a Fóton enfrentava na hora de contratar profissionais de tecnologia

Contudo, esses não eram os únicos desafios da Fóton antes de se tornarem parceiras da GeekHunter. Possuindo uma equipe enxuta de 5 People Partners focadas em recrutamento tech e com uma demanda de contratação alta e recorrente devido a natureza do negócio, a Fóton enfrentava dificuldades que acabavam interferindo, principalmente, no tempo de fechamento das vagas. 

“Antes da Geek, tínhamos dificuldade para encontrar profissionais em praças onde não tínhamos conhecimento e experiência” nos contou Adriana Kist, Gerente de Talentos e Comunicação na Fóton, onde trabalha há 11 anos. A soma de todos esses gargalos fez com que a média de tempo para preenchimento das oportunidades na empresa chegasse a 2 meses. Foi nesse momento conturbado que a GeekHunter entrou na jogada com o objetivo de ajudar a reverter essa situação.

A parceria

Aproveitando da nossa base qualificada e diversa, além de todo o suporte do nosso time de sucesso do cliente, a Fóton arregaçou as mangas e foi atrás dos talentos que precisava.

A facilidade no uso da plataforma também ajudou a agilizar os resultados. Depois de efetuar o login, você já está apto a utilizar os filtros para buscar os melhores profissionais e ainda pode contar com as recomendações do nosso algoritmo e do nosso time de especialistas.“Não tivemos nenhuma dificuldade na implementação. O time só precisou entender como utilizar a plataforma”, completou a Gerente de Talentos.

Além disso, com acesso a mais dados do mercado através das informações contidas nos perfis dos candidatos, a Fóton pôde fazer alguns ajustes nas vagas em questões como pretensão salarial e nos direcionamentos de trabalho remoto. Ter essas informações ao alcance antes de conversar com o candidato foi algo que contribuiu muito no momento da contratação.

Os resultados

Com o acesso à nossa base de talentos, a Fóton finalmente pôde encontrar as pessoas desenvolvedoras que tanto procurava, profissionais que dominavam, sobretudo, tecnologias como Java e mobile. 

A média de 2 meses para fechamento das vagas caiu drasticamente para apenas 9 dias, uma redução de 85%. “A Geek nos ajudou a encontrar profissionais com um real potencial para as nossas oportunidades” avaliou Adriana que ainda complementou “agora conseguimos fechar algumas vagas com muito mais rapidez”.

Os resultados da Fóton em 6 meses de uso da plataforma GeekHunter foram incríveis!

A diferença do tempo médio de contratação trouxe nítidos benefícios para a Fóton. Ao longo dos últimos 6 meses já foram mais de 20 profissionais contratados através da nossa plataforma. Felizmente, esse número só tende a crescer graças ao potencial dos nossos talentos, a eficiência do time de recrutamento tech da Fóton e, claro, a força dessa parceria.

Este case de sucesso evidencia o impacto positivo que a GeekHunter, somada a boas práticas de recrutamento tech, pode gerar em diversos tipos de empresas que sofrem com problemas como dificuldade de atrair profissionais de tecnologia qualificados e demora para preencher posições importantes para o desenvolvimento do negócio.

Se sua empresa está enfrentando problemas como esse, que tal agendar um papo com um de nossos consultores? Você pode se tornar o nosso próximo case de sucesso. Vamos juntos?!

Clique na imagem e agende um papo com um consultor
Compartilhar