Skip to main content
Trabalhando em plataforma de recrutamento online

Conheça 9 principais benefícios de uma plataforma de recrutamento online

Você conhece os benefícios que uma plataforma de recrutamento online pode trazer para a sua empresa? Veja aqui os principais!

Não é de hoje que a Transformação Digital se tornou uma importante parceira da área de recursos humanos.

Ainda mais em tempos de isolamento social, onde profissionais precisaram se adaptar e se reinventar para atender as demandas do mercado.

Entre todas as ferramentas trazidas por essa transformação, as plataformas de recrutamento online são uma das que mais se destacam.

Afinal de contas, a adoção dessa tecnologia permitiu que os profissionais de RH otimizassem diversas etapas de um processo de seleção.

Neste artigo, conheça mais sobre o funcionamento de uma plataforma de recrutamento online, seus principais benefícios e como ter acesso a essa ferramenta. Vamos lá?

O que é plataforma de recrutamento online

As plataformas de recrutamento online são ferramentas de apoio e otimização ao processo de divulgação de vagas, seleção de profissionais, entre outras etapas que compõem uma contratação profissional.

A ferramenta tem se tornado fundamental para o trabalho de profissionais de RH e também para profissionais em busca de um emprego.

Afinal de contas, as plataformas de recrutamento e seleção são utilizadas tanto por quem precisa preencher uma vaga, quanto por quem busca um emprego.

Entre as principais funcionalidades de uma plataforma de recrutamento online estão:

  • Divulgação de vagas na Internet;
  • Seleção otimizada de currículos;
  • Inteligência de dados para cruzamento de informações (perfil x vaga)
  • Aplicação de testes a distância;
  • Entrevistas online;
  • Feedback de resultados, entre outros.

confira 8 motivos para você usar a GeekHunter como software de recrutamento

Principais benefícios de uma plataforma de recrutamento online

Como você já deve ter percebido, a adoção de uma plataforma de recrutamento online pode facilitar e até mesmo acelerar a contratação de um profissional.

E para que você se convença de uma vez por todas a adotar essa ferramenta, listamos aqui os 7 principais benefícios que uma plataforma de recrutamento online pode trazer para sua organização. Confira:

1- Maior poder de alcance

Um dos maiores benefícios em contar com uma plataforma de recrutamento online é ter a certeza de que sua vaga irá impactar um grande número de pessoas, aumentando as chances de sua empresa conseguir encontrar o profissional ideal.

Em geral, as plataformas possuem diversos canais de divulgação na Internet (redes sociais, site, blogs, anúncios online). E além disso, é mais fácil as pessoas compartilharem essas vagas, o que faz com que cheguem, até mesmo de forma espontânea, a muito mais pessoas.

2- Facilidade de cadastro na plataforma de recrutamento online

As plataformas de recrutamento online são pensadas de forma a facilitar sua utilização pelos usuários. Dessa forma, é muito mais fácil cadastrar uma vaga e, principalmente, realizar uma candidatura para ela.

A usabilidade das plataformas permite que o cadastro do currículo profissional seja realizado de forma mais rápida e eficiente.

Possibilitando também a integração de redes sociais dos candidatos, assim como portfólios e demais informações.

Nesse sentido, essa facilidade de cadastro permite que os profissionais de RH tenham acesso as principais informações dos candidatos de forma mais rápida e prática.

3- Recrutamento inteligente

As plataformas de recrutamento online possuem features que permitem o cruzamento de dados dos candidatos com as especificidades da vaga. E com isso, são selecionados apenas os currículos que preenchem a descrição solicitada.

Não satisfeita, também recomenda candidatos que estejam alinhados com a vaga, bastando um clique para entrar em contato e fazer uma proposta. A GeekHunter faz isso!

Esse recrutamento inteligente otimiza o trabalho do time de RH e aumenta as chances do recrutador encontrar apenas os perfis profissionais considerados perfeitos para o preenchimento da vaga.

4 – Banco de currículos atualizado

Outro benefício da ferramenta online é que, com facilidade, os candidatos conseguem atualizar as informações de seus currículos, mantendo o banco de dados renovado.

Esse processo auxilia muito o trabalho do profissional de RH, que agora, com uma simples consulta, consegue avaliar se determinado candidato possui a capacitação necessária para a vaga anunciada.

Isso tudo sem falar das informações pessoais, como endereços de email e telefones que se mantém sempre atualizados

5- Redução de custos e otimização do tempo

Levando em conta apenas os quatro itens listados acima, já dá pra perceber que as plataformas de recrutamento online facilitam e otimizam bastante o tempo dos recrutadores.

Afinal de contas, muitos processos que antes eram feitos de forma manual e burocrática, ganham mais velocidade (e assertividade) com o uso da tecnologia.

Essa digitalização do processo tem reflexos profundos na produtividade dos profissionais de RH, que agora podem se dedicar a atividades mais estratégicas e que, por consequência, tem impactos maiores nos resultados da empresa.

Além disso, outro benefício trazido pelas plataformas de recrutamento online está na redução de custos, que vão desde a divulgação da vaga, passando pelos testes e entrevistas.

E lembrando que o tempo de um profissional dentro de uma organização custa dinheiro. Assim, tempo otimizado, é sinônimo de melhor aproveitamento do custo de um profissional de RH.

6- Gerenciamento de todas as etapas

Toda a tecnologia envolvida em uma plataforma de recrutamento online permite que os profissionais de RH consigam acompanhar e gerenciar cada etapa do processo de seleção.

Sendo assim, a definição de prazos, controles de qualidade e mensuração de resultados estão disponíveis para que esses profissionais consigam tomar decisões embasadas e muito mais assertivas.

Além disso, é possível fazer alinhamentos e ajustes necessários durante o processo, sem que isso impacte na qualidade do recrutamento.

Tudo isso de forma prática, online e acessível a equipe participante do processo de recrutamento e seleção da empresa.

7- Maior assertividade nas contratações

Com toda a tecnologia e dados atualizados em mãos, a chance de realizar uma contratação de forma assertiva se torna ainda maior.

Diferentemente dos processos de recrutamento tradicionais, onde muitas vezes os recrutadores se deixam levar por percepções, as seleções realizadas através plataformas online são baseadas em dados.

Ou seja, a partir daí, as tomadas de decisão são muito mais racionais e consequentemente mais assertivas.

Inclusive existem plataformas de recrutamento online que contam com recomendações automáticas de candidatos para as vagas abertas, como é o caso da GeekHunter.

8- Concentração de informações

Gerir um processo de contratação sem usar uma plataforma de recrutamento e seleção é complexo. Você envia emais, fala pelo WhatsApp e armazena o currículo dos candidatos, todos em mídias diferentes.

Perder alguma informação ou prazo pode ser corriqueiro, mas não é o correto. Utilizar uma plataforma de recrutamento e seleção resume tudo isso no mesmo lugar.

Você pode conversar diretamente com os candidatos, verá seus perfis sempre atualizados — que também são seus currículos e armazenar o histórico e os feedbacks das vagas antigas.

Tudo isso no mesmo lugar e sem preocupação em perder qualquer informação.

9- Eficiência usando plataforma de recrutamento online

Quer ver o seu setor de recrutamento e seleção disparar em contratações? Então faça uso desse tipo de ferramenta.

Quando você usa tecnologia em processos que podem ser melhorados, se surpreende e se pergunta: “Por que eu não tinha pensado nisso antes?”.

A redução no tempo de leitura de currículos, do preenchimento manual de planilhas, do hunting de profissionais e de outras tarefas operacionais vai aumentar a produtividade.

O mercado de tecnologia está mais aquecido do que nunca e cada profissional qualificado é estratégico. Se você perder tempo, vai perder talentos valiosos. Isso pode significar uma vaga que não será fechada.

Onde encontrar uma plataforma de recrutamento online

Se você busca por uma plataforma de recrutamento online especializada na contratação de profissionais da área de tecnologia da informação, precisa conhecer a GeekHunter.

A plataforma utiliza ferramentas como a inteligência artificial e machine learning em conjunto aos conceitos mais atuais de recrutamento, garantindo assim o sucesso de seus clientes e parceiros.

Na GeekHunter, o tempo médio de contratação é de 14 dias. E mais: antes que o recrutador receba os currículos, todas as candidaturas passam por um rigoroso crivo de qualificação. Garantindo assim a assertividade do processo.

Faça seu cadastro gratuito na GeekHunter e conheça mais sobre uma das melhores plataformas de recrutamento online do mercado.

Compartilhar

Redação GeekHunter

Artigos escritos pela equipe de conteúdo da GeekHunter.