Skip to main content
Programador Qualificado para a vaga

Como contratar um programador qualificado para a sua startup?

Nos últimos anos, o crescimento das startups no Brasil acelerou a busca por profissionais de tecnologia de forma impressionante. Afinal, para ofertar produtos e serviços inovadores ao mercado, é fundamental contar com ao menos um programador qualificado no time. 

Neste contexto, adotar um plano de recrutamento e seleção muito bem estruturado, que ajude a sua empresa a encontrar profissionais tech experientes e convencê-los de que, sim, a sua startup é o melhor lugar para elas trabalharem, fará toda a diferença.

É por isso que, ao longo deste artigo, queremos te mostrar como isso pode ser feito. Vamos nessa? 😁 

Primeiramente, por que é tão difícil contratar programador qualificado?

Pessoa pensando em como contratar um programador qualificado
Vamos entender por que é tão difícil encontrar programador qualificado no mercado e como contornar isso!

Como dissemos acima, o crescimento acelerado das empresas de base tecnológica têm elevado significativamente a procura por profissionais de tecnologia. 

Mas não foi só por “culpa” das startups que isso aconteceu: a transformação digital de negócios tradicionais também é parte importante desta história. 

Inclusive, um levantamento conduzido pela Geek constatou que a busca por talentos qualificados com perfil tecnológico cresceu em 136% somente em 2021! 

Para trazer ainda mais complexidade a este cenário, somam-se a ele mais dois fatos:

  1. Mesmo com o crescimento da oferta de cursos e formações, a oferta de profissionais tech qualificados ainda é muito inferior à demanda;
  2. A velocidade com que as tecnologias surgem e evoluem faz com que, mesmo profissionais que atuam há anos na área, enfrentem dificuldades para acompanhar todas as tendências do mercado.

Ou seja: com o aumento da demanda por talentos de TI, somado a uma quantidade de vagas superior à de profissionais realmente qualificados para atendê-las, a competitividade entre as startups por bons perfis tech é uma realidade da qual não dá para escapar.   

Como consequência, estima-se que 8 em cada 10 empresas enfrentam dificuldade na hora de incorporar talentos de tecnologia especializados em suas equipes.

Dito isso, a pergunta que não quer calar é…

Como contratar um programador qualificado?

Encontrando um programador qualificado no mapa
Existem muitos pontos importantes na hora de contratar um programador qualificado!

De certo, recrutar programadores para startups não é uma tarefa simples. Mas o nosso objetivo aqui é mostrar que essa não precisa ser uma missão impossível – especialmente se você contar com bons recursos e ferramentas! 

Primeiramente, é preciso ter em mente que as boas práticas do Recrutamento & Seleção continuam valendo quando se trata de contratar profissionais de tecnologia para startup.

Isso inclui:

  • Elaborar uma boa descrição de vaga, que não deixe dúvidas sobre o perfil tech que a empresa busca e quais são as reais necessidades do cargo;
  • Divulgar a oportunidade de trabalho ou buscar ativamente pelos talentos nos canais certos;
  • Realizar uma boa triagem dos currículos, considerando as hard skills e soft skills que o profissional deve ter;
  • Realizar testes técnicos e entrevistas individuais, para validar as informações;
  • Considerar o fit cultural, a fim de avaliar se a pessoa realmente está alinhada com os valores, propósito e missão da organização.

Se você olhou para os tópicos acima e pensou “uau, quantas etapas!”, saiba que é por aí mesmo… Para encontrar um profissional realmente qualificado, é necessário realizar um trabalho minucioso.

Mas a boa notícia é a seguinte: atualmente, as empresas que não possuem tanta experiência no recrutamento tech ou que precisam ganhar agilidade no fechamento das vagas, podem contar com a ajuda de ferramentas e serviços super importantes. 

Na sequência, vamos falar sobre eles! 

3 soluções que trazem agilidade na contratação de programador qualificado 

Muitas empresas já entenderam que, para conseguir atrair e recrutar um profissional tão disputado pelo mercado, elas precisarão contar com uma ajudinha extra. E é justamente aqui que o uso de alguns serviços e tecnologias específicas entram em cena.

Eis os principais:

Plataformas de Recrutamento e Seleção

Unindo diferentes tecnologias, como Inteligência Artificial e Machine Learning em única ferramenta, as plataformas Recrutamento e Seleção se destacam por otimizar muitos dos processos envolvidos na contratação de novos colaboradores, como:

  • Triagem apurada de currículos;
  • Divulgação das vagas;
  • Agendamento de entrevistas;
  • Aplicação de testes online;
  • Envio automatizado de feedback;
  • Acompanhamento de métricas.

Atuando em parceria com o RH, as plataformas de recrutamento são hoje uma peça chave para startups que estão constantemente buscando por programador qualificado.   

Marketplace de talentos

Outra novidade que vem ganhando força é o marketplace de recrutamento e seleção: um espaço onde as empresas podem encontrar candidatos e convidá-los para participarem de seus processos seletivos.

Quando o assunto é saber onde divulgar vagas ou buscar ativamente pelos talentos, essa ferramenta tem feito total diferença. 

E o melhor de tudo é que, atualmente, é possível encontrar banco de talentos voltados exclusivamente para profissionais de tecnologia. A GeekHunter, por exemplo, possui um dos maiores marketplaces de profissionais tech da América Latina!

TraaS

Para completar a lista, temos o Tech Recruiter as a Service (TraaS), uma modalidade de serviço que coloca uma equipe de especialistas em recrutamento tech como uma extensão do RH.

Para startups que não possuem experiência na hora de contratar profissionais tech qualificados, o TraaS ajuda a encurtar esse caminho. Afinal, o objetivo do serviço é garantir a implementação das melhores práticas de IT Recruitment, para que os profissionais certos sejam encontrados. 

A GeekHunter é a primeira Tech Recruiter as a Service do Brasil. Isso significa que, além de oferecer acesso a um dos maiores marketplaces de talentos de TI, também colocamos especialistas em recrutamento tech à disposição das startups que usam nossa ferramenta!

Conheça mais sobre a GeekHunter, marketplace especializado no R&S de profissionais tech qualificados 

Desde que surgiu, a GeekHunter tem como foco ajudar a resolver as principais dores do RH quando o assunto é recrutar profissionais de tecnologia qualificados.

Em outras palavras, nosso objetivo é elevar a transparência e a velocidade dos processos seletivos, permitindo que as startups e outras empresas conduzam novas contratações de forma muito mais ágil e inteligente.

Ao unir a tecnologia do nosso marketplace, com o conhecimento de um time de especialistas em recrutamento tech, que atua como uma extensão do RH das empresas, a GeekHunter oferece:

  • Acesso a uma base de talentos com mais de 200 mil profissionais, com habilidades em diversas tecnologias e de diferentes níveis de senioridade, que passam por avaliações inteligentes de currículos e, em alguns casos, testes de programação assim que se cadastram na plataforma;
  • Acompanhamento de especialistas em todas as etapas da seleção, indo desde o momento de definir o escopo da vaga até validar informações e indicar os candidatos mais alinhados com cada oportunidade;
  • Suporte personalizado de um gerente de contas, com capacitação técnica e conhecimento de mercado para oferecer as melhores recomendações;
  • Divulgação de oportunidades em uma seção exclusiva de vagas, permanentemente visitada por profissionais tech qualificados e pré-avaliados.

Como resultado deste conjunto de ações, a GeekHunter garante processos seletivos mais ágeis, candidatos altamente engajados e contratações mais assertivas. 

Para se ter uma ideia, as empresas que contam com o apoio da Geek levam, em média, 14 dias entre a abordagem do candidato e o aceite da proposta. Além disso, em 97% das ocasiões os candidatos respondem aos convites para entrevistas em até 24 horas. 

Se a sua startup tem enfrentado dificuldades na hora de encontrar programador qualificado para compor o time, conte a Geek nesta missão. 

Cadastre-se agora mesmo e comece a contratar com mais agilidade! 

Compartilhar