Skip to main content

Conheça 4 problemas no RH que a GeekHunter resolve

Trabalhar com Recursos Humanos é sinônimo de lidar com inúmeras responsabilidades. Nessa caminhada, a tecnologia desponta como aliada não apenas na hora de otimizar processos, mas também para solucionar problemas no RH.   

Garantir que os talentos certos ocupem as vagas em aberto na empresa, na velocidade que o mercado exige, é um daqueles desafios capazes de tirar o sono de qualquer profissional da área. Mas, com a ajuda das soluções corretas, é possível tornar essa jornada muito mais descomplicada. 

É exatamente isso o que queremos mostrar para você a partir de agora: como a plataforma da GeekHunter ajuda a resolver as dores do RH, principalmente no que envolve o recrutamento e seleção de candidatos de tecnologia.

Quer saber como podemos apoiar a sua empresa nesta frente? Então vem com a gente! 

Primeiramente, o que é a plataforma da GeekHunter?

Antes de falarmos diretamente sobre os problemas no RH que a Geek resolve, queremos te contar um pouco mais sobre o funcionamento do nosso software de recrutamento.

A GeekHunter é uma ferramenta tecnológica que visa facilitar o processo seletivo de novos funcionários das empresas, porém, com um foco específico: desenvolvedores e programadores. 

Nosso objetivo principal é elevar a transparência e a velocidade, simplificando e otimizando os processos seletivos para profissionais de tecnologia – tudo isso levando em consideração a experiência das empresas clientes e das pessoas candidatas.

De maneira geral, a plataforma da Geek permite que o RH das empresas conduzam o processo de contratação de talentos de forma mais inteligente, diminuindo a distância entre as organizações e os melhores programadores e desenvolvedores do mercado.

Na sequência, daremos mais detalhes de como isso acontece! 

Quais principais problemas no RH a GeekHunter ajuda a resolver?

  1. Dificuldade em contratar profissionais de TI

Falar sobre a escassez de talentos de tecnologia é quase como chover no molhado. Boa parte das empresas já percebeu que esse é um problema real, que ainda deve se estender por algum tempo.

Para se ter uma ideia, a expectativa é de que o mercado de TI brasileiro demande cerca de 800 mil novos profissionais até 2025. 

Em contrapartida, o país forma apenas 46 mil profissionais com perfil tecnológico por ano, segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom).

Para os profissionais de tecnologia, essa realidade significa novas oportunidades de emprego chegando a todo o momento. 

Já para o RH, ela é sinônimo de problemas para recrutar e contratar desenvolvedores… E é aí que o time da Geekhunter entra em cena, com uma solução que conhece (e resolve) as dores do recrutamento em TI.

Ao contrário de outros softwares de recrutamento e seleção ou sites de vagas disponíveis no mercado, nas quais você encontra profissionais de diferentes áreas, a plataforma da Geek é voltada exclusivamente para programadores, desenvolvedores e cientistas de dados.

Combinando inovações tecnológicas (como inteligência de dados e machine learning) à expertise de um time de especialistas, ela conecta negócios que têm demandas de TI aos melhores profissionais do mercado.

Para pessoas desenvolvedoras, o cadastro na plataforma para criação de perfil profissional e participação nos processos seletivos é 100% gratuito, o que garante um pool de talentos incrível.

Sendo mais exato, atualmente a nossa base possui mais de 200 mil profissionais com habilidades em diversas tecnologias como back-end, front-end, full stack, mobile e data science

Todas essas características colocam a Geek em uma posição de destaque quando comparada a outras ferramentas, como o próprio Linkedin

Afinal, embora haja mais profissionais cadastrados no LinkedIn, na Geek essa rede de candidatos é muito mais segmentada.

  1. Dificuldade em encontrar profissionais qualificados e experientes

Lembra quando dissemos que a equipe da Geek conhece as dores do RH, principalmente no que envolve o recrutamento e seleção de profissionais de tecnologia? 

Pois é. A gente sabe bem que um dos principais desafios enfrentados atualmente pela área é o de conseguir, de fato, atrair candidatos qualificados e experientes, que cumpram com as exigências de cada vaga em aberto.

Neste contexto, uma das vantagens que a nossa plataforma oferece é o foco em profissionais de nível Pleno e Sênior (que são altamente valorizados pelo mercado e, consequentemente, os mais difíceis de serem recrutados). 

Mas não para por aí: por meio de nossas tecnologias e inteligência de dados, pré-validamos todos os candidatos cadastrados na plataforma, garantindo assim uma base de currículos realmente qualificada.

Além disso, estamos inseridos nas comunidades de desenvolvedores e eventos de TI, tanto para promover discussões relevantes quanto para atrair cada vez mais candidatos e manter a nossa base constantemente atualizada. Atualmente, cerca de 80 novos perfis são aprovados diariamente em nossa plataforma.

Por fim, através do nosso serviço TraaS (Tech recruiter as a Service), existe ainda a possibilidade de um profissional de recrutamento da própria Geek entrar em ação para auxiliar o cliente na busca por desenvolvedores

Sim, nossos especialistas acompanham tudo de perto, a fim de indicar a melhor escolha para a sua empresa ao final de cada processo.

  1. Baixo engajamento dos talentos nos processos seletivos

Na lista de problemas no RH, a falta de engajamento de talentos nos processos seletivos também ocupa um lugar significativo.

Para se ter uma ideia, uma pesquisa recente revelou que ao menos 30% dos candidatos aptos para as vagas de emprego desistem no meio do caminho, principalmente pelo excesso de provas e testes.

Seja qual for o motivo, o fato é que a forma como um processo seletivo é conduzido pode sim desmotivar os talentos a irem até o fim. É por isso que, na plataforma da GeekHunter, a experiência do candidato é sempre levada em consideração.

Um dos diferenciais da ferramenta é que, com um único cadastro, é possível participar de todos os processos. Na prática, isso significa que o candidato não precisa perder tempo preenchendo as mesmas informações infinitas vezes. 

Nosso software é tão prático que é possível até mesmo importar o perfil do Linkedin!

Outro ponto que costuma gerar frustração e falta de engajamento nos processos seletivos é a falta de informações importantes na descrição da vaga. Por isso, na Geek nós garantimos que os candidatos saibam de antemão o salário e os benefícios das oportunidades de trabalho.

Todos esses cuidados resultam em candidatos muito mais engajados, aumentando e muito as chances de sucesso de contratação, afinal, os perfis disponíveis na plataforma estão, de fato, abertos a novas oportunidades de trabalho. Para se ter uma ideia, 97% dos candidatos costuma dar um retorno em até 24h. 

  1. Equipes de RH enxutas e falta de agilidade no recrutamento e seleção

Como já dissemos, os profissionais de RH precisam lidar com muitas atividades. E, como se não bastasse, é comum encontrarmos setores com equipes enxutas, que precisam se virar nos 30 para dar conta de tudo. 

Para não comprometer a função estratégica de alguns processos, é fundamental contar com ferramentas capazes de torná-los mais ágeis. No recrutamento e seleção, então, isso se torna ainda mais evidente.

Vagas que ficam abertas por muito tempo representam um risco para o negócio, pois trazem problemas como:

  • Atraso na entrega de demandas importantes;
  • Sobrecarga de outros funcionários;
  • Queda na produtividade e muito mais.

Portanto, a conta é simples: quanto mais assertiva e ágil for a contratação de um novo profissional, melhor para o RH e para a empresa, de uma forma geral.

Sabendo disso, a plataforma da GeekHunter também foi desenvolvida para funcionar como uma extensão do time de RH. Com a ajuda da ferramenta é possível, por exemplo, automatizar grande parte do recrutamento.

Funciona assim: a empresa cadastra as suas vagas e o nosso time de experts, juntamente com um algoritmo de recomendação, faz o trabalho por você indicando os candidatos ideais de acordo com as necessidades especificadas.

Todos os perfis cadastrados no software de recrutamento da Geekhunter são automaticamente comparados à vaga e, quando der match, a empresa recebe uma recomendação para avaliar a sugestão e convidar para a entrevista.

Vale lembrar que todos os candidatos da nossa base já chegam previamente avaliados: ao se cadastrarem na plataforma, eles passam por avaliações inteligentes de currículos e testes de programação.

Como resultado, os processos seletivos que contam com o apoio da Geek são concluídos em uma velocidade surpreendente: o tempo médio de contratação no nosso software é de apenas 14 dias desde a primeira abordagem.

Além disso, nossos clientes entrevistam em média cinco candidatos para cada contratação realizada – um número bastante inferior ao de processos seletivos tradicionais. 

3 estudos de casos que comprovam as vantagens de contar com a Geek

Agora que você já sabe quais são os principais problemas no RH que a solução da GeekHunter revolve, queremos ir além e te mostrar os ganhos reais que algumas empresas conseguiram obter ao adotar a ferramenta.

Se você é do time dos que “precisam ver para crer”, esse é o momento de tirar todas as suas dúvidas. Confira, abaixo, o resumo de três cases incríveis:

  1. Invillia

A Invillia é uma empresa revolucionária que desenvolve negócios e produtos digitais para outras empresas através de um Global Growth Framework, uma metodologia pioneira e exclusiva.

O grande propósito da companhia é gerar oportunidades ilimitadas para que a inovação nunca pare e, por meio do GGF, transforma tecnologia de ponta em soluções digitais incríveis e em constante evolução.

Por todas essas características, a Invillia possui uma necessidade recorrente na contratação de profissionais de tecnologia. 

Eles chegaram até a Geek quando procuravam por ferramentas capazes de ajudá-los na avaliação de pessoas candidatas e encontraram uma solução que se tornou indispensável no dia a dia dos recrutadores.

O resultado dessa parceria? Entre o período de abril de 2021 e abril de 2022, a Invillia contratou 61 profissionais por meio da plataforma GeekHunter. Além disso, a média de dias para efetivar uma contratação na empresa passou a ser de apenas duas semanas.

Clique aqui e confira o case da Invillia na íntegra.

  1. Fóton Informática

A Fóton é uma empresa de TI com quase 30 anos de mercado. Seu foco de trabalho se dá em soluções para automação bancária, onde a empresa oferece um conjunto de softwares integrados, consultoria e treinamento especializado. 

Nos últimos anos, a Fóton vinha enfrentando uma série de desafios na hora de contratar profissionais de tecnologia: equipe de recrutamento enxuta, competitividade do mercado, escassez de talentos e demanda de contratação alta e recorrente.

Como resultado, um dos principais problemas no RH era conseguir fechar as vagas em tempo hábil. Para se ter uma ideia, a média de tempo para preenchimento das oportunidades na empresa chegava a 2 meses.

Foi nesse momento que a GeekHunter entrou na jogada com o objetivo de ajudar a reverter essa situação. 

Com o acesso à nossa base de talentos, a Fóton conseguiu reduzir o tempo de fechamento das vagas em 85%, concluindo a contratação de mais de 20 profissionais em apenas 6 meses.

Clique aqui e confira o case da Fóton na íntegra.

  1. Atlas Technologies

A Atlas Technologies é uma empresa de outsourcing focada no desenvolvimento de soluções tecnológicas para diferentes segmentos de mercado. 

Seu grande propósito é trazer inovação para o mercado por meio da tecnologia, buscando atender as necessidades de setores e gerando valor aos consumidores. Por isso, a Atlas é especializada no desenvolvimento de softwares.

Em um mercado carente de profissionais capacitados e com uma alta procura que não para de crescer, conseguir contratar os melhores talentos de tecnologia se tornou um grande desafio para a empresa. 

Além disso, a equipe de RH da Atlas era bastante enxuta e estava passando por um momento de estruturação.

Nesse contexto, algumas ferramentas foram muito importantes para que eles conseguissem desempenhar um trabalho de gerenciamento de talentos e processos, dentre elas a GeekHunter.

Com a ajuda da plataforma, a Atlas realizou mais de 30 contratações de pessoas desenvolvedoras em seis meses. Além disso, a média de dias necessários para efetivar uma contratação está em 16 dias, um número recorde para a empresa.

No quesito engajamento, os números também são motivos de comemoração: mais de 55% dos candidatos abordados aceitam participar do processo seletivo.

Clique aqui e confira o case da Atlas na íntegra!

Considerações finais

Como você viu até aqui, a GeekHunter tem ajudado a solucionar as dores do RH de muitas empresas, principalmente aquelas relacionadas à dificuldade de contratar profissionais de TI qualificados e à falta de agilidade dos processos de recrutamento e seleção.

Nosso lema é: contrate rápido e contrate bem. Por isso, não medimos esforços para ajudar nossos clientes a buscarem desenvolvedores e receberem recomendações certeiras, de acordo com suas necessidades.

Para as empresas que precisam recrutar e contratar pessoas desenvolvedoras, contar com a Geek é sinônimo de:

  • Acesso a uma base de currículos ultra qualificada, com candidatos pré-avaliados e superengajados;
  • Acompanhamento de especialistas em todas as etapas da seleção, da escolha de candidatos até a contratação;
  • Suporte personalizado de um gerente de contas, com capacitação técnica e conhecimento de mercado para oferecer as melhores recomendações;
  • Divulgação de oportunidades em uma seção exclusiva de vagas, permanentemente visitada por devs;
  • Processos seletivos mais ágeis: média de 14 dias entre a abordagem do desenvolvedor e o aceite da proposta;
  • Garantia de atenção dos candidatos, que em 97% das ocasiões respondem aos convites para entrevistas em até 24 horas;
  • Precisão na escolha: nos processos mediados pela Geek, geralmente bastam cinco entrevistas para encontrar o programador certo.

Se os desafios listados ao longo deste artigo também fazem parte da sua rotina, conte com a Geek! Falamos a mesma língua dos devs e vamos te ajudar nessa missão. 

Cadastre-se agora mesmo e comece a contratar os melhores profissionais de tecnologia para a sua empresa

Compartilhar