Skip to main content
ferramentas de RH

Top 9: principais ferramentas de RH

As ferramentas de RH, ao contrário do que muitos profissionais pensam, não são exclusividade de empresas com alto budget. Automatizar processos manuais é uma necessidade competitiva.

Lembre-se que quanto mais manual é o seu processo, menos tempo para planos estratégicos você tem. Sim, você bem sabe que o RH também precisa ser competitivo com seus talentos.

Se esse pensamento estiver certo, neste exato momento, as empresas concorrentes podem estar contratando as ferramentas de RH mais inteligentes do mercado e atraindo talentos que poderiam estar ocupando cadeiras na SUA empresa!

Esse é o momento de entender os gaps do seu RH e entender onde a tecnologia vai te ajudar. Para facilitar a sua vida, nós fizemos um artigo com 9 ferramentas de gestão de pessoas super legais.

Quem sabe alguma delas pode ajudar a resolver o problema do RH? 🙂

1. Pulses

Ferramentas de RH: Pulses

A Pulses é a primeira empresa 100% brasileira de pesquisa contínua por pulsos. E o que isso significa? Bem, a tradicional pesquisa de clima no formato “recorte no tempo” semestral ou anual ficou para trás.

A Pulses é muito mais que uma ferramenta de pesquisa, é uma plataforma de gestão de pessoas através da escuta contínua, movida a dados.

Através dessas pesquisas e demais ferramentas, são usadas as mais modernas técnicas em Analytics para traduzir dados em informações valiosas. Você vê em um dashboard claro e preciso, todas as informações necessárias para entender quais áreas precisam de mais atenção do time.

Acesse e conheça a plataforma da Pulses!

2. GeekHunter

Ferramentas de recrutamento: Geekhunter

Sabe aquela dificuldade de contratar desenvolvedores de software? Pois é, os criadores da GeekHunter sentiram isso na pele como empreendedores, por isso decidiram criar esta ferramenta de RH.

Viram que essa dor merecia ser atacada com ajuda da tecnologia na forma de um software de recrutamento. E começaram a conceber um modelo inovador de recrutamento de profissionais de TI que pudesse facilitar, reduzir o tempo e garantir qualidade às contratações.

Surgiu assim um modelo de negócios inovador, que desafiou o formato tradicional de prospecção e seleção de candidatos. A empresa cadastra as suas vagas e o time de experts, com base e ajuda do algoritmo de recomendação, faz o trabalho por você indicando os candidatos ideais para o seu time.

Há avaliações inteligentes de currículos, validação dos candidatos e assessoria quanto ao live coding que garantem a qualidade dos profissionais indicados para o RH.

Todos os perfis no software de recrutamento da Geekhunter são automaticamente comparados à sua vaga e, quando der match, você recebe uma recomendação para avaliar a sugestão e convidar para a entrevista.

Você gerencia ainda seus processos por meio do GeekFlow, que permite criar as suas próprias etapas de recrutamento, compartilhar e reunir todas as informações em um só lugar.

Ah, e o mais importante de tudo: o cadastro de vagas é totalmente gratuito!

3. Kenoby

Ferramentas de RH: Kenoby

O Kenoby é uma das ferramentas de RH eficientes para o recrutamento e seleção de pessoas. É praticamente um ERP para processos seletivos.

Uma das features mais interessantes do Kenoby é o pipeline de processos seletivos. Você conhece o Pipedrive? Pois é, o Kenoby possui uma interface parecida nesta feature, só que para candidatos, ao invés de clientes. É possível até automatizar o envio de propostas!

Além disso, também é possível fazer o registro de impressões das entrevistas, o que otimiza muito o tempo, já que a análise pode ser feita de maneira bem escaneável.

O Kenoby também conta com um dashboard para empresas, onde o RH tem uma boa noção de quantas vagas anunciadas estão em aberto, quantas foram fechadas, quantas candidaturas existem, entre outros dados de desempenho do recrutamento.

4. Quickin

Quickin ferramenta de gestão de pessoas
Ferramentas de gestão de pessoas: Quickin

Assim como o Kenoby, o Quickin também é uma das ferramentas de RH para processos seletivos.

Com essa ferramenta de gestão de pessoas, você pode criar uma página de carreiras, agendar entrevistas, indexar suas vagas em plataformas de empregos automaticamente, até conta com indicações dentro da plataforma.

Alguns dos pontos fortes do Quickin é a aplicação de testes para qualificação e também a interface intuitiva do workflow do processo seletivo. Também é possível fazer o cadastro ilimitado de currículos, assim como usar de filtros para otimizar o banco de talentos.

5. Feedz

Ferramentas de RH: Feedz

O Feedz é uma ferramenta de RH muito legal para engajamento e retenção de talentos, que utiliza gamification para garantir interações. Aqui na Geek nós utilizamos essa ferramenta e ela tem trazido ótimos resultados no engajamento geral.

Com o Feedz você tem acesso a features, como:

  • Termômetro de Humor: essa feature é importante para entender o humor cada pessoa de forma isolada. O colaborador recebe uma requisição para informar o seu humor do dia e, assim, o RH tem insumos suficientes para entender se a pessoa está em um semana difícil ou agradável;
  • Mural de Celebrações: o mural de celebrações é uma espécie de intranet ou timeline corporativa. Por lá, os colaboradores podem marcar colegas, parabenizá-los por algo, ou até mesmo comemorar feitos coletivos;
  • Pesquisa com colaboradores: faça pesquisas sobre a compra de insumos, organização de eventos e até para tomadas de decisão que envolvem toda a equipe. Essa feature é extremamente importante para garantir a democratização e a transparência das decisões gerais;
  • Gestão de Feedbacks: com essa feature de feedback 360º, também é possível dar e receber feedbacks da equipe. O feedbacks podem tanto ser anônimos, como nominais;

Employer Branding: tudo o que você precisa saber!

6. FolhaCerta

logomarca folha certa
Ferramentas de RH: FolhaCerta

O FolhaCerta é uma das ferramentas de RH com aspectos administrativos. Por meio dela, é possível administrar faltas, conferir horas trabalhadas e faltantes, ponto eletrônico, aprovação de “faltas” e até um painel de métricas exclusivo para o RH.

Ah e se você já possuir um relógio eletrônico e físico, o FolhaCerta também integra e apresenta todos os dados em um dashboard intuitivo.

Tudo isso através de um aplicativo completo que tem integração com o eSocial, TOTVS, SAP e Oracle, a depender do seu sistema. Vale a pena conferir.

7. SocialBase

logomarca socialbase
Ferramentas de comunicação interna: SocialBase

A SocialBase é uma das ferramentas de RH para comunicação interna. É uma intranet, como o Workplace do Facebook, só que mais completa.

Com a Social Base, um colaborador pode postar um aviso ou uma ideia e recebe interações do resto da equipe. Assim com a feature “Mural de Comemorações” do Feedz, a SocialBase traz a democratização das decisões gerais e a aproximação da equipe por meio das interações.

A SocialBase também permite que o RH mensure a efetividade das ações, por meio das publicações e dos relatórios de rede.

8. Convenia

Ferramentas de RH: Convenia

A Convenia é uma HR tech com soluções voltadas para automatização de processos e redução de custos nas empresas.

Atualmente, o Software de RH da Convenia abrange soluções como admissão digital, gestão integrada de férias, benefícios, distribuição digital de holerites, comunicação com o RH e relatórios precisos e personalizados, onde você pode gerir todos os seus colaboradores em um sistema em nuvem.

A plataforma também controla todos os registros a partir da data de admissão para que você nunca mais perca prazos importantes e evite gastos com multas.

9. HCM da Senior

ferramenta de gestão de rh hcm da senior
Ferramentas de gestão de pessoas: HCM da Senior

A Senior Sistemas é uma empresa que conta com diversas soluções empresariais. Uma delas é a Gestão de Pessoas HCM, ferramenta de RH que engloba grande parte das já citadas.

Para soluções de departamento pessoal, você contará com administração do pessoal, ponto eletrônico, saúde e segurança, planejamento, admissão digital e eSocial, tudo que um setor de RH precisa para fazer a gestão da empresa.

Para soluções de gestão de talentos, conte com recrutamento e seleção, desenvolvimento e performance, Pesquisa de clima, remuneração e rede social corporativa.

Por conter tantas ferramentas dentro de uma só, pode ser que não se encaixe na realidade da sua empresa, mas isso só você pode definir!

E aí, o que achou das ferramentas que listamos? Resolvem algum problema na sua empresa? Esperamos que sim!

Até a próxima.

Compartilhar

Redação GeekHunter

Artigos escritos pela equipe de conteúdo da GeekHunter.