Skip to main content
live coding contratar desenvolvedor

Live Coding: como testar o desenvolvedor antes de contratar

O live coding já chama a atenção dos principais recrutadores em tecnologia e tem sido uma tendência durante o processo de contratar um desenvolvedor nos últimos anos.

Mas você sabe do que realmente se trata e como funciona o processo de live coding?

Como elaborar uma entrevista de emprego sem erros?

O que é o live coding?

Live coding são eventos on-line de codificação ao vivo e que podem demonstrar a aptidão do desenvolvedor em solucionar problemas de acordo com seu background teórico e capacidade de improvisação.

O live coding é um movimento muito popular entre os desenvolvedores que gostam de demonstrar seus talento por meio de streaming, por exemplo.

Como é o live coding para contratar um desenvolvedor

O live coding pode ser usado para várias finalidades diferentes, são alguns exemplos:

  • Performances musicais com códigos ao vivo, também conhecidas como Algorave;
  • Forma educativa por instituições de ensino;
  • Desafio em Hackathon;
  • Processo de decisão numa seleção de candidatos.

O live coding é uma excelente prática para contratar um desenvolvedor qualificado.

Dentro do processo de recrutamento e seleção de desenvolvedores, o processo pode ser usado numa etapa de acompanhamento técnico de tomada de decisão.

Pode existir a simulação de problemas reais da empresa ou haver a criação de cenários variáveis para testar o desenvolvedor em meio a algumas adversidades em ambiente controlado.

O que extrair de um live coding com desenvolvedores

O live coding é essencial para entender melhor sobre o comportamento técnico de um desenvolvedor.

Com o processo, é possível identificar a forma de pensar e quais caminhos o programador é capaz de traçar até chegar num resultado.

Com live coding, você acompanha a jornada e consegue, como recrutador, entender um pouco melhor de acordo com a ótica do desenvolvedor.

O que não fazer num live coding

Live coding não é momento para:

  • Testar o desenvolvedor à exaustão;
  • Interrogatório técnico;
  • Buscar resolver problemas em que seu time não faz ideia do caminho da solução;

Não faça do live coding uma experiência traumática para o programador. Do outro lado da tela existe um profissional que merece ser tratado de forma empática.

O live coding é uma das melhores práticas para contratar um desenvolvedor diferenciado e validado pelo seu time, não disperdice o momento.

O que é preciso para começar com o live coding

Tanto para o desenvolvedor quanto para o recrutador, começar com o live coding é um bastante simples.

Tudo depende do perfil, intenção e objetivo do processo, mas geralmente incluem:

Hardware

  • Laptop ou computador: como é um processo remoto, cada ponta do live coding precisa estar diante de um computador ou laptop com internet;
  • Headset: é importante que as duas pontas se conversem entre si com o uso de microfones ou headsets, isso facilita a explicação de determinadas soluções e estimula o contato em tempo real;
  • Webcam: ideal para o acompanhamento das expressões corporais e demonstrar para o desenvolvedor que o processo é humanizado.

Software

Aqui é onde as coisas podem variar bastante.

Você pode utilizar somente um navegador como o Google Chrome, por exemplo, integrado a uma plataforma de comunicação em tempo real e compartilhamento de tela, como o Google Meet.

Agora, se você quer personalizar o processo e adaptá-lo conforme preferir, você pode optar por utilizar uma ferramenta de broadcast diretamente, como o OBS, por exemplo.

O OBS permite funciona como um switch e faz a distribuição de vários canais na mesma plataforma.

Assim, é possível compartilhar o stream entre duas pessoas, conforme a tela que quiser, possibilitando que você acompanhe o desenvolvedor enquanto ele codifica.

E se você é possui uma alta demanda na contratação de desenvolvedores, pode ser que você prefira acelerar o processo, neste caso, você pode utilizar algo mais direcionado ao live coding.

Confira algumas plataformas que podem ajudar você neste sentido, cada uma para um perfil diferente de empresa:

Codeshare

live coding contratar desenvolvedor

O Codeshare é o editor de código on-line mais acessível do mercado.

É funcional para entrevistas com desenvolvedores e solução de problemas simples em tempo real.

É uma plataforma rápida e utilizada por empresas como Adobe, Microsoft e IBM.

A ferramenta é gratuita, com chat em áudio e vídeo ao vivo e ainda permite que você faça o download e compartilhe todo o código desenvolvido.

CodeSandbox

live coding codesandbox

O CodeSandbox é uma espécie de “canivete-suíço” com muitas funcionalidades, não focando apenas no live coding.

Ele é um editor on-line com foco em desenvolvimento e prototipagem e, na versão paga, permite acesso aos repositórios privados do GitHub.

Coderpad

live coding

Fácil de configurar, o Coderpad é pago e oferece uma imensa gama de funcionalidades.

Ideal para empresas que precisam de uma ferramenta dinâmica e rápida para entrevistar candidatos on-line e ótimo para profissionais experientes e que gostam de configurar suas entrevistas do zero.

Coderbyte Interviews

live coding coderbyte

É uma das plataformas mais completas do mercado quando o assunto é live coding para contratar desenvolvedores.

A ferramenta é paga e permite criar facilmente sessões de entrevista, enviá-las aos candidatos e gerenciar todas as suas sessões num painel.

Além de testar habilidades de programação algorítmica e básica, você também pode colaborar com os candidatos nos desafios de front-end, back-end, DevOps e banco de dados.

Você também pode criar seus próprios desafios de código ou carregar um desafio já pronto da biblioteca do Coderbyte.

Um ponto positivo, para você que possui uma alta demanda por desenvolvedores, é que é possível convidar um número ilimitado de candidatos para as entrevistas.

Ideal para Tech Recruiters e equipes de desenvolvimento que se preocupam profundamente com a experiência do candidato e desejam flexibilidade para testar uma ampla variedade de habilidades.

Como otimizar ainda mais o recrutamento de desenvolvedores

Você já entendeu que live coding é uma ferramenta incrível para contratar um desenvolvedor qualificado para seu time, agora você também pode otimizar seu processo de recrutamento e seleção com a GeekHunter.

A plataforma da GeekHunter inverte o modelo tradicional de recrutamento: ao invés de desenvolvedores se candidatarem a empregos, as empresas têm acesso a um grupo de profissionais engajados, tecnicamente qualificados e prontos para receberem convites de entrevistas.

Assim, você consegue direcionar para o live coding apenas aqueles desenvolvedores que já têm interessem em comum com a sua empresa acelerando a contratação

Tudo isso por meio de uma plataforma moderna e fácil de utilizar.

Você pode pode contratar programador mais rápido e acelerar seus processos de recrutamento e seleção com a GeekHunter.

Compartilhar

Eduardo Silva

Copywriter na GeekHunter, busca novas experiências no universo do desenvolvimento de software por meio de histórias de valor.