Como você já deve saber, contratar pessoas programadoras não é uma tarefa fácil de forma geral. Mas, quando se trata de recrutar um desenvolvedor sênior, o desafio se torna ainda maior.
Estamos falando aqui sobre um profissional com o mais alto nível de conhecimento em relação às etapas do desenvolvimento e linguagens de programação. Mas que também sabe como resolver problemas complexos, delegar tarefas e liderar equipes.
Se você leu a descrição acima e percebeu que esse é justamente o talento que a sua empresa precisa, então está na hora de descobrir como montar um processo de recrutamento focado em um desenvolvedor sênior. Vem com a gente!
Definindo o perfil de desenvolvedor sênior ideal
Antes de falarmos sobre as etapas para recrutar um desenvolvedor sênior, queremos te lembrar o quão ampla essa área de atuação é. Esse conhecimento ajudará sua empresa a entender melhor qual tipo de programador precisa no momento.
Embora o papel principal de todo desenvolvedor – ele sendo Júnior, Pleno ou Sênior – seja construir produtos digitais por meio da escrita de códigos, há diferentes categorias nas quais ele pode se encaixar.
As principais são:
- Desenvolvedor Back-end: é quem cuida do que acontece nos “bastidores” de um sistema, para que ele funcione corretamente. Isso inclui trabalhar nos bancos de dados, scripts e arquitetura de sites, softwares e aplicativos.
- Desenvolvedor Front-end: é responsável por desenvolver a parte que fica visível para o usuário, ou seja, tudo aquilo que é possível ver e interagir em um sistema ou aplicação.
- Desenvolvedor Full-stack: é o profissional que possui habilidades para construir um site completamente funcional. Ou seja, ele domina tanto o back-end quanto o front-end.
Para além das divisões apresentadas acima, o desenvolvedor sênior também pode ser classificado de acordo com o produto que ele irá desenvolver, como: websites, jogos, aplicativos para dispositivos móveis e programas, de forma geral.
Ter todas essas variáveis em mente é fundamental para que a sua empresa consiga criar um processo de recrutamento realmente direcionado para as atuais necessidades do negócio.
Se você já conseguiu identificar qual desses desenvolvedores é o certo para a sua organização, então podemos ir em frente!
5 dicas para recrutar um desenvolvedor sênior
Após definir qual é o tipo de desenvolvedor sênior que a sua empresa precisa, será a vez de colocar o processo de recrutamento e seleção para rodar. E, para que ele seja bem sucedido, há alguns cuidados que não podem ficar de fora.
Dê só uma olhada:
- Criação de um bom job description
Se você deseja acertar na atração, então precisa dedicar tempo para construir uma boa descrição de vaga. Afinal, é a partir dela que o profissional decidirá se quer ou não participar do processo de recrutamento.
O primeiro passo para isso é conversar com o gestor da área na qual o futuro contratado irá trabalhar e entender quais são as reais necessidades do cargo e quais as habilidades imprescindíveis para o desempenho da função.
Para ajudá-lo nessa missão, listamos algumas das características que geralmente são buscadas em um desenvolvedor sênior:
- 5 a 8 anos de experiência na área;
- Capacidade de delegar tarefas com assertividade, acompanhar as entregas, mentorear equipes, oferecer feedback e desenvolver novos talentos;
- Capacidade de atuar em todas as etapas do desenvolvimento, construindo e implementando um sistema do zero se necessário;
- Experiência na resolução de problemas e tarefas complexas;
- Alto nível de conhecimento sobre as tecnologias utilizadas pela empresa, bem como uma visão aprofundada sobre o negócio;
- Domínio sobre as principais linguagens de programação do mercado;
- Capacidade de justificar processos e valores usando dados.
Além disso, também temos um checklist completo para te ajudar a criar uma descrição de vaga alinhada às expectativas da sua empresa. Aproveite!
- Divulgação da vaga em canais direcionados ao público-alvo
Você sabe onde os desenvolvedores sênior costumam pesquisar por vagas quando estão buscando novas oportunidades de emprego ou, então, onde é melhor local para abordá-los e apresentar propostas de trabalho?
Se você respondeu “não” para ambas as perguntas, então sua próxima missão é fazer esse mapeamento!
Mas, antes disso, lembre-se que estamos falando sobre um profissional altamente disputado no mercado e que, na maioria das vezes, nem precisa buscar pelas vagas. As empresas é que vão até eles.
Sendo assim, o caminho para ter acesso a bons perfis geralmente é investir em canais que são voltados exclusivamente para o público de tecnologia, como a plataforma da GeekHunter e o GitHub.
- Realização de testes e entrevistas
Como mostramos na dica #1, o desenvolvedor sênior reúne conhecimentos bem específicos. E a melhor forma de validar quais candidatos realmente possuem as habilidades necessárias para o cargo é realizando testes e entrevistas.
Essas duas etapas estão entre as mais importantes do processo de recrutamento e seleção de talentos! Por isso, vale a pena dedicar um tempo para entender como conduzi-las com maestria.
Aproveitando, nós temos dois conteúdos focados nesses assuntos que podem te ajudar nessa jornada de aprendizado:
- Avaliação do fit cultural
Sabe qual é um dos principais erros cometidos na hora de recrutar um desenvolvedor sênior? Não considerar o fit cultural do candidato – ou seja, a capacidade que ele tem de se adaptar à cultura da empresa.
Se você deseja contratar um desenvolvedor que realmente se sinta motivado em contribuir com os objetivos da organização, além de fazer com que essa parceria seja duradoura e frutífera para ambas as partes, então não pode deixar esse aspecto de lado.
Avaliar o fit cultural tende a resultar em contratações mais precisas, aumento da retenção dos colaboradores, máxima coesão entre as equipes e até mesmo a melhora do clima organizacional!
- Apresentação de um EVP irresistível
Como já dissemos antes, o desenvolvedor sênior estão acostumado a serem abordados com oportunidades de trabalho. O que fará, então, com que esse profissional considere sair da empresa na qual já está trabalhando para ir para um novo local?
Na maioria das vezes, a resposta é: uma proposta irresistível, também conhecida como Employee Value Proposition (EVP).
O EVP é, basicamente, a soma de benefícios que a empresa oferece em troca do tempo e esforços que os colaboradores dedicam a ela. E isso inclui desde salários competitivos e bons benefícios até possibilidades de crescimento, estabilidade no emprego e cultura organizacional positiva.
O segredo é jamais subestimar o poder de um bom EVP! Por isso, antes de construí-lo, vale pesquisar o que as outras empresas estão oferecendo e, principalmente, o que os profissionais da área mais valorizam em seus empregadores.
Dica bônus para contratar desenvolvedor com mais agilidade: considere automatizar alguns processos do R&S!
Se você chegou até aqui, já tem uma boa base para começar a recrutar um desenvolvedor sênior com qualidade. Mas gostaríamos de lembrar que é possível tornar esse processo seletivo ainda melhor com a ajuda da tecnologia!
Atualmente, o RH das empresas pode contar com ferramentas digitais que automatizam (e agilizam) várias etapas cruciais do R&S, incluindo a triagem de currículos, aplicação de testes, envio de convites para entrevistas e muito mais.
Quer um exemplo? A plataforma recrutamento tech da GeekHunter! Por meio de tecnologias e inteligência de dados, nós conseguimos atrair e pré-selecionar os talentos mais engajados e com maior potencial técnico.
Entre em contato com a nossa equipe e saiba como podemos ajudá-los a recrutar desenvolvedores sênior sem perder tempo!