Skip to main content

Aprenda como recrutar desenvolvedores no GitHub

Preencher vagas de tecnologia tem se mostrado um desafio e tanto nos últimos anos e, para contorná-lo, é preciso aproveitar todas as ferramentas disponíveis. Foi neste contexto, inclusive, que alguns profissionais de RH passaram a recrutar desenvolvedores no GitHub.     

Se você nunca ouviu falar sobre essa plataforma, não se preocupe: apesar de ser amplamente utilizado por profissionais de TI, o GitHub ainda é uma novidade para muitos recrutadores – especialmente para quem está se familiarizando agora com o universo do IT Recruiter

Sabendo disso, hoje vamos explicar como essa solução funciona e como, você, profissional de RH, pode utilizá-lo a seu favor na hora de recrutar desenvolvedores. 

Mas, antes de te contar sobre Hunting no GitHub, vamos a uma breve contextualização… 

Demanda por tecnologia e por profissionais de TI

Encontrar talentos nas áreas de tecnologia já não era lá muito fácil. Porém, com a chegada da pandemia da Covid-19 e a corrida das empresas rumo à transformação digital, esse cenário se intensificou ainda mais.

Enquanto as empresas tiveram que investir mais em tecnologia, já que muitos colaboradores passaram a trabalhar remotamente, seus clientes também tiveram os hábitos de consumo alterados e demandaram recursos ainda mais digitais.

Como consequência desse movimento, a busca por profissionais de tecnologia sofreu um aumento de mais de 670% apenas em 2020, com mais de 85 mil novas vagas sendo divulgadas desde o início da pandemia no Brasil. 

Segundo um estudo divulgado pela Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), no ano passado, nosso país demandará 420 mil profissionais de tecnologia até o ano de 2024.

No entanto, atualmente o Brasil forma apenas 46 mil profissionais da área por ano – o que, mais uma vez, reforça os desafios que os recrutadores têm enfrentado na hora de atrair e contratar talentos nesta frente.

Para ser bem sucedido neste contexto, ganhar agilidade no recrutamento é fundamental. E é aí que entra a importância do GitHub!

Mas, afinal, o que é essa ferramenta? 

O GitHub é uma plataforma online criada para atender profissionais de TI. Nela, é possível hospedar códigos-fonte e arquivos de softwares em desenvolvimento, inclusive, com controle de versões.

A ferramenta também permite que desenvolvedores possam colaborar nos projetos uns dos outros, de qualquer lugar do planeta, desde que estejam logados com um usuário cadastrado. 

No leque de opções do que se pode fazer no GitHub está ainda o desenvolvimento de códigos em um estúdio online, com versão também para o desktop do computador do desenvolvedor.

Por ter ferramentas tão facilitadoras para os profissionais da área, o GitHub é muito utilizado por desenvolvedores – que, apesar de não serem tão facilmente encontrados pelo RH, existem aos montes! 

Esses desenvolvedores se reúnem e trocam experiência por meio da interface de comunidade disponibilizada, que funciona mais ou menos como um fórum. É exatamente neste ponto onde o GitHub fica interessante para os recrutadores.

Por que o GitHub pode ser um aliado do IT Recruiter?

Por funcionar de modo colaborativo e permitir o contato entre um desenvolvedor e outro, o GitHub também acaba sendo uma espécie de rede social. Todo usuário, ao entrar, precisa fazer o seu cadastro, preenchendo uma série de informações.

Campos como nome, atual empregador, localização, e-mail e até um breve resumo do que já teve de experiência precisam ser preenchidos pelo desenvolvedor que se inscreve na plataforma. Assim, um perfil é criado. 

Não sei se você já notou, mas, no fim das contas, o perfil do GitHub acaba ficando parecido com o do LinkedIn, só que muito mais nichado. 

Além de ser bastante positivo para o desenvolvedor, que cria um portfólio online com tudo o que já desenvolveu e no que está trabalhando, a plataforma também acaba sendo muito vantajosa para o recrutador.

Afinal, por meio do GitHub é possível transitar pelo perfil profissional dos usuários, entender em qual área de desenvolvimento aquela pessoa é mais dedicada, se ela está perto da vaga que você precisa preencher, entre outros fatores.

Se você é um IT Recruiter, criar um perfil e começar a recrutar desenvolvedores no GitHub pode ser imensamente útil! Na sequência, vamos te explicar como fazer isso.

Passo a passo para recrutar desenvolvedores no GitHub

Para começar a recrutar desenvolvedores no GitHub, o primeiro passo é criar uma conta na plataforma. 

Para isso, você vai precisar apenas de um e-mail, nome de usuário e uma senha. Pronto! Acesso garantido à plataforma e de maneira totalmente gratuita.

Após acessar o site do GitHub e se cadastrar, o segundo passo é utilizar a barra de buscas. Nada muito distante do que você já conhece no LinkedIn, a diferença está apenas na maneira como você, recrutador, fará a busca pela barra. 

Por se tratar de uma plataforma para desenvolvedores, você precisará fazer uma pesquisa mais específica.  

Estabeleça os parâmetros que quer buscar nos seus candidatos, como localização e tipo de linguagem de programação no qual ele deve ter conhecimento para atender sua demanda. 

Para ficar mais claro, você deve digitar: 

  • Language: nome da linguagem de programação que procura;
  • Location: nome da cidade em que o candidato deve estar ou cidade onde ele deverá trabalhar, caso seja contratado.

Após realizar a busca, será preciso filtrar os resultados. Primeiro, selecione a opção “users” para que apenas pessoas sejam mostradas na sua busca.

Há também um filtro de linguagens, que pode ser bastante útil. Ao procurar pela linguagem, o GitHub buscará todos que, em algum momento, desenvolveram projetos daquela programação específica. 

Com este filtro de linguagem principal, a plataforma mostrará apenas os usuários que trabalham regularmente com aquele tipo de projeto. 

Depois, é só olhar os perfis e encontrar os candidatos mais adequados! O contato também é bastante tranquilo, uma vez que o GitHub permite o chat entre os usuários. 

Além disso, é bastante comum que os desenvolvedores deixem link trees em seus perfis com informações de contato e mais itens de seus portfólios.

Como aprimorar ainda mais o uso da ferramenta

Agora que você já sabe como recrutar desenvolvedores no GitHub, que tal conhecer dois segredos para melhorar o hunting na plataforma? Então vamos lá… 

Uma dica bacana é que você conheça ou tenha pessoas que conheçam sobre os aspectos técnicos necessários para preenchimento da vaga. Analisar os perfis junto de alguém que entenda sobre os códigos é essencial para a assertividade.

Outro ponto é que as informações do GitHub, que podem chegar até ao hobbie preferido do desenvolvedor, te darão base para pesquisar sobre ele em outras redes sociais e até mesmo começar a avaliar o fit cultural.

A tecnologia como aliada do RH

Recrutar desenvolvedores no GitHub é apenas um exemplo de como as ferramentas digitais podem auxiliar o RH durante a contratação de profissionais de TI. Mas existem soluções ainda mais específicas.

Com o software da GeekHunter, por exemplo, é possível contratar programadores qualificados em diversas tecnologias (como back-end, front-end, mobile, data science) de forma mais ágil. 

A ferramenta faz uso da inteligência de dados para atrair, pré-validar e selecionar os desenvolvedores mais engajados e com maior potencial técnico para cada vaga.

Para se ter uma ideia, recentemente a Fóton Informática, empresa de TI com quase 30 anos de mercado, reduziu o tempo de contratação de pessoas desenvolvedoras em 85% utilizando a GeekHunter. Mais precisamente, 20 contratações novas foram concluídas em apenas 6 meses. 

Sua empresa está enfrentando problemas na hora de contratar profissionais de tecnologia e quer ganhar mais agilidade nesta frente? Agende uma conversa com um dos consultores da Geek!

Compartilhar