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Como conduzir uma entrevista de emprego?

A entrevista de emprego é, sem dúvidas, um dos momentos mais importantes do processo seletivo. Afinal, é nesta etapa que o recrutador e o gestor da área poderão conhecer o candidato mais a fundo e, assim, definir se ele é ou não o talento ideal para ocupar uma posição na empresa.

Para que isso realmente aconteça, no entanto, é importante que a pessoa recrutadora saiba tirar o máximo proveito da entrevista. Isso inclui desde ter clareza sobre as reais necessidades da organização até criar um clima agradável, para que o entrevistado possa entregar o seu melhor.

Quer saber como conduzir uma entrevista de emprego de sucesso e assim contratar os melhores profissionais para o seu time? Então confira as dicas que preparamos para lhe ajudar nesta missão! ☺  

Por que a entrevista de emprego é tão importante?

Como dissemos anteriormente, a entrevista de emprego é uma das etapas mais cruciais do processo seletivo, pois, é a partir dela, que o RH e o gestor poderão enfim bater o martelo sobre o candidato que está mais apto a ocupar a vaga.

Isso porque, por mais que os testes mostrem se o profissional possui ou não os conhecimentos técnicos necessários para desempenhar a função, é somente através de uma boa conversa que o recrutador conseguirá:

  • Comprovar as informações que foram passadas;
  • Saber mais sobre as experiências profissionais do candidato;
  • Avaliar se ele possui as características e habilidades pessoais desejáveis para o cargo;
  • Verificar se há fit cultural entre o candidato e os valores e propósitos da empresa;
  • Esclarecer todas as dúvidas relacionadas ao cargo.

Vale lembrar que, por mais que a entrevista seja o momento que o candidato tem para encantar a empresa, o contrário também deve acontecer. 

Especialmente quando falamos sobre um mercado tão competitivo quanto o de tecnologia, proporcionar uma experiência positiva do início ao fim do processo seletivo é fundamental para quem deseja recrutar os melhores talentos de TI.

Os principais tipos de entrevista de emprego

Sim, existem diferentes tipos de entrevista de emprego. E como cada uma delas cumpre com objetivos diferentes, é importante estar por dentro das opções existentes para escolher o modelo que faça mais sentido com a estratégia da empresa.

Confira, abaixo, quais são os três tipos de entrevista que se destacam atualmente no mercado:

1 – Entrevista técnica

Como o próprio nome sugere, esse é o tipo de entrevista que tem como objetivo avaliar os conhecimentos técnicos (hard skills) do candidato. 

Por se tratar de conhecimentos que podem ser bem específicos, normalmente a entrevista técnica é realizada em conjunto com algum colaborador que já trabalhe no setor, como o gestor da área. 

Aqui, é importante considerar a trajetória do profissional e a experiência adquirida ao longo dos anos

2 – Entrevista comportamental

Para além das habilidades técnicas, as empresas têm olhado cada vez mais para as habilidades comportamentais (soft skills) dos candidatos, a fim de identificar se eles realmente possuem afinidade com a cultura da empresa.

Para chegar a essa conclusão, normalmente o recrutador pergunta sobre as experiências do profissional e a forma que ele agiu em determinadas situações. Afinal, grande parte das competências comportamentais é demonstrada em situações reais do dia a dia.

Vale destacar que, em entrevista de emprego de TI, algumas das soft skills mais buscadas são: capacidade para solucionar problemas complexos, pensamento crítico, resiliência, criatividade, motivação e liderança. 

3 – Entrevista remota 

Para completar a lista, não poderíamos deixar de falar sobre a entrevista remota. Afinal, com muitas empresas adotando o home-office em decorrência da pandemia da Covid-19, essa opção tem ganhado cada vez mais espaço.

É importante pontuar que a entrevista remota está relacionada com o meio utilizado para viabilizar a conversa com o candidato. Por isso, ela pode abordar, por exemplo, questões técnicas e comportamentais.

Quer aprender como montar uma entrevista online ideal? Então confira o conteúdo que preparamos exclusivamente sobre esse assunto! 

Entrevista estruturada, não estruturada e semiestruturada

Em complemento ao tópico anterior, é importante ter em mente que os tipos de entrevistas listados acima podem ser aplicados em três modelos diferentes: 

  • Entrevista estruturada: é quando o recrutador estrutura previamente as perguntas que serão feitas aos candidatos, bem como as respostas esperadas;
  • Entrevista não estruturada: é exatamente o oposto. Neste caso, não há um roteiro de perguntas e respostas pré-estabelecido;
  • Entrevista semiestruturada: unindo o melhor dos dois modelos anteriores, neste tipo de entrevista o recrutador estabelece algumas questões com antecedência, mas também tem flexibilidade para direcionar a entrevista conforme a necessidade.

4 passos para realizar uma boa entrevista de emprego

Agora que você já sabe quais são os tipos e modelos de entrevista mais comuns, separamos algumas dicas de como você pode conduzir uma entrevista de emprego de sucesso. Confira o passo a passo:

1 – Prepare-se com antecedência

Seja qual for a etapa do processo seletivo, um bom planejamento fará toda a diferença. Antes do momento crucial, portanto, é fundamental definir qual será o tipo de entrevista que você realizará, de acordo com a necessidade da empresa/vaga.

Nesta fase de preparo, o entrevistador também deve buscar conhecer bem o cargo que está em aberto, para que consiga conduzir a entrevista de emprego da melhor forma. 

2 – Faça boas perguntas

Saber quais perguntas fazer numa entrevista de emprego é imprescindível. Por isso, a nossa dica é que você elenque quais questões deverão ser feitas ao longo da conversa com o candidato, considerando tanto os aspectos técnicos quanto os comportamentais.

O segredo é focar nas perguntas que são relevantes para a escolha do candidato. Se você não souber por onde começar, veja algumas questões que costumam ser feitas nesta hora e que podem ser um ponto de partida:

  • Você pode falar um pouco sobre você?
  • Quais são os seus pontos fortes e fracos?
  • Qual foi o seu maior desafio profissional e como você lidou com ele?
  • Qual é a sua maior conquista profissional?
  • Por que você gostaria de trabalhar em nossa empresa?
  • Quais suas metas profissionais no longo prazo?
  •  O que seus colegas de trabalho diriam sobre você?

Observação: para aplacar o nervosismo natural dos candidatos, o ideal é que o diálogo comece com temas mais genéricos.

3 – Apresente a empresa

Como dissemos anteriormente, o momento da entrevista também deve ser utilizado para encantar o candidato. Por isso, fazer uma boa apresentação sobre a empresa é fundamental.

Comece fazendo uma breve introdução da organização, contando um pouco da história e dos aspectos culturais dela. Aqui, você pode falar sobre os valores da companhia, bem como as vantagens e benefícios de fazer parte do time.

Aliás, essa é uma excelente forma de iniciar a entrevista de emprego, para que o candidato tenha tempo de se ambientar. 

4 – Esclareça todas as dúvidas

Ao final da entrevista de emprego, é recomendado que o recrutador reforce quais são os detalhes da vaga e o que a empresa espera do colaborador que irá ocupá-la.

Não tenha receio de falar abertamente sobre as atribuições, remuneração e benefícios do cargo – afinal, todos esses pontos contarão para que o candidato também possa tomar uma decisão. 

Aproveite para esclarecer as dúvidas e deixar claro quais serão as próximas etapas do recrutamento. Pontue o que vai acontecer a partir daquele momento, incluindo o prazo para que a empresa dê um retorno.

Esperamos que com as dicas listadas aqui, você consiga conduzir uma entrevista de emprego de excelência, que conecte sua empresa aos melhores talentos de TI.

E ah! Se você é candidato e também quer saber como se preparar melhor para este momento, confira o artigo “Como gravar vídeo entrevista para uma oportunidade de emprego?”. 

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