Skip to main content
recrutadores discutindo técnicas de seleção criativas no escritório

6 técnicas de recrutamento e seleção para atrair os melhores talentos

Garantir a assertividade na contratação de novos colaboradores é uma das grandes missões dos profissionais de RH. E para que esse objetivo seja alcançado, é muito importante estar por dentro das melhores técnicas de recrutamento e seleção.

Nada é por acaso: para ter um lucro escalável, as empresas precisam contar com um time talentoso, que reúna profissionais de alto desempenho e realmente engajados. 

E como a construção da equipe de sonhos começa no recrutamento e seleção, afunilar ao máximo a busca pelo candidato ideal fará toda a diferença. 

Sabendo disso, preparamos uma lista com as técnicas de recrutamento e seleção mais inovadoras do mercado, incluindo estratégias adotadas pelas maiores empresas do Brasil e do mundo. 

Se você quer ficar atualizado sobre esse assunto e arrasar na contratação de novos talentos, vamos nessa! 

O que são técnicas de recrutamento e seleção inovadoras?

Apesar de, a cada ano, surgirem ferramentas capazes de tornar o RH mais ágil, muitas empresas ainda adotam processos tradicionais que, muitas vezes, são feitos sem rigor ou métrica algumas. 

Mas, uma vez que quem faz a empresa são as pessoas, você concorda que processos seletivos “mais do mesmo” podem prejudicar a escolha do melhor candidato?

É por isso que é tão necessário inovar e usar técnicas de recrutamento e seleção criativas, que engajem os candidatos desde o começo e faça com que eles queiram entrar para o time. Isso é puro Employer Branding.

Vale destacar que pensar em técnicas inovadoras não significa jogar fora tudo que já foi feito e demonstrou êxito, mas sim, testar processos e implementar ferramentas capazes de elevar o seu RH para outro nível. 

Se você quer isso para a sua empresa, confira seis técnicas de recrutamento e seleção que estão fazendo sucesso em organizações ao redor do mundo:

1 – Inbound Recruiting 

Unindo as estratégias de Marketing e RH, o Inbound Recruiting é sem dúvidas uma das técnicas de recrutamento e seleção atuais que mais brilham os olhos dos profissionais de RH. 

Por meio desta estratégia, é possível atrair o interesse de candidatos antes mesmo da abertura de um processo seletivo. 

A ideia aqui é despertar o desejo deles de trabalharem na sua empresa, por meio da divulgação de conteúdos relevantes, que reforcem a cultura e os valores da organização.

A Microsoft é uma das empresas que aposta no Inbound Recruiting por meio de sua “Rede de Talentos”, uma rede corporativa na qual são postadas não apenas oportunidades de emprego, mas também informações sobre a cultura organizacional, desafios, produtos e ideias de contribuição para o mundo.

Assim, as pessoas que se identificam com cultura e valores da organização, acabam se engajando mais com a empresa. Com isso, a “triagem” de candidatos acontece de forma mais assertiva e com menores custos quando uma nova vaga é divulgada. 

A rede de talentos da Microsoft tornou-se também um canal importante para evangelização da marca. Isto é, trata-se de um ótimo veículo para branding, já que torna simples o acesso às informações da companhia como marca empregadora.

2 – Recrutamento interno

O recrutamento interno consiste, basicamente, em aproveitar os talentos que já fazem parte da empresa e dar a eles oportunidades de assumirem novas funções/cargos.

Além de ser uma forma de valorizar os colaboradores que estão se destacando, essa técnica de recrutamento e seleção traz diversas vantagens para as companhias, como:

  • Redução de custos com divulgação e entrevistas prévias;
  • Equipes motivadas, já que o recrutamento interno demonstra que a empresa confia em seus funcionários e aposta no crescimento deles;
  • Aumento da possibilidade de acerto, uma vez que o candidato já está alinhado com a cultura e desafios da empresa.

3 – Tour pela empresa

A visita dos candidatos à empresa, para que eles possam conhecer a rotina de trabalho dos departamentos e as pessoas é uma estratégia que vem sendo adotada com sucesso por algumas empresas ao redor do mundo.

A Tesla, montadora americana de carros elétricos, é uma das organizações que aposta nesta técnica de recrutamento e seleção como algo essencial para o seu modelo de negócio

Durante a visita, os candidatos aprovados para essa fase são impactados por desafios e situações corriqueiras da empresa. Enquanto isso, cada uma dessas ações são observadas e documentadas por uma equipe de gestores e diretores da Tesla, a fim de ajudar na identificação do talento ideal.

Aqui na GeekHunter nós apostamos em algo parecido: o Geek Wall, uma etapa de fit cultural na qual selecionamos algumas pessoas da equipe para sentar e jogar conversa fora com os candidatos. 

Isso é muito importante para entender se há sinergia entre o “futuro-colaborador” com o time. Afinal, se existe harmonia na vida social, acreditamos que seja um indício de que o trabalho irá fluir muito bem!

4 – Recrutamento orientado por dados

Tomar decisões com base em dados confiáveis já é uma realidade para muitas empresas, não somente no setor de RH. 

Mas, falando sobre o recrutamento e a seleção de pessoas, o uso de ferramentas tecnológicas que coletam e interpretam um grande volume de informações tem trazido bastante assertividade nas contratações. 

Isso porque elas permitem avaliar questões como a evolução da qualidade das admissões feitas, o tempo para o preenchimento de vagas e a taxa de retenção entre os recém-contratados.

Dessa forma, fica mais fácil identificar erros e pontos a serem melhorados, tornando o R&S cada vez mais redondo.

5 – Divulgação online de vagas

O digital trouxe inúmeras novidades no quesito “técnicas de recrutamento e seleção”. Uma delas, sem dúvidas, é a possibilidade de publicar as vagas online, em diferentes canais, ampliando o alcance delas.

O Linkedin, por exemplo, é um espaço que pode ser utilizado pelas empresas tanto para a divulgação de vagas quanto para atrair possíveis colaboradores. Isso é o que chamamos de “Recrutamento social”, técnica que consiste na utilização das redes sociais para atrair candidatos.  

Em um mundo que caminha para o trabalho remoto, o digital chega para derrubar barreiras e permitir que as empresas se conectem com candidatos de todos os lugares.

6 – Automatização de processos

O uso da automação nos processos de Recrutamento e Seleção é uma tendência que veio para ficar. Afinal, com uma boa ferramenta digital em mãos é possível melhorar a assertividade, velocidade e eficácia na contratação de novos colaboradores. 

As plataformas de recrutamento, como são chamadas, trazem a possibilidade de cruzar os dados dos candidatos com as especificidades da vaga, melhorando a triagem inicial. 

Além disso, elas automatizam outros processos, como:

  • Divulgação das vagas em diversos canais;
  • Agendamento e realização de entrevistas por vídeo;
  • Aplicação e correção de testes online;
  • Envio de feedbacks aos candidatos;
  • Acompanhamento de métricas e muito mais.

Juntas, essas funcionalidades se traduzem em otimização de tempo para o RH, redução de custos e processos seletivos mais assertivos.

A Google é uma das empresas que apostam na automatização de algumas etapas do recrutamento de forma bem criativa, a fim de eliminar o preconceito humano tanto quanto possível. 

Nas entrevistas que eles fazem agora, eles usam um aplicativo próprio chamado “qDroid”, que funciona da seguinte forma: o entrevistador insere as funções de trabalho do candidato e o aplicativo gera um compilado de perguntas já validadas, que garantem uma entrevista estruturada.

O fator surpresa é que não são perguntas tão simples como parecem. Isso porque não é a informação em si que irá contar, mas sim, a maneira como foi expressada pelo candidato. Vence quem transformar perguntas amplas e genéricas em respostas dignas de concursos da Nestlé.

Considerações finais

Como você viu até aqui, existem diversas técnicas de recrutamento e seleção que são capazes de garantir uma taxa de sucesso muito maior na contratação de talentos.

Com elas, é possível ir além e construir uma organização mais sólida, forte e inovadora.

Se você também está buscando isso para a sua empresa, a plataforma da Geek pode te ajudar a automatizar boa parte do recrutamento e seleção de candidatos, facilitando a contratação de profissionais de alto nível. 

Clique aqui e fale com um de nossos consultores!

Compartilhar

Redação GeekHunter

Artigos escritos pela equipe de conteúdo da GeekHunter.