Uma das principais responsabilidades de um líder é saber dar um feedback construtivo para os seus liderados. E essa responsabilidade se torna ainda mais desafiadora quando esse feedback é negativo.
Algumas vertentes indicam que devemos considerar o feedback como um presente. Encará-lo como algo que irá trazer algo valioso para nossa vida. Mas como “dar esse presente” se ele já vem com uma conotação negativa?
Em muitos casos, o receio de um líder em dar um feedback negativo é acabar desmotivando o seu liderado e acabar prejudicando seu desenvolvimento. Exatamente o contrário do que se espera de um feedback.
Sabemos que trazer a tona um problema demanda certos cuidados. Mas no caso do feedback isso deve ser visto como uma forma de ajuda. Afinal de contas, dar um feedback não é apenas apontar o erro, mas identificá-lo para que se busque uma melhoria.
Antes de tudo, o que é um feedback?
O feedback é uma resposta de avaliação de desempenho dentro de uma empresa ou local de trabalho, ele serve para guiar e ajudar os colaboradores a atenderem às expectativas em relação às suas funções e responsabilidades.
Para ajudar você a encarar a responsabilidade de dar um feedback negativo com mais propriedade e transformá-lo em algo construtivo, separamos algumas dicas que podem inspirar você nesta tarefa. Confira:
Por que é importante dar um feedback
Considerado estratégico pelo RH e lideranças, o feedback é uma das ferramentas mais importantes em uma gestão de pessoas. De forma resumida, podemos considerá-lo como uma prática que busca dar o retorno ao colaborador sobre seu desempenho e o que a empresa espera dele.
Dessa forma, o feedback cumpre o papel de medir a evolução e entrega do colaborador e deixar claro (se ainda não estiver) tudo o que a empresa busca como resultado de suas atividades e comportamentos.
Entre os principais benefícios de um feedback estão:
- Aprimoramento de habilidades de colaboradores;
- Encorajamento de liderados;
- Aumento da confiança da equipe;
- Solução de problemas pontuais no time;
- Melhoria na performance, entre outros.
A literatura da área de recursos humanos divide os feedbacks em 3 tipos. São eles:
Feedback Positivo: aquele que exalta os pontos positivos do colaborador e, obviamente, é o mais aguardado.
Feedback Sanduíche: aquele que se inicia com pontos positivos, é “recheado” com pontos que precisam ser melhorados (negativos), e é finalizado com algum elogio para tornar a atividade mais leve e receptiva.
Feedback Negativo: aquele que causa receios e inseguranças em líderes e liderados justamente por precisar abordar problemas e pontos que precisam ser melhorados.
Mas para ajudar você a encarar o feedback negativo de forma profissional e transformá-lo em uma mensagem cada vez mais colaborativa, separamos 9 dicas. Confira:
9 dicas para dar um feedback negativo
Dica 1: Prepare-se para essa reunião
Justamente por ser uma atividade que causa certo desconforto tanto para quem dá o feedback quanto para quem o recebe, é recomendado que você se prepare para essa conversa.
Por isso, estruture o seu feedback, apresentando fatos e argumentos que justifiquem o ponto negativo da reunião.
Dica 2: O feedback negativo deve ser dado de forma individual
Como já ressaltamos, essa é uma reunião que vai tratar de um assunto delicado.
Por isso, o feedback deve ser dado de forma individual e em um lugar reservado, onde líder e liderado consigam conversar com privacidade se em exposição a qualquer constrangimento.
Dica 3: Inicie a reunião com algum ponto positivo
Para quebrar o gelo inicial da conversa, uma boa dica é iniciar a reunião com algum ponto positivo que envolva esse colaborador: seja relacionado a alguma entrega ou mesmo ao trato com os colegas.
Dessa forma, o liderado se sentirá mais à vontade e o líder poderá se sentir mais confortável ao pontuar as questões negativas que envolvem o colaborador.
Dica 4: Exponha de forma clara sobre o que se trata o feedback
Não deixe o seu liderado ansioso. Para isso, desde o início explique que se trata de um feedback e exponha o assunto de forma clara, baseando-se em fatos e argumentos que não deixem qualquer dúvida no ar.
Dica 5: Utilize dados para apoiar sua fala
Como já citamos na dica 1, é recomendado que o líder se prepare antes da reunião onde irá dar o feedback, e uma das melhores formas de se preparar para isso é apresentar dados que justifiquem o feedback negativo.
Um bom exemplo é relembrar as metas acordadas com o funcionário, elencando de que forma ele colaborou com a empresa e o que falta para que ele atinja aquilo que foi esperado.
Outros dados que podem ser apresentados estão relacionados ao volume de demandas e entregas ou tempo gasto em determinadas tarefas.
Dica 6: Ouça o que o liderado tem a dizer
Após dar o feedback negativo, ouça atentamente o que o liderado tem a dizer. Deixe que ele exponha seu lado sem interrupções e busque entender o porquê do erro. Dessa forma, o líder conseguirá direcionar esse colaborador com mais clareza rumo ao ponto esperado.
Dica 7: Seja discreto
O feedback é algo entre líder e liderado, ainda mais se for um feedback negativo. Por isso, para evitar constrangimentos e problemas maiores, mantenha sigilo sobre o que foi conversado e seja discreto sobre a reunão com os demais colaboradores.
Dica 8: Mostre o valor do feedback negativo
Muitas pessoas encaram o feedback negativo como algo que foi reprovado em sua atitude ou entrega.
Por isso, cabe ao liderado explicar o real valor desse feedback, ou seja: deixar claro as expectativas da empresa, mostrar quais pontos precisam ser melhorados ou ajustados e se colocar disponível para ajudar esse colaborador a chegar ao ponto esperado.
Dica 9: Deixe claro como esse feedback negativo deve ser trabalhado
Para que um feedback negativo seja realmente construtivo é preciso que líder e liderado tracem, juntos, um plano de ações a ser trabalhado.
Apresente ao colaborador as metas revistas e deixe claro o que espera dele no futuro. Além disso, tenha definida as próximas atividades que deverão ser executadas a fim de conquistar as melhorias esperadas e também um cronograma de quando isso deve ocorrer.
De forma bastante resumida podemos dizer que nada melhor que deixar tudo às claras para que você possa dar um feedback negativo de qualidade e que desperte no seu liderado um movimento de busca por melhorias.
Por isso, não tenha receio em dar feedbacks negativos. Prepare-se e tenha claro que essa atividade busca sempre o aprimoramento profissional de sua equipe.
Conclusão
Neste artigo vimos a importância de se saber o que é um feedback e 9 dicas para fazer o trabalho difícil que é o do feedback negativo. A nossa dica é: mantenha-se sempre atento aos detalhes e busque uma comunicação assertiva, porém hábil na hora de oferecer o feedback! Dessa forma o colaboradores poderão acessar o problema de forma mais natural e menos preocupada e ansiosa. Te desejamos bons feedbacks e até a próxima!