Skip to main content
Contratando desenvolvedor experiente

Guia para contratar desenvolvedores experientes

Se você já trabalha com recrutamento técnico, deve ter percebido que encontrar e contratar desenvolvedores experientes de alta qualidade está se tornando cada vez mais difícil.

E essa é uma realidade para empresas no mundo todo. Há uma crescente escassez de disponibilidade de talentos no mercado de tecnologia e essa situação não vai mudar tão cedo.

Por tratarmos aqui de profissionais altamente requisitados, a quantidade de ofertas que chegam diariamente em suas caixas de entrada, chats de redes sociais e até mesmo whatsapp chegam a ultrapasssar 5 por dia!

Então, se você e sua empresa precisam contratar desenvolvedores experientes, nós da GeekHunter temos algumas dicas que podem ajudar.

Por que contratar um programador experiente

Porque contratar desenvolvedores experientes
Desenvolvedores experientes são escassos no mercado. Entenda a sua importância!

Investir em qualidade é sempre uma decisão acertada, especialmente para equipes de software, onde a falta de experiência pode significar um produto final desastroso.

Mas qualidade não significa apenas um vasto conhecimento técnico. Muitas empresas agora estão mais interessadas em habilidades pessoais que refletem a contribuição geral do desenvolvedor (as soft skills).

Elas incluem capacidades como pensamento criativo, resolução de problemas, boa comunicação e adaptabilidade – qualquer coisa que possa ajudar o desenvolvedor a cumprir suas responsabilidades no trabalho.

Além disso, um dos pontos positivos para se contratar programadores experientes é que eles inspiram os outros, passam seu conhecimento adiante e ajudam a treinar os júniores, fazendo com que esses desenvolvedores iniciantes que você já tem na sua empresa cresçam e se tornem novos talentos de elite.

Como esse tipo de profissional pode receber muitas ofertas por mês, é importantíssimo que você saiba não apenas contratá-lo. Mantê-lo na sua empresa também será um desafio e tanto!

Ofereça um bom ambiente profissional, valorize seus talentos, aloque-o em projetos interessantes e desafiadores e procure saber especificamente quais são seus interesses.

Assim, você pode evitar que eles saiam da empresa. Essa construção de cultura e ambiente de trabalho é lenta, mas vai garantir que você não se deparará com um pedido de desligamento e com a proposta agressiva feita por outra empresa, que a sua não consegue superar.

Como contratar desenvolvedores experientes

Como contratar desenvolvedores experientes
Entenda como contratar os melhores desenvolvedores experientes!

Contratar desenvolvedores experientes, verdadeiros talentos na área de tecnologia, é um desafio multifacetado cujo sucesso está no encontro entre o bom uso das ferramentas, o discernimento técnico, o gerenciamento de processos e a sua intuição.

O mais complicado é que as qualidades que colocam um desenvolvedor acima da média não são técnicas e, por isso, são muito difíceis de avaliar.

Como explorar a capacidade de um candidato inovar e pensar de forma criativa? Como avaliar se ele trabalha bem em equipe? Como saber qual é a capacidade dela de receber um feedback construtivo? Como avaliar a ética de alguém?

Por exemplo, os melhores desenvolvedores não perdem tempo memorizando aquilo que eles podem encontrar facilmente em especificações de linguagem ou documentos de API.

Eles se concentram em compreender os fundamentos de uma nova linguagem e criar a o seu próprio jeito de aplicar rapidamente o que foi aprendido.

A flexibilidade e a capacidade de colocar informações técnicas em prática são, em geral, muito mais valiosas para um desenvolvedor do que saber tudo de cara. Então é importante que essas habilidades sejam consideradas ao ponderar o valor de um candidato.

Algumas das soft skills básicas a serem consideradas ao contratar desenvolvedores incluem:

  • Capacidade de inovar;
  • Criatividade;
  • Resolução de problemas e rápida adaptabilidade a ambientes de mudança;
  • Trabalhar em equipe;
  • Receber e oferecer críticas e comentários construtivos;
  • Ser realmente apaixonado(a) por tecnologia;
  • Curiosidade e aprendizado constante.

É claro que diferentes vagas e necessidades vão exigir diferentes habilidades, mas essas podem ser consideradas um núcleo básico que todo desenvolvedor experiente e de alto nível vai apresentar.

Identificar comportamentos na hora de contratar desenvolvedores experientes

O primeiro passo, obviamente, é selecionar os currículos com o perfil técnico desejado. Inclua a quantidade de anos de experiências e realizações necessárias (no próximo item vamos falar sobre onde encontrá-los).

Então, para selecionar quais candidatos(as) se encaixam no perfil que você precisa, sugerimos que a primeira entrevista foque na capacidade de comunicação do entrevistado.

Para isso, estude bem o currículo do candidato e procure perguntar sobre situações desafiadoras que ele já passou, sobre como superou seus maiores desafios até então e o que interessaria ele em uma posição agora.

Procure observar o que for possível da personalidade e da confiança do candidato (e confie na sua intuição, se algo parecer inapropriado, é porque provavelmente é).

Por exemplo: tudo que for exagerado, para mais ou para menos, vai te ajudar a desenhar a personalidade desse indivíduo.

Ao perguntar sobre realizações, se a maneira dessa pessoa se expressar parecer arrogante ou egocêntrica (não falar sobre o time, sobre o coletivo, mas apenas sobre ele mesmo), pode ser que ele não trabalhe bem em equipe e seja um mau líder.

Como avaliar soft skills de programadores

Uma técnica altamente eficaz para avaliar a ética e moral de um candidato é apresentar um dilema moral hipotético e perguntar o que ele faria naquela situação. Mas para que isso funcione, a resposta do dilema não pode ser óbvia.

Em geral, as pessoas sabem qual é o caminho correto a se tomar ou a resposta esperada em determinadas situações de “certo x errado”.

Então, qualquer opção de resposta oferecida deve ser imperfeita e um tanto problemática. A resposta que o candidato der a essa pergunta pode te fornecer uma compreensão enorme de como ele pensa, de quais são seus padrões éticos e suas prioridades.

Onde recrutar desenvolvedores mais experientes

Program development concept. Young man working with computer

Existe uma lista com 10 melhores lugares para o seu RH contratar desenolvedores experientes aqui no blog, vale dar uma conferida!

Aqui, vamos apresentar alguns pontos que podem ser interesssantes para o seu negócio. Se a sua empresa ainda não aplica esses conceitos, vale ficar de olho para não perder esses talentos!

Indicações e plataformas especializadas

Sem dúvida, as melhores fontes de candidatos qualificados são o networking pessoal e os sites especializados, como a GeekHunter, já que pessoas de qualidade tendem a se associar a pessoas de qualidade.

As referências pessoais e indicações dominam como a fonte mais produtiva para novas contratações de sucesso. Principalmente quando o candidato quer entrar em uma empresa onde ele já conhece alguém.

Talvez ele nem tivesse interesse em trocar de empresa, mas o colega fala tão bem do local de trabalho que o interesse surge. Então, tenha em mente que seus desenvolvedores internos, sejam eles experientes ou não, têm uma rede de contatos poderosa para compartilhar.

Não subestime aquele desenvolvedor júnior com muito potencial, um bom relacionamento na equipe e dedicado.Ele provavelmente conhece outros desenvolvedores com o mesmo perfil e tem amigos e colegas mais experientes para indicar.

As amizades e contatos que fiz com excelentes profissionais nos últimos 13 anos são o que eu carrego de mais valioso comigo, pois a cada novo desafio que encontro, sei que tenho essa rede de suporte tanto para tirar dúvidas quanto para contratar ou obter indicações.

São pessoas nas quais confio absolutamente e para quem eu também me disponibilizo.

Mariana, recrutadora técnica

Blogs e publicações técnicas online

Os blogs de desenvolvedores podem ser uma ótima fonte de bons candidatos.

Postagens técnicas frequentemente fornecem insights valiosos sobre a perspicácia de um desenvolvedor, sua abordagem para resolução de problemas e habilidades de redação.

Esses são critérios importantes para identificar candidatos(as) de alto nível.

É fácil encontrar perfis de pessoas desenvolvedoras no site medium.com, usado para publicações de artigos de todas as naturezas. É um ótimo lugar para contratar desenvolvedores experientes!

GitHub

O GitHub é uma plataforma onde pessoas desenvolvedoras podem armazenar seus códigos e controlar as futuras versões que serão usadas nos programas.

Qualquer usuário dessa plataforma pode acessar esse código e contribuir para a contração de uma nova função, por exemplo.

Sites assim podem render candidatos altamente qualificados. Um benefício dessa abordagem é que ela permite que você veja e avalie os exemplos de código de um candidato antes mesmo de decidir entrar em contato.

Então, quando for contratar um desenvolvedor experiente, que tal conferir aqueles trabalhos feitos “quando ninguém está olhando”? É uma forma poderosa de comprovar suas habilidades.

Veja 4 maneiras de utilizar o GitHub para avaliar desenolvedores.

Conferências

Os palestrantes e participantes de conferências técnicas de alta relevância são uma fonte valiosa para contratar desenvolvedores experientes. Analise o programa online, assista algumas palestras e pense se vale a pena entrar em contato.

Além disso, essa é uma boa prova de que esse profissional está em busca de atualização profissional e novos conhecimentos.

Lembrando que conseguir uma boa contratação a partir desses pontos não é algo imediato e será necessário um grande conhecimento na área específica para fazer a avaliações técnicas:

Com esses recursos, é mais provável que você amplie seu networking e passe a conhecer de antemão ótimos profissionais que você imagina para determinados perfis de cargo e de empresa. Quando uma oportunidade surgir, você saberá exatamente quem procurar!

Maior chance de sucesso na contração

Outra vantagem desses métodos é que eles te dão acesso a candidatos que talvez você teria vetado antes mesmo de chegar a uma entrevista. Mas o blog, por exemplo, sugira que ele tenha um conhecimento técnico maduro, que escreva bem e até demonstre um senso de humor saudável.

O ponto de atenção aqui é que, no momento em que você fizer o contato, esse candidato já é muito mais do que “só mais um currículo”.

Aqui na GeekHunter, nós temos acesso aos melhores profissionais de tecnologia para oferecer para a sua empresa. Somos especializados nesse nicho de contratação, com uma equipe preparada para indicar talentos para as suas vagas, que podem ser preenchidas 3 vezes mais rápidas que a média do mercado.

Leia também o nosso artigo explicando porque é uma ótima ideia usar a GeekHunter como software de recrutamento e acabe com as suas dúvidas 😉

Até a próxima!

Compartilhar

Redação GeekHunter

Artigos escritos pela equipe de conteúdo da GeekHunter.