Skip to main content
contratar desenvolvedor remoto

7 motivos para contratar um desenvolvedor remoto

Claro que, como qualquer estereótipo, os mitos sobre desenvolvedores remotos certamente não se aplicam a todos na profissão. Então, vamos acabar com esses mitos, certo?

A contratação de desenvoledores é um desafio, você sabe. Mas quando falamos de contratar um desenvolvedor remoto, o desafio parece ser ainda maior.

Mas ele realmente é maior ou existem mitos por trás desta associação?

Se você sempre quis escalar rapidamente seu projeto com uma equipe de desenvolvedores remotos, mas teve alguma experiência ruim no passado ou tem dúvidas se vale ou não contratar remotamente, esse artigo é para você.

Mitos sobre a contratação de desenvolvedores remotos

contratar programador remoto

Para ilustrar um pouco melhor a situação, separei dois comentários que costumam ecoar sobre o trabalho de um desenvolvedor remoto.

Primeiro mito: A mão de obra é mais barata e a entrega é menor

Esse é um dos piores erros que o recrutador pode cometer sobre este tipo de profissional. Mas existe um pano de fundo.

Nos últimos anos, houve um aumento no número de profissionais, principalmente de fora do Brasil, que prometem serviços de desenvolvimento de software por preços mais baixos e a entrega é muito aquém do esperado.

Com tantas experiências negativas, desenvolveu-se um estigma padrão de que todos os desenvolvedores remotos são de baixa qualidade, não confiáveis ​​e incapazes de entregar algo de qualidade.

Certamente, há armadilhas que você deve conhecer e evitar ao contratar trabalhadores remotos, especialmente no exterior.

Cresce a demanda por trabalho remoto

Mas se este comportamento fosse padrão de mercado e todos os devs que atuam de forma remota agissem desta forma, como muitos pensam, como explicar o aumento de 173% na força de trabalho remota desde 2005?

Existe uma alta demanda por este tipo de profissional e existe uma crescente onda de profissionais qualificados trabalhando de forma remota.

Quando empregada de maneira adequada e inteligente, uma estratégia de recrutamento que incorpore membros remotos da equipe pode ser uma grande vitória para todos os envolvidos no processo.

Segundo mito: Desenvolvedores remotos não entrosam com o time

Um desenvolvedor não é um ser de outro planeta, é um profissional como qualquer outro, mas extremamente qualificado na área de TI.

Existem Soft Skills que são levados em consideração na hora de contratar um desenvolvedor, mas os aspectos de socialização, de forma geral, dependem muito mais do indivíduo que do cargo em si.

O ser humano busca se relacionar com outros indivíduos quando encontra padrões de comportamento que reforçam afinidades entre si criando laços que podem se tornar duradouros, algo que chamamos de amizade.

Claro que se você soltar um desenvolvedor em território hostil, sem as devidas ferramentas para se trabalhar remotamente de forma satisfatória, o nível de engajamento dele com o time será baixíssimo.

O que é preciso para o entrosamento acontecer

Dê as ferramentas certas, apresente o time, mostre a ele confiança, conceda respeito, e você terá mais do que um membro da equipe, você terá alguém entrosado e comprometido com o sucesso do seu projeto.

Agora que os principais argumentos contra contratar um desenvolvedor remoto foram rebatidos, você ainda tem dúvidas sobre a contratação de desenvolvedores remotos e se não é a escolha certa para seu time?

Contratar desenvolvedor remoto: 7 razões para começar já!

motivos para recrutar programadores

Some o aumento na produtividade à redução de custos indiretos, estes são os principais benefícios da contratação remota de programadores. Mas existem muito mais coisas além disso, confira:

1. Desenvolvedores remotos são mais produtivos

Pessoas desenvolvedoras preferem trabalhar no ambiente que consideram o ideal e em momentos em que estão mais focadas.

Existe toda uma questão de regulamentação das leis trabalhistas por trás que deve ser levado em consideração, mas a verdade tem de ser dita: cada indivíduo é único e isso também se traduz em níveis de produtividade em um período de 24 horas.

Momento da produtividade

Se um desenvolvedor é mais produtivo entre meia-noite e 3 da manhã, então você nunca poderá aproveitar ao máximo seu talento se ele ou ela precisar cumprir um dia de trabalho das 9h às 18h, por exemplo.

Em seu horário de pico, uma pessoa pode desenvolvedora pode transformar um trabalho de 4 horas em apenas 1 hora, por exemplo.

A questão do horário é apenas um exemplo para ilustrar o quão produtivo pode ser um desenvolvedor remoto, já que ele irá trabalhar com o tempo e no local onde se sente mais confortável.

A verdade sobre a produtividade dos desenvolvedores remotos

2. Desenvolvedores preferem trabalhar remotamente

Qualquer pesquisa que você procure envolvendo o tema, irá encontrar o trabalho remoto como preferência pela maioria dos programadores.

A vantagem, em grande parte, é pelo fato de que não importa a tecnologia de desenvolvimento, sempre haverá uma empresa interessada em contratá-lo.

Assim, o desenvolvedor pode focar em estudar e se profissionalizar naquilo que ele realmente gosta, em sua stack preferencial.

Enquanto que para você recrutador, não importa a sua necessidade, é mais fácil encontrar remotamente o desenvolvedor certo para a tecnologia que você procura já que há uma acessibilidade muito maior aos candidatos remotamente.

Tudo o que recrutadores precisam saber sobre trabalho remoto

3. Redução de custos com escritório

As maiores empresas do mundo já anunciaram que estão reduzindo o tamanho de seus escritórios e diminuindo valores de contratos de aluguel em função do trabalho remoto.

Ambientes de trabalho atraentes e arquitetonicamente projetados, em uma ótima localização e equipados com a melhor infraestrutura e sistemas de tecnologia custam muito caro.

E os desenvolvedores são privilegiados neste assunto, eles podem trabalhar de forma 100% remota. Não há a necessidade de gastar com uma infraestrutura interna para manter uma pessoa desenvolvedora num escritório.

Desta forma, você economiza dinheiro e eles podem aproveitar de todos os benefícios de se trabalhar remotamente, de onde preferir estar. É um ganha-ganha.

Trabalho remoto x home office: qual a diferença para o recrutamento

4. Desenvolvedores pleno/sênior que trabalham remotamente são mais motivados

Desenvolvedores são movidos por inovação, responsabilidades e liberdade.

Ao capacitar desenvolvedores remotos com o apoio destes aspectos motivadores, você descobrirá que eles costumam engajar mais com o time e assumir mais para si as responsabilidades.

Mas uma coisa é muito importante, é preciso haver uma liderança técnica clara e bem estruturada para orientar o desenvolvedor em sua jornada.

Caso contrário, a motivação poderá vir a se transformar em frustração.

Como saber se um desenvolvedor é Júnior, Pleno ou Sênior

5. Desenvolvedores remotos tendem a diminuir o índice de Turnover

Esse é um fator impressionante e poucos recrutadores levam em consideração, principalmente quando falamos dos millennials.

Segundo relatório particular da Gallup 60% dos millennials estão abertos a novas oportunidades de emprego e 21% mudaram de função em 2019.

Seguro desemprego? Eles simplesmente não estão interessados.

Então, como você lida com essa força de trabalho inconstante? Uma forma comprovada de ajudar é permitir que esses candidatos escolham como trabalham.

E a preferencia deles, principalmente por parte de desenvolvedores é pelo trabalho remoto. Isso tende a ajudar a mantê-los satisfeitos com seu trabalho e por mais tempo.

Turnover em TI: como engajar e reter desenvolvedores?

6. Contratar desenvolvedor remoto é uma realidade global

O futuro do trabalho é remoto e não é exclusividade do Brasil, mas de todo o mundo.

Com uma força de trabalho cada vez mais remota, seu negócio precisa estar alinhado com este modelo, caso contrário não irá atrair os melhores talentos.

Quer competitividade no futuro? Contrate desenvolvedores para trabalhar remotamente. Mais que uma excentricidade ou privilégio, uma realidade.

7. Desenvolvedores remotos vão direto ao ponto

Os desenvolvedores são profissionais objetivos e tendem a evitar aspectos mais burocráticos. E quando o assunto é remoto, são ainda mais ágeis.

Em suma, são adeptos de alavancar soluções de software diferentes para fazer tarefas diferentes e escolher a ferramenta certa para o trabalho certo.

Isso representa que o trabalho remoto tende a rodar mais rápido em função da experiência do profissional, conhecimento das ferramentas certas de comunicação e sincronismo com o ambiente digital.

E pode ter certeza, se algo faltar (ou não fizer sentido) ele não hesitará em avisar.

12 ferramentas para home office em 2020

Como encontrar os melhores desenvolvedores remotos

Reforço neste artigo que contratar desenvolvedor remoto diminui os custos, o turnover, garante mais eficiência para o seu time e aumenta a lucratividade do seu negócio.

Também ficou claro que as oportunidades remotas para programadores são benéficas para ambos os lados, tanto devs quanto empresas.

Encontrar programadores remotos engajados e prontos para serem entrevistados não é fácil, é como um quebra-cabeças.

E para encontrar as melhores peças, o recrutador precisa deixar bem claro na descrição para qual modelo de trabalho a vaga em questão se aplica.

  • Você quer um desenvolvedor para trabalhar presencialmente?
  • Você precisa contratar programador para trabalho remoto?

Isso já ajuda a filtrar boas partes das peças e ajuda na seleção dos profissionais mais indicados para a vaga.

Inclusive, uma das melhores ações que você pode tomar para que seu filtro seja ainda mais eficiente é investir um tempo razoável na criação de um bom job description.

Testar os desenvolvedores remotos é fundamental

Por fim, é altamente recomendado que você opte por realizar testes de programação on-line no recrutamento de desenvolvedores remotos.

Você pode selecionar estratégias como o live coding, por exemplo.

E quanto às plataformas de testes, a mais indicada para quem busca profissionais remotos já validados é a GeekHunter.

Além de uma pré-seleção, a GeekHunter realiza testes para desenvolvedores envolvendo lógica e programação.

A Geekhunter também possibilita a realização de vídeo entrevistas, facilitando ainda mais o processo de teste de desenvolvedor para recrutamento.

Conheça a plataforma 100% remota da GeekHunter e garanta a economia de tempo, dinheiro e acesso aos melhores programadores remotos.

Compartilhar

Eduardo Silva

Copywriter na GeekHunter, busca novas experiências no universo do desenvolvimento de software por meio de histórias de valor.