Uma das situações mais delicadas na vida de um gestor é, com certeza, e como demitir um funcionário. Essa situação afeta não apenas o colaborador que será afastado, mas também a equipe envolvida, clientes e o próprio gestor responsável pela decisão e pelo comunicado.
Uma demissão realizada com clareza e empatia pode muito bem minimizar os impactos negativos do processo. Além disso, é preciso que o responsável pelo comunicado esteja preparado e plenamente ciente sobre o que diz a lei.
Precisa demitir um funcionário, mas não se sente preparado o suficiente?
Confira neste artigo dicas sobre como demitir um funcionário de forma correta, sem prejudicar a imagem da empresa e quais os comportamentos devem ser evitados nessas ocasiões.
Quem é o responsável pelo anúncio da demissão?
Cabe ao líder direto o papel de comunicar ao colaborador sobre a sua demissão. Já o setor de RH é o responsável por preparar, e de certa forma ensinar esse líder, como demitir um funcionário.
Infelizmente não é comum que as empresas preparem os líderes para situações como essas e muitas vezes eles são pegos de surpresa. Nesses casos, nem sempre o resultado é o esperado, o que pode causar sérios problemas para a imagem da empresa.
Isso acontece principalmente por um despreparo em relação a forma como o colaborador é comunicado de sua demissão e em casos mais graves isso pode resultar em uma ação trabalhista.
Como anunciar uma demissão
Comunicar uma demissão é sempre uma situação desagradável e, na maioria das vezes, desconfortável. Justamente por isso a preparação para esse processo é extremamente necessária.
E é por isso que, para amenizar todo o estresse causado e evitar problemas jurídicos, o RH precisa orientar e preparar o líder sobre como demitir um funcionário.
Entre as boas práticas recomendadas ao anunciar uma demissão estão:
- Preparar o líder sobre os motivos da decisão;
- Seguir a política de demissão da empresa
- Reunir a documentação necessário;
- Manter a confidencialidade da demissão até o seu anúncio;
- Comunicar pessoalmente sobre a demissão
- Realizar o comunicado sobre a demissão preferencialmente no início da semana;
- Escolher um local reservado para fazer o comunicado;
- Ser educado e paciente com o colaborador na hora de anunciar a demissão;
- Realizar uma reunião curta e ir direto ao ponto;
- Ter em mãos todos os cálculos necessários relacionados aos direitos do colaborador;
- Explicar o que precisa ser devolvido a empresa: crachá, chaves, uniformes, notebooks, entre outros;
- Reconhecer o trabalho desenvolvido pelo colaborador no período em que esteve na empresa;
- Ter um roteiro para seguir;
- Solicitar ao colaborador que assine a documentação preparada pelo RH antes de terminar a reunião;
- Informe a equipe imediatamente após o anúncio, mas preze pela discrição.
Política de demissão da empresa
É extremamente importante que a organização tenha uma política de demissão bem definida e com regras claras. Esse processo é fundamental para que situações arbitrárias não aconteçam.
Mais uma vez é responsabilidade do RH definir a política de demissão e todo o processo que isso envolve, assim como é feito nos processos de recrutamento, seleção e admissão. Até porque esses processos estão interligados
Principais motivos de demissão
Um estudo realizado pela consultoria Robert Half mostrou que no Brasil o baixo rendimento é um dos principais motivos de demissão. Além disso, problemas de comportamento, falta de alinhamento com a cultura da empresa e problemas de relacionamento com colegas de trabalho também aparecem nessa lista.
Para ajudar você em situações como as citadas acima, preparamos algumas dicas sobre como demitir um funcionário nas situações relacionadas abaixo:
Como demitir um funcionário por cortes de gastos
As incertezas econômicas e momentos de crise fazem com que gestores precisem lidar com a redução de equipes. Para amenizar o clima, que geralmente é percebido pela equipe, o ideal é agir sempre com transparência e tomar medidas como:
- Explicar o momento pelo qual a empresa está passando;
- Explicar que a decisão pela demissão é estratégica;
- Deixar claro que a decisão não é negociável;
- Colocar-se disposto a recomendar o funcionário.
Como demitir um funcionário em período de experiência
Demitir um funcionário em período de experiência é geralmente um processo mais simples.
É que nessa situação é realizado um contrato de experiência, no qual, num período que pode varia de 20 a 90 dias, o empregador irá avaliar o desempenho do novo colaborador. Ao final desse prazo a empresa deve decidir por contratá-lo definitivamente ou então comunicar sua despensa.
Em situações como essa é recomendado:
- Explicar ao colaborador os motivos de sua não contratação;
- Apontar os pontos que foram observados;
- Reconhecer o período dedicado à empresa;
- Explicar os direitos desse colaborador.
Como demitir um funcionário por problemas de comportamento
Por outro lado, comunicar uma demissão motivada por problemas de comportamento pode ser uma situação ainda mais delicada.
Nesses casos é necessário que o líder comunique a decisão de forma direta e exponha os motivos que levaram a empresa a tomar essa decisão.
Ao anunciar a decisão, o líder precisa ter uma postura firme, clara e muito sincera, recorrendo, quando necessário, a relembrar determinados fatos que caracterizaram essa mau comportamento e impactaram na demissão.
Como demitir um funcionário por baixo desempenho
Mais uma vez a transparência a objetividade devem ser os principais guias ao demitir um funcionário por baixo desempenho.
Nesses casos é importante ter claro o que foi estabelecido,o que foi cumprido pelo colaborador e como isso impactou na empresa e determinou na decisão pela demissão.
É de extrema importância que o colaborador saiba em quais pontos falhou para que possa se preparar e não cometer os mesmos erros em seu próximo trabalho.
O que não fazer ao demitir um funcionário
Agora que você já conhece as melhores práticas sobre como demitir um funcionário, é chegado o momento de aprender o que não fazer nessa situação.
Confira 7 erros fatais ao demitir um funcionário:
- Não planejar o processo de demissão
- Não explicar claramente os motivos da demissão
- Não realizar avaliações periódicas, instrumentos fundamentais para a tomada de decisão
- Permitir que a comunicação da demissão seja feita por outro profissional que não o líder direto do colaborador;
- Não deixar claro os direitos trabalhistas e quais os próximos passos do relacionamento do colaborador com a empresa;
- Realizar o comunicado de demissão na frente de outras pessoas, esquecendo-se na privacidade necessária para o momento;
- Tratar o colaborador demitido de maneira hostil.
No mercado de trabalho situações em que é preciso desligar um colaborador são muito comuns e nem sempre estamos preparados para isso. No entanto, cabe ao RH realizar esse planejamento e instruir de forma eficaz como demitir um funcionário sem que isso cause danos maiores a empresa.
E você? Já precisou demitir um funcionário? Qual lição foi aprendida com essa experiência?