Skip to main content

Saiba como a Pulses ganhou agilidade e assertividade na contratação de pessoas desenvolvedoras utilizando a GeekHunter

Com a ajuda da plataforma da Geek, o tempo médio para realizar uma contratação bem sucedida na Pulses passou a ser de 6 dias.

Não é de hoje que conseguir preencher vagas de tecnologia em aberto, na velocidade que o mercado exige, passou a ser um grande desafio para o RH das empresas. 

Afinal, estamos falando sobre uma área que deve demandar cerca de 800 mil novos profissionais até 2025 apenas no Brasil – número bem superior à media de talentos com perfil tecnológico que são formados por ano no país.

Diante deste cenário desafiador, nasceu a GeekHunter: uma plataforma especializada na contratação de pessoas desenvolvedoras e programadoras, cujo objetivo é facilitar o processo seletivo de novos funcionários de tecnologia nas empresas. 

Por meio de uma base composta por mais de 200 mil profissionais qualificados em diversas tecnologias, como back-end, front-end, mobile e data science, temos ajudado empresas de diferentes setores a conseguirem obter resultados expressivos de admissões em um mercado extremamente competitivo.   

Para exemplificar como isso acontece, convidamos você a conhecer os detalhes da parceria bem sucedida que estabelecemos recentemente com a Pulses, empresa focada em soluções tecnológicas para a gestão contínua de pessoas.

Vamos lá?

Quem é a Pulses?

A Pulses é uma empresa de tecnologia especializada em aplicações de People Analytics para RH e Líderes, nos temas Engajamento, Performance, Cultura e Employee Experience. 

Segundo Maria Eduarda Oliveira, Analista de DHO da Pulses, a empresa nasceu de uma insatisfação real sobre como as pesquisas de clima eram conduzidas dentro das organizações. “A partir de então, começamos a buscar ferramentas que trouxessem mais agilidade para esse processo”, conta.

Como resultado desta busca, a Pulses desenvolveu uma plataforma ágil e analítica, que prioriza a escuta contínua e é movida a dados. O grande foco da organização é dar voz aos colaboradores e empoderar os líderes sobre a gestão do Clima e Engajamento de suas equipes. 

Atualmente, os diferenciais que a plataforma da Pulses oferece são: 

  • Informação disponível em tempo real, nas mãos de líderes e RH;
  • Insights e recomendações, usando técnicas avançadas de analytics descritivas e preditivas; 
  • Segurança dos dados dos clientes, protegendo o anonimato das opiniões dos colaboradores.

O desafio

Por ser, em essência, uma empresa de tecnologia, um dos grandes desafios enfrentados pela Pulses é a dificuldade em contratar pessoas desenvolvedoras qualificadas, em tempo hábil. 

Afinal, como mencionamos anteriormente, trata-se de uma área marcada pela escassez de talentos, com um número de vagas abertas muito maior que o de candidatos disponíveis – o que, como consequência, gera uma competitividade natural no mercado.

Em empresas que possuem uma alta demanda de contratações de perfil tecnológico, o sofrimento é multiplicado. Para seguir crescendo de forma sustentável, é preciso buscar alternativas que ampliem o leque e simplifiquem esta jornada. Foi assim, inclusive, que a Pulses chegou até a Geek.

A parceria

Daliane Felin, Coordenadora de RH da Pulses, conta que o primeiro contato com a GeekHunter aconteceu em 2018, por meio de um evento. 

“A gente achou a proposta da Geek bem interessante, porque já era um movimento novo de mercado. Como a Pulses é focada em tecnologia, vimos que existia um match e buscamos conhecer mais sobre a empresa”, diz.

Após esse contato inicial, a parceria entre ambas as companhias foi efetivamente firmada em 2021. Desde então, a GeekHunter tem se tornado um parceiro fundamental na hora de atrair e recrutar pessoas desenvolvedoras. 

“Um dos grandes diferenciais desta experiência de sucesso que estamos tendo é o Suporte ao Cliente que recebemos. A equipe da Geek nos apoia o tempo inteiro, buscando candidatos e vendo se precisamos de alguma ajuda”, complementa Daliane.

Já na visão de Maria Eduarda, Analista de DHO da Pulses, há duas palavras-chaves que resumem os resultados obtidos a partir do uso da GeekHunter no recrutamento e seleção tech: agilidade e assertividade.

“A Geek caiu como uma luva, pois ajuda muito a expandir nosso leque de opções. Hoje a gente consegue encontrar profissionais assertivos perante os perfis que estamos procurando. Sem a Geek, onde estaríamos buscando esses talentos?”, pondera.

Os resultados

Os números mais recentes embasam os relatos acima: no primeiro semestre de 2022, por exemplo, a Pulses concretizou a contratação de 8 profissionais com a ajuda da ferramenta. Vale destacar que a maior demanda da empresa é por desenvolvedores Full-Stack.  

Além disso, mais de 60% dos candidatos que receberam um convite na plataforma aceitaram participar do processo, o que reforça o alto engajamento que a Geek proporciona.

Outro ponto que merece destaque é o tempo médio de contratação: com a Geek, a Pulses leva cerca de 6 dias para encontrar e contratar profissionais alinhados ao perfil que eles buscam – algo que, para algumas empresas, pode levar mais de 40 dias.

“A plataforma da Geek nos proporciona um recrutamento e seleção muito mais ágil. Dentro da ferramenta, eu consigo filtrar os candidatos por pretensão salarial, experiência técnica, cidade, entre outros critérios, o que nos ajuda a encontrar exatamente o que estamos procurando em um curto período de tempo”, reforça Maria Eduarda.

Com tantos benefícios à vista, ela destaca que a parceria entre ambas as empresas está 100% alinhada com a visão de futuro da Pulses. “Como empresa de tecnologia, estamos expandindo muito nossa área de engenharia e a parceria com a Geek é fundamental para que isso aconteça”, conclui. 

Se sua empresa possui problemas parecidos com o da Pulses e também deseja alcançar grandes resultados, que tal conhecer mais sobre a GeekHunter? Cadastre-se agora mesmo em nossa plataforma e comece a contratar os melhores profissionais de tecnologia para a sua empresa. Queremos que você se torne o nosso próximo case de sucesso!

Compartilhar