Uma das mais conhecidas ferramentas de planejamento estratégico, a análise SWOT é bastante utilizada na administração empresarial para levantar importantes dados sobre o ambiente externo e interno das organizações.
A sigla SWOT é formada por termos em inglês:
- Strengths (Forças);
- Weaknesses (Fraquezas);
- Opportunities (Oportunidades);
- Threats (Ameaças) .
A metodologia, elaborada por Albert Humphrey em um projeto de pesquisa na Universidade de Stanford na década de 60, é conhecida por sua simplicidade e eficiência.
E, justamente por isso, pode ser aplicada para qualquer tipo de análise de cenário, desde a gestão de uma empresa multinacional, até mesmo para a criação de um blog.
Confira neste artigo qual a importância da análise SWOT para a gestão de uma empresa e entenda por que você deve adotá-la em sua organização.
Como funciona a análise SWOT
No Brasil, a análise SWOT também é conhecida como FOFA:
- Forças;
- Oportunidades;
- Fraquezas;
- Ameaças.
E para que você encontre as respostas adequadas para o desenvolvimento de seu projeto, ou seja posicionar ou verificar a estratégia de sua organização em seu ramo de atuação, é necessário que aplique a metodologia nos ambientes interno e externo da empresa.
No ambiente interno você deverá identificar os pontos fortes e as fraquezas da organização. Enquanto que no ambiente externo identificará as ameaças e as oportunidades.
Análise cruzada
Com as informações sobre forças, oportunidades, fraquezas e ameaças identificadas e preenchidas, é necessário cruzar as informações dos ambientes internos e externos:
- Forças x Oportunidades: permitirá analisar estrategicamente o desenvolvimento das vantagens competitivas.
- Forças x Ameaças: permitirá confrontar oportunidades e ameaças e o que pode ser modificado no ambiente para promover as melhorias desejadas.
- Fraquezas x Oportunidades: permitirá analisar e elaborar planos e ações para vencer as fraquezas a aproveitar melhor as oportunidades.
- Fraquezas x Ameaças: permitirá analisar e trabalhar de forma defensiva modificações necessárias para garantir a segurança da organização.
E é com essa análise SWOT que você conseguirá observar a situação da organização e então identificar qual caminho deverá seguir para definir as estratégias do futuro da empresa.
Por que aplicar a análise SWOT na sua empresa
A adoção da análise SWOT permitirá que a gestão da empresa se baseie nas oportunidades, ameaças, forças e fraquezas da organização para determinar e desenvolver um planejamento estratégico.
Isso significa que os gestores têm em suas mãos dados e informações que podem auxiliá-los na prevenção de determinadas ocorrências e também conhecer os melhores caminhos para investir.
Além disso, a análise SWOT oferece aos gestores e a empresa:
- Possibilidade de identificar itens primordiais para a administração da organização;
- Capacidade de definir prioridades de atuação;
- Possibilidade de preparar planos estratégicos para prevenção e controle de riscos e problemas;
- O diagnóstico da situação atual da empresa e previsão futura;
- Possibilidade de realizar uma previsão de vendas de acordo com a capacidade da empresa e condições do mercado;
Além disso, a análise SWOT oferece aos gestores informações fundamentais sobre a situação dos processos empresariais e o que é preciso adaptar ou modificar com maior urgência.
Como colocar a análise SWOT em prática
Geralmente, a análise SWOT é aplicada entre as fases de diagnóstico de problemas e formulação de estratégias de uma gestão empresarial.
Isso acontece pois a ferramenta possibilitará aos gestores a identificação dos dados que envolvem as empresas, sejam eles controláveis ou não.
Para colocar a análise SWOT em prática, deixamos aqui 5 passos simples de serem adotados:
Passo 1
Coloque em prática o estudo da organização conforme a metodologia SWOT. É recomendável que você faça o uso da representação gráfica da análise SWOT e enumere em cada quadrante as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da organização.
O ideal é que cada um desses tópicos seja enumerado conforme sua relevância.
Passo 2
Reúna sua equipe e lideranças envolvidas para que você consiga reunir mais informações, dicas e insights sobre os fatores (internos e externos) que influenciam e impactam a empresa.
Passo 3
Ainda em conjunto com a equipe escolhida, analise as informações registradas. Realize reuniões de brainstorm e ouça opiniões sobre soluções, mudanças e melhorias.
Com esses dados em mãos, é hora de montar o planejamento com o foco definido: otimizar a performance da empresa.
Passo 4
Para a resolução de problemas identificados, principalmente os que estão relacionados a fraquezas e ameaças, defina as políticas necessárias e monte um plano de ação conforme as necessidades e possibilidades da empresa.
Passo 5
Com o plano de ação definido, é hora de montar um cronograma e colocá-lo em prática.
Esse cronograma deverá ser acompanhado e registrar a avaliação de cada mudança implantada.
Geralmente, recomenda-se uma avaliação trimestral sobre as mudanças realizadas, mas isso não é uma regra. Você pode adaptar seu cronograma e seus planos conforme o tamanho de sua organização e o objetivo de seu projeto.
O que fazer após a análise SWOT?
De nada adianta realizar uma análise SWOT se o planejamento estratégico não for colocado em prática, certo?
Por isso, tome sempre o cuidado de, com base na metodologia, traçar planos e definir metas realistas para o desenvolvimento do negócio.
Independente do tipo e do tamanho da sua organização, tenha sempre em mente que a análise SWOT irá ajudar você e sua equipe a se preparar para o futuro, e realizar planejamento baseados em dados.
Por isso que você deve dar total atenção a adoção da metodologia e reunir uma equipe integrada e que detenha informações cruciais da empresa e da área onde está inserida.
Além disso não esqueça: a análise SWOT pode ser revisitada e refeita após determinado período ou conforme a necessidade da organização.
E você? Já utilizou a metodologia SWOT em algum projeto? Deixe seu comentário e compartilhe suas experiências, sucessos e dificuldades com a metodologia.
Para manter-se informado sobre o mercado de RH e receber dicas de gestão, assine nossa newsletter e acompanhe nosso blog.