Skip to main content
pessoas em reuniao

Como melhorar a comunicação interna na empresa de tecnologia?

Dentre todas as áreas afetadas pela inovação tecnológica, o mercado da comunicação foi um dos que mais mudou, trazendo para o nosso dia a dia e para o nosso trabalho uma série de ferramentas que vêm provocando uma verdadeira revolução.

Um dos setores que mais se beneficia com essa inovação é a comunicação interna das empresas, que pode simplificar a troca de informações e melhorar de forma evidente o relacionamento entre os colaboradores de diferentes equipes ou mesmo setores.

É claro que em algumas organizações, essa revolução na comunicação interna acontece de forma mais ágil, principalmente se essa organização for uma empresa que investe em tecnologia e inovação.

Porém, investir em tecnologia na comunicação nem sempre significa que essa é uma comunicação eficiente. É preciso também uma cultura que promova e incentive engajamento dos colaboradores.

Se  você quer saber se sua empresa possui uma comunicação interna eficiente e de que forma melhorar esse processo em sua organização, continue acompanhando este artigo.

O que torna a comunicação interna eficaz?

pessoas escrevendo e no computador

O princípio básico de uma comunicação interna eficaz é atender aos objetivos da empresa, mas além disso, é preciso também que essa comunicação esteja alinhada ao perfil dos colaboradores.

Afinal de contas, de que adianta ter uma equipe totalmente envolvida em tecnologia se a sua comunicação interna é baseada apenas em murais e documentos impressos?

Isso significa que para ser eficaz, a comunicação precisa acompanhar as novidades do mercado, mas se manter alinhada a cultura da empresa e também ao perfil de seus colaboradores.

Qual o perfil dos colaboradores de uma empresa de tecnologia?

profissional de TI em seu ambiente de trabalho

Geralmente, os profissionais de empresas de tecnologia, principalmente os de TI, possuem algumas características bem específicas em comum. São elas:

  • Amor pela inovação e por desafios que  trazem superação;
  • Interesse e envolvimento na análise de dados;
  • Tendências ao empreendedorismo;
  • Autonomia para execução de tarefas;
  • Criatividade na resolução de problemas e tarefas;
  • Constante aprendizado.

Essas são apenas as características mais comuns e desejadas de um profissional de tecnologia, no entanto, a partir delas, já é possível prever e traçar um plano de comunicação interna que integre essa equipe e funcione efetivamente.

3 ferramentas para melhorar a comunicação interna

pessoa trabalhando em seu computador

Uma boa comunicação é fundamental para que os trabalhos de uma equipe de tecnologia sejam produtivos e obtenham bons resultados. E isso acontece pois é necessário que o alto fluxo de informações que uma organização de tecnologia possui sejam compartilhados com qualidade entre os colaboradores.

Em razão disso, apresentamos abaixo as 3 melhores ferramentas para tornar a comunicação interna de sua empresa efetiva e integrada ao perfil de seus colaboradores. Confira:

1. Hangouts

Ferramenta de comunicação gratuita do Google, o Hangouts já é bastante popular no mercado corporativo, principalmente por suas funcionalidades de videoconferência e transmissões ao vivo pelo Youtube. 

Dentre as suas funcionalidades, o Hangouts permite:

  • Interface simples e múltiplos recursos: vídeo, áudio e texto;
  • Conferência e videoconferência com duas ou mais pessoas;
  • Compartilhamento de arquivos;
  • Integração com demais produtos do Google, como Gmail, Google Drive, Agenda, entre outros;
  • Utilização em computadores, tablets e smartphones;

2. Slack

Uma das ferramentas mais utilizadas pelas startups, o Slack  é um grande aliado da comunicação interna de empresas de tecnologia. O software permite a comunicação de equipes com suporte a canais e conversas privadas.

Entre os benefícios do Slack para a comunicação interna estão:

  • Interface amigável e que permite a centralização da comunicação e troca de informações entre equipes;
  • Integrações com plugins e produtos do Google;
  • Compartilhamento de arquivos;
  • Utilização em computadores e smartphones

3. Hipchat

Desenvolvido para empresas de tecnologia que necessitam de uma rede de comunicação interna multiplataforma, o Hipchat possui uma linha semelhante aos aplicativos como Whatsapp, Line e Viber.

Entre as funcionalidades e benefícios para a comunicação interna de uma empresa de tecnologia estão:

  • Interface simples, semelhante a uma sala de bate-papo;
  • Teste gratuito por 30 dias;
  • Para equipes de até 5 pessoas o produto é gratuito;
  • Ferramenta com foco na agilidade e interação de equipes internas;
  • Integração com ferramentas como Jira, Confluence e Bitbucket;
  • Criação de grupos com interesses públicos ou privados;
  • Compartilhamento de arquivos.

Como otimizar a comunicação interna em uma empresa de tecnologia?

pessoas fazendo fist bump em um escritório

Dentre as ferramentas mais comuns na comunicação interna de uma empresa está a velha conhecida Intranet.

Porém, se essa Intranet não for atualizada  e deixar de acompanhar os demais produtos de comunicação do mercado, ela acaba se tornando obsoleta e, consequentemente, sem o engajamento dos colaboradores.

Além dessa atualização constante da Intranet, outras medidas podem ser tomadas para otimizar a comunicação interna de uma empresa de tecnologia:

Integração com múltiplas plataformas e aplicativos

Com processos cada vez mais dinâmicos e detalhados, a cada dia, as empresas de tecnologia adotam novos programas e plataformas para otimizar seus trabalhos e integrar as equipes.

Para otimizar a comunicação dentro da empresa, o ideal é que essas plataformas e aplicativos sejam integrados, melhorando a usabilidade e facilitando o engajamento dos colaboradores.

Criação de uma rede social corporativa

O investimento em plataformas colaborativas integradas tem crescido a cada ano nas organizações.

Este tipo de espaço, além da troca de informações profissionais, permite uma aproximação dos colaboradores através de assuntos em comum que fogem das tarefas do dia a dia, mas que tem muito a acrescentar no desenvolvimento profissional e pessoal dos trabalhadores.

Aumento da segurança de dados

Uma preocupação constante de quem trabalha em empresas de tecnologia está relacionado a segurança dos dados.

Em vista disso, a necessidade do aumento dessa segurança se torna cada vez mais necessária, visando a adoção de novas ferramentas e o compartilhamento de informações com segurança.

Com a adoção de ferramentas e a otimização de processos já existentes na organização, é possível redimensionar  e dar um novo destaque a importância da comunicação interna em uma empresa de tecnologia.

Entre as inúmeras vantagens desse processo está a integração entre as equipes e o compartilhamento de informações que podem facilitar não apenas o trabalho dos envolvidos, como também a redução de custos, o aumento da produtividade dos colaboradores e, consequentemente, o aumento dos lucros.

E como é a comunicação interna na sua empresa? Existe  o engajamento real de funcionários? A comunicação é eficiente? Ou o que você sugere para que a comunicação interna na sua empresa se torne verdadeiramente eficiente? Compartilhe conosco o seu comentário!

Compartilhar

Redação GeekHunter

Artigos escritos pela equipe de conteúdo da GeekHunter.