Já não é novidade que a transformação digital vem mudando por completo como as empresas operam, nos mais diferentes níveis. Um dos exemplos mais claros disso é o uso de Big Data no recrutamento e seleção.
A essa altura é muito provável que você já tenha ouvido falar sobre essa tecnologia e até mesmo tido contato com ela em algum momento. Mas, ainda assim, muitos profissionais de RH têm dúvidas sobre todas as possibilidades que ela traz.
Se esse é o seu caso, queremos te convidar para mergulhar ainda mais no universo dos dados e entender como eles podem ser usados a favor da atração e contratação assertiva de talentos. Vamos lá?
O que é Big Data?
Antes de falarmos sobre as principais aplicações do Big Data para RH, queremos explicar o que é essa tecnologia a fim de nivelar os conhecimentos.
Em resumo, o Big Data é um termo utilizado dentro da área de TI para se referir a um grande conjunto de dados gerados pelas empresas diariamente, a partir de diferentes canais: sites, redes sociais, aplicativos, sistemas de gestão, etc.
Acontece que, quando devidamente coletados, organizados e analisados, esses dados são altamente valiosos: eles geram insights únicos, que possibilitam a tomada de decisões mais estratégicas para os negócios. E é justamente aí que está o “pulo do gato”.
Como funciona o Big Data na prática
A função da Big Data é trabalhar de forma inteligente em cima dos dados criados pela empresa!
Como você deve imaginar, reunir e classificar um grande volume de dados é uma missão bem desafiadora.
Aliás, considerando a quantidade imensa de informações geradas diariamente, em todo o mundo, seria impossível fazer isso sem a ajuda da tecnologia.
É por isso que o Big Data anda de mãos dadas com o uso de soluções específicas, conhecidas como ferramentas de Business Intelligence (BI), que auxiliam em todo o processo.
Essas ferramentas dão finalidade aos dados a partir de três atividades principais:
- Elas integram os dados brutos da empresa para que eles possam ser acessados com agilidade quando necessário;
- Auxiliam no gerenciamento desses mesmos dados, para que eles possam ser organizados e tratados de forma rápida;
- Entregam um resumo preciso sobre as informações, permitindo assim uma análise mais assertiva por parte do especialista em BI.
Em geral, as ferramentas de Big Data permitem que as empresas adquiram, armazenem, cruzem e interpretem um grande volume de dados de forma ágil, a fim de entender melhor suas operações.
Como é o Big Data no Recrutamento e Seleção?
Agora que o conceito já está claro, chegou a hora de entender como o Big Data ajuda no RH. Então vamos lá!
Todo RH de uma empresa, por menor que ela seja, tem acesso a um volume significativo de informações – seja dos próprios colaboradores ou de candidatos que já participaram de algum processo seletivo.
Quando esses dados são devidamente capturados e organizados com o auxílio das ferramentas certas, eles ganham um novo significativo e passam a respaldar a tomada de decisões. Isso se aplica, inclusive, à escolha de novos colaboradores.
Falando especificamente sobre o uso dos dados no recrutamento e seleção, essa tecnologia permite que o RH, por exemplo, defina o perfil ideal de candidato para preencher uma vaga tendo como base dados sobre os profissionais que já estão na empresa.
Aliado ao uso da Inteligência Artificial, o Big Data também contribui com o cruzamento inteligente de informações: ele torna possível ao RH analisar as vagas do mercado, as qualificações desejadas e os candidatos disponíveis para então chegar ao profissional mais alinhado com o que a empresa está buscando.
Tudo isso faz parte do que chamamos de recrutamento data-driven, termo pautado na construção de um planejamento no qual toda a tomada de decisão sobre a contratação seja baseada em fatos e números.
4 vantagens do Big Data no recrutamento e seleção
Nos últimos anos, o Big Data trouxe diversas vantagens competitivas para os negócios. Prova disso é que muitos departamentos já recorrem a ele, a exemplo do Marketing, Pesquisa & Desenvolvimento, Logística e, como mostramos até aqui, do RH.
Entre os principais benefícios do Big Data para o RH está o aumento da eficiência no recrutamento e seleção. Abaixo, listamos os quatro ganhos diretos que a captação e análise de dados proporcionam nesta frente de trabalho:
Aprimora a escolha dos melhores canais de recrutamento
O sucesso do recrutamento e seleção depende de diversas etapas, sendo a divulgação da vaga nos canais certos uma delas.
Com tantas possibilidades disponíveis, incluindo sites de emprego, páginas de carreiras, marketplace de talentos e redes sociais, pode ser difícil definir quais fazem mais sentido para o seu negócio. E é aí que o Big Data entra em ação!
Sua empresa pode, por exemplo, testar alguns canais diferentes e, a partir dos dados gerados, definir quais deles apresentaram resultados mais positivos. Assim é possível direcionar melhor os investimentos do RH nos próximos processos seletivos.
Melhora a qualidade das contratações
Esse é, sem dúvidas, um dos principais benefícios de usar o Big Data no recrutamento e seleção. E ele é obtido a partir de uma soma de fatores.
Como dissemos anteriormente, o armazenamento, organização e análise de dados permite que o RH:
- Defina o perfil ideal de candidatos;
- Encontre os talentos com mais agilidade;
- E cruze informações para identificar quem, entre eles, são mais compatíveis com as exigências do cargo – tanto do ponto de vista técnico quanto comportamental.
Juntos, todos estes pontos resultam em contratações cada vez mais assertivas!
Reduz a rotatividade de pessoal
A redução do turnover é um desdobramento do tópico anterior.
Quando o processo seletivo resulta na contratação de um profissional verdadeiramente alinhado à empresa, principalmente no quesito fit cultural, há grandes chances de que essa seja uma parceria duradoura.
Em áreas que sofrem com a escassez de talento, como é o caso da de TI, essa é uma vantagem competitiva poderosa. Afinal, reter bons profissionais de tecnologia por mais tempo é o sonho de qualquer empresa.
Permite a identificação de falhas no processo
Por último, outro grande ganho associado ao uso do Big Data no recrutamento e seleção é que ele permite o aprimoramento contínuo dos processos seletivos.
Com a coleta e o acompanhamento de dados confiáveis, é mais fácil mensurar os resultados obtidos no R&S, identificar possíveis pontos de melhoria e corrigi-los antes que eles se tornem um problema maior.
Qual ferramenta usar de Big Data no Recrutamento e Seleção?
Agora que você já sabe o que é Big Data e o quão poderoso ele pode ser para o RH, é muito provável que esteja considerando adotar uma ferramenta de BI na sua empresa.
Se esse for o caso, saiba que há muitas opções disponíveis nesta frente, que cumprem com objetivos diferentes.
Há alguns softwares, por exemplo, que têm a finalidade de armazenar os dados pessoais de cada colaborador da empresa. Outros, por sua vez, aplicam o conceito de Big Data especialmente no recrutamento e seleção.
A plataforma da GeekHunter usa tecnologias de inteligência de dados para pré-validar os profissionais de tecnologia cadastrados na base e indicar os candidatos ideais de acordo com as necessidades de cada vaga.
Quer saber como ajudamos as empresas a contratar talentos tech qualificados e pré-selecionados sem perder tempo? Então cadastre-se agora mesmo e receba o contato de um dos nossos especialistas!