Skip to main content
12 perguntas que levam o recrutador aos melhores desenvolvedores

Entrevista com gestor: 12 perguntas que são feitas para profissionais da área de TI

Em qualquer processo seletivo, a entrevista com gestor costuma ser um dos momentos mais decisivos e aguardados pelos candidatos. Afinal, essa é uma daquelas etapas finais que definitivamente os separam da tão sonhada vaga. 

Na área de TI isso não é diferente, mas há um elemento adicional: como estamos falando de um mercado superaquecido, no qual há mais vagas em aberto do que profissionais qualificados para preenchê-las, não é apenas o profissional tech que fica preocupado em encantar o gestor.

O gestor, assim como a equipe de RH, também precisa estar preparado para cativar os candidatos ao longo desta conversa e, assim, trazer um profissional mega qualificado para a empresa.

É fato: realizar um bom recrutamento de profissionais de tecnologia é fundamental para o sucesso das organizações que possuem vagas nesta frente. 

Sabendo disso, hoje vamos falar sobre os principais desafios que precisam ser superados para que isso aconteça, tendo como foco a entrevista entre o gestor e o profissional tech. Se você é da área de tecnologia e quer se preparar melhor para esse momento ou, então, se você é um gestor que quer ficar por dentro das melhores práticas da entrevista com profissionais de TI, continue aqui com a gente! Este post certamente poderá te ajudar. ☺

recrutador de rh fazendo saudação

A importância da entrevista com gestor

Antes de irmos para as perguntas de entrevista com gestor, é importante explicar como essa conversa funciona.

Como dissemos anteriormente, a entrevista entre gestor e profissional tech é uma das fases finais do processo seletivo. Antes de chegar até ela, o candidato muito provavelmente já terá passado pelas etapas de entrevista com o RH, realização de testes, entre outras.

O objetivo da entrevista com o gestor é, portanto, que o líder da área conheça mais sobre o candidato, por meio de uma conversa mais aprofundada, a fim de avaliar se realmente há um alinhamento com o que a empresa está buscando.

O gestor pode conduzir a conversa de maneira livre ou, então, a partir de um roteiro. Mas é muito comum surgirem questões que visam avaliar as soft skills e as habilidades técnicas (hard skills) do entrevistado.

Por ser uma etapa tão crucial, é muito importante que haja um preparo tanto da parte do entrevistador quanto do candidato. Na sequência, daremos algumas dicas de como isso pode ser feito.

Como o gestor pode se preparar

Da parte do gestor, é preciso ter em mente que uma boa entrevista é composta por três momentos cruciais. Veja quais são eles:

1. Preparando o clima da entrevista

Para aplacar o nervosismo natural dos candidatos, o ideal é que o diálogo comece com temas mais genéricos.

É quando você vai coletar informações gerais que, cruzadas com as de ordem técnica, ajudam a mapear de forma mais completa o perfil do seu interlocutor.

A verdade é que a maioria dos currículos não dá uma ideia precisa sobre o background do candidato.

Então, quando você estiver entrevistando um profissional tech, essa é a hora de tentar entender melhor quais foram as experiências e quais são os conhecimentos dele. 

Perguntas do tipo “Como você se tornou um (cargo de tecnologia do candidato)?”, podem ser um bom pontapé inicial, pois ajudam a puxar o fio da meada da trajetória do entrevistado. 

Muitos especialistas afirmam que essa etapa, quando bem conduzida, é uma das mais reveladoras.

2. Falando a verdade sobre a vaga e a empresa

Por mais que RH já tenha conversado com o candidato sobre as exigências da vaga e sobre o funcionamento da empresa, sempre vale a pena retomar esse assunto na entrevista com gestor a fim de esclarecer todos os pontos.

Afinal, ninguém melhor do que o gestor da área para explicar o dia a dia da função e o que se espera do profissional que será contratado para exercê-la, não é mesmo?

Portanto, aproveite para listar as exigências da vaga em detalhes, falar sobre os valores e diferenciais da empresa, contar mais sobre a equipe e por aí vai. 

Esse é o momento ideal, inclusive, para alinhar expectativas sobre a possibilidade de crescimento profissional. 

Segundo a pesquisa Barômetro de TI 2017, 56% dos trabalhadores de tecnologia confirmaram a disposição para buscar um novo trabalho no prazo de 12 meses, sendo a falta de perspectiva de crescimento profissional um dos principais motivos para isso.

Ou seja: é fundamental que você esteja preparado para falar sobre as possibilidades que o profissional terá na empresa.

3. Deixando tudo bem explicadinho

Ao final da conversa, é super recomendado que você explique para o candidato quais serão as próximas etapas do recrutamento. Então tenha essas informações em mãos!

Pontue o que vai acontecer a partir daquele momento, deixando claro, por exemplo, quais os prazos para dar uma resposta. 

Caso fique nítido que o candidato é bom, apesar de não se encaixar na vaga, não o perca de vista. Convide-o para participar de canais da empresa que o façam estar em contato regular com as novidades. 

Afinal, pode ser que no futuro surjam outras oportunidades mais alinhadas ao perfil dele.

Como o profissional tech pode se preparar

Mesmo que o candidato não saiba de antemão quais serão as perguntas que vão compor a entrevista com gestor, é possível se preparar para ela de algumas formas. 

Algumas boas práticas pré-entrevista são:

  • Pesquisar sobre a empresa;
  • Ter mapeado quais são as suas principais habilidades comportamentais e técnicas;
  • Estar por dentro sobre as principais tendências da sua área de atuação;
  • Pesquisar sobre as perguntas que normalmente são feitas durante a entrevista e estruturar possibilidades de respostas para elas;
  • Mapear quais das suas experiências profissionais têm relação com o cargo desejado. Se houver abertura, você pode citar alguns exemplos durante a conversa.

Roteiro para entrevista entre gestor e profissional de tecnologia

Agora que você chegou até aqui, chegou a hora de conhecer 12 perguntas que costumam ser feitas durante a entrevista com gestor. 

  1. O que atraiu você para a nossa empresa?
  2. De que maneira você acredita que os seus conhecimentos podem nos ajudar?
  3. Conte sobre a sua experiência na empresa X e indique um trabalho que você acredita que tenha feito a diferença por lá. E por que funcionou tão bem?
  4. Fale sobre como se sente quando a entrega não atende com precisão o cliente. Lembra de algum exemplo que teria feito diferente?
  5. Quais sites, blogs, fóruns você acompanha regularmente? Quais são as suas referências?
  6. Quais habilidades e tecnologias você tem interesse em aperfeiçoar?
  7. Como lida com desavenças na equipe? Você acha que trabalha melhor sozinho ou em equipe?
  8. Qual foi o melhor emprego que você teve e por que o considera o melhor?
  9. Que tipo de projetos motiva você?
  10. O que é essencial que o seu empregador saiba sobre você?
  11. O que faria com que você desistisse de aceitar uma oferta de trabalho do concorrente?
  12. Existe outro cargo que interesse na empresa?

As perguntas listadas acima costumam ajudar bastante o entrevistador a acessar os melhores profissionais, por isso, é sempre bom tê-las em mente.

Já pensou em contar com a ajuda de uma plataforma para entrevistar profissionais tech?

A GeekHunter oferece uma solução completa para recrutamento e seleção de talentos tech, que apresenta ao mercado uma gama extensa de profissionais capacitados e disponíveis para novas oportunidades.

Com ela, é possível entrar em contato com quantos profissionais achar necessário para preencher sua vaga em aberto. Além das informações já preenchidas em seus currículos, terá liberdade para marcar entrevistas e conversar com cada um deles. Acesse www.geekhunter.com.br e saiba mais!

Compartilhar

Tomás Ferrari

Founder & CEO na GeekHunter.