Skip to main content
Pessoa com as mãos sobre um notebook com gráficos de desempenho

Você conhece o People Analytics?

O People Analytics se tornou uma das metodologias mais desejadas por profissionais do RH. 

E não é por menos: o uso adequado de dados é algo fundamental para a tomada de decisão sobre colaboradores dentro de uma empresa.

O People Analytics possibilita a coleta, organização e dados relacionados a gestão de pessoas e possibilita ao RH ter uma visão mais estratégica de cada colaborador na organização.

Com isso, é possível melhorar a tomada de decisões, identificar problemas e promover ações de engajamento e do aumento da produtividade em diversas situações.

Entenda nesse artigo como adotar o People Analytics na gestão de pessoas de sua empresa pode ser fundamental para o futuro da organização e quais os benefícios imediatos dessa metodologia.

O que é o People Analytics

tela de computador com metricas de avaliacao

O People Analytics foi apresentado pela primeira vez pela Google através do artigo “Como o Google está usando o People Analytics para reinventar completamente o seu RH” em 2013, e desde então já passou por diversas transformações.

O People Analytics não é uma ferramenta ou software, mas sim uma metodologia de coleta, organização e análise de dados de colaboradores em uma organização.

Mesmo orientado por dados, o foco do People Analytics é entender e resolver questões intrinsecamente humanas.

Aplicada ao RH, a metodologia People Analytics possibilita uma visão estratégica da gestão de pessoas e a identificação de problemas como:

  • Baixa produtividade;
  • Baixo engajamento;
  • Insatisfação;
  • Turn over;
  • Padrões de atritos entre profissionais; 
  • Não identificação com a cultura organizacional;
  • Frustração com a gestão, entre outros.

De forma simples, podemos dizer que a metodologia do People Analytics ajuda o RH a manter os colaboradores satisfeitos, além de trazer melhorias em processos de recrutamentos e outras demandas do setor.

>>Leitura Recomendada:
Leia nosso artigo sobre Gestão 4.0

Como funciona o People Analytics

pessoas escrevendo num papel

A metodologia do People Analytics funciona na redução de erros humanos no setor de RH e auxilia na tomada de decisões mais certeiras, fundamentadas na análise e combinação de dados.

A organização adota ferramentas e fontes de dados, que vão desde redes sociais a softwares avançados de dados e busca reconhecer determinados problemas e suas razões, para que possam investigá-lo e encontrar uma solução fundamentada.

Entre os principais elementos do People Analytics estão:

Avaliação de Desempenho

Componente essencial da metodologia People Analytics, a avaliação de desempenho, é baseada em quatro componentes:

  • Regressão à média
  • Tamanho da amostra
  • Independência do sinal
  • Processo x resultado

O People Analytics ajuda a eliminar determinadas tendências relacionadas ao fator humano, como por exemplo valorizar mais o resultado do que o processo de avaliação de desempenho.

Essa característica permite que essa avaliação aconteça de forma mais clara, estruturada e honesta.

Recrutamento e seleção

No auxílio ao recrutamento de colaboradores, o People Analytics atua frente a três componentes:

  • Contratação
  • Mobilidade interna
  • Progressão de carreira

Nestes casos, a adoção do People Analytics aumenta a chance do RH encontrar o profissional certo para o trabalho certo. 

Além disso, a metodologia se torna fundamental para  a observação e tomadas de decisão referentes à satisfação dos colaboradores, já que fornece dados sobre atitudes e humor dos funcionários.

Mapa organizacional de colaboração

O People Analytics também atua na criação de um mapa organizacional de colaboração, ou seja: apresenta os padrões que os colaboradores seguem quando precisam trabalhar em conjunto em determinado projeto ou tarefa.

Um dos principais fatores para o sucesso de um projeto, a colaboração entre os funcionários, precisa ser acompanhada e incentivada. 

Por isso, o People Analytics se torna fundamental para acompanhar a produtividade e motivação dos colaboradores.

Desenvolvimento de Talentos

Cabe ao RH cuidar do desenvolvimento de pessoas dentro de uma empresa. E mais uma vez, o People Analytics é fundamental nesse trabalho.

A metodologia ajuda de forma direta na gestão de talentos fornecendo dados como:

  • Padrões de comportamento;
  • Desenvolvimento de colaboradores;
  • Identificação de pontos positivos e negativos;
  • Engajamento, entre outros.

Como implementar o People Analytics na sua empresa

tres mulheres analisando uma tela de computador e apontando para ela

Assim como qualquer inovação, a adoção do People Analytics pode trazer certa resistência dentro de uma empresa. 

Por isso, aprendendo com empresas bem sucedidas na adoção da metodologia, podemos seguir determinados processos, como:

Agir de forma democrática

Ferramentas analíticas costumam causar desconfiança e mesmo receio entre os colaboradores. 

Por isso, a dica é envolver os colaboradores que serão afetados de forma direta na apresentação e decisão sobre qual ferramenta adotar ao implantar a metodologia.

É fundamental que esses colaboradores saibam com clareza o objetivo da metodologia e como funcionará cada passo. 

Por consequência, é recomendado a realização de treinamentos e o compartilhamento de materiais didáticos e informativos.

Esse trabalho é fundamental não apenas em razão do entendimento e aceitação, mas também para que o RH conquiste defensores da inovação dentro da empresa.

Atuar com um plano de comunicação

Envolver a equipe de marketing na implementação da metodologia People Analytics é um passo essencial para o sucesso da organização.

É essencial que essa equipe desenvolva um plano de comunicação para que toda a empresa saiba o que é a metodologia e como funcionará cada ferramenta analítica.

É importante que dentro deste plano sejam esclarecidos pontos sobre privacidade de dados tanto dos usuários quanto dos clientes.

Identificar as necessidades de cada setor

Para que a metodologia de People Analytics seja implementada com sucesso, é fundamental que ela seja iniciada nos setores identificados como os mais necessitados.

Se o setor de vendas estiver com metas abaixo do esperado, o indicado é que essa seja a primeira área onde os dados serão coletados, avaliados e medidas sejam tomadas para reverter o quadro.

O mesmo pode acontecer em áreas com grande número de conflitos entre colaboradores ou com baixo engajamento.

Encontrar caminhos para resolver problemas nos setores mais necessitados serve de estímulo para colaboradores e ajuda a aumentar a confiança na metodologia.

Cursos e certificações

Os profissionais de RH que querem se aprofundar no estudo do People Analytics possuem uma série de cursos e certificações para auxiliar nesse conhecimento.

Confira algumas dessas capacitações que são consideradas referências:

Como você já sabe, para realizar uma boa gestão de recursos humanos é preciso se manter em constante atualização. Por isso, acompanhe o nosso blog e fique por dentro de tendências, novidades e grandes questões da área.

Compartilhar

Redação GeekHunter

Artigos escritos pela equipe de conteúdo da GeekHunter.