Skip to main content
trabalho-remoto

Tudo o que recrutadores precisam saber sobre trabalho remoto

Manter os desenvolvedores engajados com a rotina de trabalho não é uma das tarefas mais simples em uma organização, você deve saber disso, mas fazer isso quando sua empresa precisa colocar em prática o trabalho remoto é ainda mais desafiador.

Não é somente sobre como extrair ao máximo o potencial de cada colaborador, trata-se de fazer com que todos trabalhem como uma equipe unida. É papel dos recrutadores e gestores alinhar as expectativas e calibrar os detalhes para obter um time de alto desempenho.

Neste artigo, vamos abordar sobre como proceder para ter o time mais unido e os profissionais mais engajados quando o assunto é trabalho remoto.

>> A verdade sobre a produtividade dos seus desenvolvedores remotos.

O que é trabalho remoto?

O trabalho remoto ocorre quando a função é exercida remotamente, principalmente ocorre em modelo de home office, quando se trabalha em casa, ou em modelo de escritório compartilhado conhecido como coworking.

Trabalhar de forma remota é uma tendência global, acentuada ainda mais em função da Pandemia que atacou o mundo em 2020. As empresas se sentiram com a responsabilidade de permitir aos colaboradores trabalhar de qualquer lugar, desde que tenham à disposição ferramentas como um computador e conexão à internet.

Então, como os ambientes de trabalho podem se adaptar sem prejudicar a produtividade? Como fazer para ter um time unido nestas circunstâncias?

Contrate as pessoas certas e alinhe expectativas

A verdade dói, mas ela tem que ser dita: o trabalho remoto não é para todos. Solidão, falta de colaboração de outras pessoas e distrações em casa são as principais coisas que costumam incomodar os profissionais que trabalham remotamente.

Além disso, para que um time distribuído remotamente funcione bem, seus membros precisam ser autogerenciáveis. Autodisciplina é fundamental!

Ao recrutar pessoas para trabalhar em uma equipe remota, verifique se o candidato tem experiência anterior com este tipo de trabalho proponha uma atividade que deve ser produzida e entregue remotamente.

Mas é possível adaptar um profissional que não tenha esse perfil?

A resposta é sim, mas envolve o dobro de esforço e neste caso, mais do que nunca, as expectativas devem ser bem alinhadas. É importante que o profissional saiba exatamente o que se espera dele.

Seja transparente em todas as situações

Então, independente da situação, a transparência é fundamental. É recomendado que esteja bem nítido:

  • Os objetivos do profissional durante a semana;
  • Quais tarefas são idealizadas e quais devem ser feitas;
  • Com quem deve ser feito o contato em caso de algum problema;
  • Qual é o horário de resposta de e-mails, mensagens ou ainda, quando deve estar acessível.

Mantenha uma plataforma interna de comunicação

A comunicação interna é essencial para o bom andamento da rotina no trabalho remoto, evitando ruídos na comunicação.

Existem diversas plataformas interessantes por aí:

  • Slack
  • Discord
  • Spark
  • Fleep
  • Workplace
  • Hangout Meet

Estes são só alguns exemplos, teste a que melhor funciona para o seu time e centralize a comunicação nesse canal.

É essencial que sua equipe realize reuniões regulares por vídeo. É bom ver rostos amigáveis de vez em quando, isso diminui um pouco do isolamento.

Use e abuse da automação dos processos

Ao automatizar o máximo possível das tarefas rotineiras, você pode liberar os colaboradores para trabalhar de forma mais criativa e estratégica.

A regra é simples: automatize qualquer coisa que possa ser automatizada. Se você precisa repetir um processo, por que não automatizá-lo? Essa mentalidade nos permite operar de maneira enxuta e aumentar a performance do time.

Existem ferramentas que cumprem bem esse papel, como:

  • Automate
  • IFTTT
  • Piesync
  • Zapier
  • Microsoft Flow
  • Integromat
  • Actiondesk

Opte pela que melhor atende às suas necessidades e automatize qualquer processo que seja repetitivo.

Overview e responsabilidades

Mas não é somente com os profissionais mais jovens e de perfil mais junior ou pleno que você deve se importar, é importante estar bem sintonizado com os gestores e gerentes da empresa.

Eles também precisam se responsabilizar por sua produtividade e, acima de tudo, são o espelho comportamental para os demais profissionais.

Uma plataforma colaborativa de gerenciamento de projetos como o Bitrix24, por exemplo, permitirá uma visualização geral de todos os projetos por Gantt, Kanban, Listas, Calendário e o que mais você precisar para que todos mostrem uma atualização do que estão trabalhando ou realizaram naquela semana.

Agora que você já entendeu como o processo funciona e algumas dicas importantes sobre como otimizar este modelo de trabalho, você deve estar se perguntando sobre as peculiaridades deste perfil e onde é possível encontrar os profissionais mais alinhados com este esquema de trabalho, certo? É o que veremos a seguir.

Você está procurando um tipo diferente de perfil

Desenvolvedores remotos exigem um conjunto diferente de habilidades e até traços de personalidade.

Em uma entrevista ao Remote.co, Coby Chapple, Gerente de Produto do GitHub, descreveu algumas das principais características dos trabalhadores remotos:

  • Comunicação escrita: a maior parte da comunicação será escrita. É importante que eles saibam como expressar, coordenar e colaborar por escrito.
  • Disciplina: trabalhadores remotos devem ser autônomos e concluir o trabalho sem a sensação de ter um “flanelinha” guiando-o em cada linha de código escrito. Isso anda de mãos dadas com um forte senso de responsabilidade.
  • Decisão: trabalhar fora do escritório e até em fusos horários diferentes pode significar que eles precisam tomar decisões sem alguém no escritório para orientá-los.
  • Passatempos fora do trabalho: trabalhar em casa pode dificultar a desativação. Interesses fora do trabalho podem ajudá-los a evitar o risco de solidão e potencial esgotamento.

Como encontrar profissionais com perfil de trabalho remoto?

Existem algumas técnicas para encontrar profissionais – especialmente de tecnologia – e que garantam o recrutamento remoto bem-sucedido.

A primeira é que a sua descrição remota do trabalho deve ser um pouco diferente, ela deve constar coisas do tipo:

  • Uma descrição precisa da política remota: nem todas as situações remotas são iguais. Alguns escritórios têm regras específicas de home office, é importante deixar isso claro.
  • O histórico de projetos remotos: quem está por trás da equipe, isso ajuda a introduzir sua cultura de trabalho remoto e aproximar as pessoas.
  • Resumo da sua cultura de comunicação: é importante que esses candidatos saibam o que eles podem esperar quando se trata de comunicação e colaboração. Isso ajudará a eliminar candidatos que não estão prontos para colaborar nesse tipo de ambiente hipercomunicativo e afastar quem apenas quer reclusão e individualismo.

Onde encontrar desenvolvedores com o perfil de trabalho remoto?

Você pode colocar seu anúncio por um desenvolvedor com foco em trabalho remoto em qualquer local por aí, mas se você realmente deseja atrair os melhores talentos em tecnologia que já tenham experiência em trabalho remoto, você precisa ir aonde eles já estão.

Contratar programador com a GeekHunter é mais prático, mais rápido e uma garantia que seu time ficará ainda mais forte.

A GeekHunter descomplicou o acesso para você contratar programadores qualificados de acordo com o perfil que você procura.

Aproveite para criar seu perfil na plataforma da GeekHunter, saber mais e encontrar os programadores remotos que atendam suas necessidades específicas.

Compartilhar

Redação GeekHunter

Artigos escritos pela equipe de conteúdo da GeekHunter.