Por quanto tempo um colaborador permanece na sua empresa? O que você tem feito para que os melhores profissionais continuem interessados em trabalhar com você e para aumentar a retenção de talentos?
De acordo com a LinkedIn Global Talent Trends 2022, 63% dos profissionais valorizam mais a possibilidade de equilibrar vida pessoal e profissional, já 60% priorizam remuneração e benefícios e 40% se atentam aos colegas e à cultura da empresa na hora de escolher onde trabalhar.
Muitas empresas têm buscado estratégias de retenção de talentos a fim de diminuir o turnover, que é o nome que damos ao fluxo de pessoas que entram e saem da empresa.
É importante lembrar que essa métrica deve ser associada a outras para medir o real estado da empresa, as mais usadas são: taxa geral de retenção, taxa geral de rotatividade, rotatividade voluntária, rotatividade involuntária e índice de retenção dos melhores talentos.
Existem inúmeras estratégias para manter os seus colaboradores felizes com o trabalho. Dessa forma, realize pesquisas para entender o que os motiva, fique atento ao que outras empresas realizam e seus resultados e mantenha-se atualizado com as tendências do mercado.
A seguir, separamos algumas sugestões de leitura que vão te ajudar a entender como você pode melhorar a taxa de turnover da sua empresa e como transformá-la no melhor lugar para se trabalhar.
1 – Mantendo os Talentos da sua Empresa – Harvard Business School
O livro “Mantendo os Talentos da sua Empresa” faz parte da série “Gestão Orientada Para Resultados” ou “The Results Driven Manager” publicada pela Harvard Business School Press, ele traz 17 artigos de autores diferentes que abordam estratégias para a retenção de talentos.
Entre todos os textos, alguns pontos em comum se destacam, como obter o melhor das pessoas, envolver seus funcionários e criar técnicas personalizadas já que cada um motiva-se de uma maneira diferente.
Paul Michelman, que escreveu o primeiro artigo do livro, afirma que quando se tem oportunidade de crescimento, de desenvolvimento de habilidades e de progressão de carreira, os funcionários preferem permanecer na empresa.
Por outro lado, Martha Craumer, que escreveu o oitavo artigo, explica que a maneira que você reconhece e recompensa um bom desempenho tem o poder de influenciar na sua capacidade de cativar os colaboradores mais talentosos.
“Quando você combina uma cultura de disciplina com uma ética de empreendedorismo, obtém a alquimia mágica de grande desempenho.”
2 – Cultura de Confiança – Luiz França
A premissa do livro “Cultura de Confiança”, do autor Luiz França, é de que antes de tomar qualquer decisão sobre o negócio é preciso considerar as pessoas. Com essa leitura você aprenderá a promover uma cultura de engajamento de forma positiva tanto para os colaboradores quanto para os clientes.
Um ponto fundamental para criar essa cultura é conhecer o propósito do seu negócio e fazer com que os colaboradores o conheçam. Segundo o autor, o propósito age de forma direta na cultura organizacional e na excelência da gestão.O desenvolvimento pessoal e o bem-estar dos funcionários precisa ser levado em conta sempre, ele também reflete no sucesso da empresa, pois o tipo de liderança do gestor é o que determina o engajamento do time.
“O engajamento será a força propulsora com a qual as pessoas terão orgulho do que fazem”
3 – Um Novo Jeito de Trabalhar – Laszlo Bock
Você sabia que a Google foi eleita inúmeras vezes como a melhor empresa para se trabalhar no mundo? Em “Um Novo Jeito de Trabalhar”, Laszlo Bock compartilha as estratégias usadas pela empresa para conquistar e reter seus talentos.
Um dos seus grandes diferenciais é a atmosfera colorida e descontraída, mas além disso os colaboradores desfrutam de uma grande autonomia criativa e recebem até 20% de tempo livre para desenvolverem projetos pessoais.
Mais do que pensar em quais benefícios a Google dá aos seus funcionários, é importante pensar em como eles chegaram a essas vantagens, dessa forma, eles podem ser adaptados à realidade da sua empresa. O pontos mais importantes a serem analisados são:
- Sempre tome decisões com base em análise de dados;
- Não demita os seus piores funcionários, investigue a raiz do problema e realoque-os;
- Proporcione um ambiente leve e que desperte a criatividade;
- Busque benefícios simples e que aumentem a produtividade;
- Seja transparente com seus colaboradores e mantenha um relacionamento horizontal.
4 – O Novo Código da Cultura – Sandro Magaldi, José Salibi
Nos últimos anos, grandes mudanças têm ocorrido no universo corporativo. O Livro “O Novo Código da Cultura”, de Sandro Magaldi e José Salibi, nos mostra como criar um novo modelo de gestão que se adeque às necessidades da sociedade moderna.
Os autores do livro defendem que uma empresa é a união de várias pessoas por um objetivo em comum, as pessoas precisam estar comprometidas com esse objetivo, e esse é o papel de uma boa cultura corporativa.
Existem diversas práticas em alta, como colocar uma mesa de ping pong no escritório, mas mudanças como essas só fazem sentido se estiverem alinhadas com o objetivo do negócio e com o perfil dos colaboradores.
Não existe uma cultura perfeita, mas ela é tão importante que muitas vezes uma regra não falada vale mais do que a fala de um líder. Os autores afirmam que os pontos chave para mudar uma cultura são: tempo, sistema de reconhecimento, prática, comunicação e liderança.
“A liderança pelo exemplo ganha contornos ainda mais intensos em uma transformação cultural, uma vez que o ritmo das mudanças e consolidação de novas práticas, processos e rituais será dado pelos seus líderes.”
5 – Empresas Humanizadas – Raj Sisodia, David B. Wolfe, Jag Sheth
O livro “Empresas Humanizadas”, dos autores Raj Sisodia, David B. Wolfe e Jag Sheth defende que estamos vivendo a “Era da Transcendência”, onde o “ser” é mais valorizado do que o “ter”, e precisamos ver o ser humano não como um recurso, mas como uma fonte.
O caminho é realizar ações que estejam pautadas no amor e na cura, dessa maneira será possível reter os talentos na sua empresa e fazê-la prosperar. Os autores acreditam que sempre existe um cenário em que todos podem ganhar.
Empresas que oferecem os melhores salários e benefícios têm custos menores com recrutamento e treinamento de novos colaboradores, o que diminui o turnover, isso também reflete em um aumento da produtividade da equipe. É preciso lembrar que, atualmente, o trabalho não é visto somente como uma forma de sobrevivência, mas também como realização pessoal.
“Amplie seu propósito para além da criação de riqueza para os acionistas e obtenha vantagem competitiva de longo prazo!”
Invista no capital humano
Quando ocorre um investimento em planos de ação que valorizem os melhores colaboradores, satisfazendo suas necessidades pessoais, a relação de troca se fortalece.
Alguns pontos são fundamentais para que o colaborador sinta-se como parte de um time que trabalha para um mesmo objetivo, então atente-se aos seguintes pontos:
- Estabeleça metas tangíveis;
- Proporcione um expectativa de crescimento e reconhecimento pessoal;
- Estimule uma comunicação transparente;
- Foque em ter lideranças inspiradoras.
Busque se manter sempre atualizado sobre as mudanças e demandas do mercado, ele está sempre em constante evolução e uma empresa que busca resultados precisa estar por dentro das transformações.
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Este post foi produzido pela equipe do PocketBook4You, uma plataforma que oferece centenas de resumos de livros dos maiores autores e best-sellers da atualidade, e tem como principal missão levar conhecimento diversificado que se encaixa no dia a dia de cada um dos seus usuários, ao redor do Brasil e do mundo!