O hunting de profissionais de TI pode ser considerada uma das mais árduas tarefas na área de RH. E os motivos estão diretamente relacionados à expansão da tecnologia e acesso a inovação por empresas dos mais diversos setores.
Afinal de contas, são mais organizações buscando pelos melhores e mais qualificados profissionais de tecnologia.
As dificuldades desse trabalho já aparecem na busca por esses talentos e passam pela disputa com a concorrência e as formas de convencer esse profissional a atuar pela sua empresa.
Mas existem algumas dicas que podem ajudar o hunting de TI a encontrar o profissional tech que tanto busca de forma mais ágil e de qualidade.
O processo de hunting é extremamente estratégico para uma empresa que busca por um profissional específico para ocupar determinada vaga.
Esse processo consiste em uma busca ativa por profissionais, que deve ser monitorada constantemente e seguindo uma série de cuidados básicos para que seja realizada com sucesso.
Para ajudar você a atuar como hunting de TI, separamos algumas dicas fundamentais para que esse trabalho seja realizado de forma eficiente, eliminando ao máximo as chances de contratações erradas.
Confira:
1- Antecipe desafios
Um bom hunting de TI deve sempre ter um planejamento estratégico voltado para antecipar os desafios futuros de uma empresa.
Isso significa que a busca por um profissional de TI deve levar em conta não apenas as necessidades atuais, mas também aquilo que pode ocorrer nos próximos anos.
Sendo assim, esse profissional precisa, além de conhecer os detalhes básicos da vaga, entender os objetivos futuros traçados pela empresa.
Só dessa forma, o hunting de TI conseguirá saber quais habilidades serão necessárias para que esse colaborador consiga auxiliar na conquista desses objetivos e enfrentar com qualidade e capacitação os desafios que podem ocorrer no futuro.
2 – Tenha uma estratégia de networking
A melhor forma de encontrar um profissional de TI é saber exatamente onde eles se encontram. Mas como fazer isso se você não é da área de tecnologia?
Neste caso é preciso elaborar uma estratégia de networking para que possa se aproximar desses profissionais e conseguir reconhecer os melhores.
Deve fazer parte dessa estratégia a participação em feiras e eventos de TI, além de hackathons e meetups. No universo digital, também vale a participação em grupos de discussão e explorar redes sociais profissionais, como é o caso do LinkedIn.
3 – Avalie o potencial de crescimento do candidato
A qualificação de um profissional é um dos pontos mais importantes em uma contratação. No entanto, não deve ser avaliada de forma isolada.
A tecnologia muda com uma velocidade cada vez maior, o que torna obrigatória a atualização constante a adaptação aos novos cenários.
Por isso, ao buscar um candidato, um hunting de TI deve avaliar também o potencial de crescimento desse profissional, ou seja, sua disponibilidade e proatividade em aprender constantemente e como se comporta diante de mudanças e desafios.
4 – Seja transparente durante todo o processo
Um dos pontos mais importantes no trabalho de um hunting é a transparência.
Por isso, deixe bem claro para o profissional que está buscando, como é a dinâmica do trabalho, quais as expectativas da organização e quais as oportunidades a empresa está oferecendo.
Além de ser um ponto fundamental para que o profissional aceite a proposta, a transparência é essencial para que esse mesmo profissional se mantenha na empresa.
E mais: agir com transparência evita mal entendidos e custos maiores com a reabertura da vaga e novas contratações.
5- Avalie o fit cultural
A cultura de uma organização tem ganhado cada vez mais importância em testes de recrutamento e seleção. Afinal de contas, entender se um candidato tem ou não fit com a empresa é um passo importante para o preenchimento de uma vaga e mesmo para manutenção desse profissional na empresa.
Por isso, ao buscar ativamente por um profissional de TI, o hunting precisa entender em detalhes a cultura da empresa e ser capaz de avaliar se eles fazem sentido e são importantes para o candidato.
Daí a necessidade da aplicação de testes de fit cultural, que são cada vez mais uma das formas mais eficazes e poderosas de avaliar e se decidir sobre um candidato.
6 – Teste de habilidades é fundamental
Independente de seu tempo de experiência na área de RH, você já sabe que, infelizmente, currículos mentem.
Por isso, antes de se encantar por um currículo repleto de qualificações e experiências profissionais, faça um teste de habilidades com os candidatos.
Dessa forma você conseguirá testar as habilidades apresentadas no currículo e ainda esclarecer possíveis dúvidas relacionadas às capacidades técnicas desse profissional.
Outro benefício da aplicação dos testes é a avaliação do nível profissional em que esse candidato se encontra e saber o que é preciso para que ele possa performar com maior eficiência e sucesso.
7 – Busque por uma empresa especializada em hunting TI
Se mesmo com todas essas dicas você ainda acha complicado encontrar o profissional de tecnologia perfeito para seu negócio, que tal buscar ajuda em uma empresa especializada em selecionar e recrutar talentos em TI?
A GeekHunter é uma das principais hunting TI no Brasil e que por meio de uma plataforma conecta empresas com profissionais de tecnologia que já passaram por um primeiro crivo de seleção.
No processo utilizado pela GeekHunter as empresas têm acesso a uma base diariamente atualizada com apenas aqueles candidatos com o maior potencial de ser contratado.
Por meio de tecnologias e inteligência de dados, a plataforma atrai, pré-valida e seleciona os candidatos mais engajados, e com maior potencial técnico para serem contratados.
Os clientes da GeekHunter levam em média 16 dias entre a abordagem do candidato e o aceite da proposta formal. A inteligência e tecnologias focadas no match entre candidatos e oportunidades, garantem uma super elevada taxa de conversão de entrevista em contratações.
Conheça mais sobre a plataforma e simplifique seus processos de contratação de profissionais de TI.