Você já trabalhou no emprego dos seus sonhos, mas com um má gerenciamento de equipe?
Se sim, você provavelmente já passou pelas seguintes situações:
- Transformou o seu trabalho dos sonhos em algo que você odeia.
- Complicou tudo para você.
- Foi preciso muito trabalho para manter a motivação.
- Afetou negativamente tanto a sua vida profissional quanto pessoal.
- Você acabou desistindo do trabalho que um dia amava.
The Gallup organization, uma empresa de consultoria em gestão, diz: “O funcionário talentoso pode se juntar a uma empresa devido aos seus líderes carismáticos, seus generosos benefícios e seus programas de treinamento de classe mundial, mas quanto tempo esse funcionário permanece e quão produtivo ele é enquanto está lá é determinado pela sua relação com seu supervisor imediato.” As empresas gastam muito dinheiro em escritórios bonitos, salários justos e equitativos e tecnologia de ponta. No entanto, se o funcionário sentir que precisa de um gerente melhor, todos esses outros fatores são diminuídos porque lutarão para se manterem produtivos e motivados.
6 dicas para melhorar suas habilidades da gerenciamento de equipe:
1- Conversas regulares sobre desempenho e desenvolvimento
Os funcionários devem acreditar que o seu gerente se preocupa com o seu bem-estar e sucesso profissional para terem uma relação saudável e de apoio com ele. A única forma de um gerente conseguir isso é investindo o seu recurso mais valioso: o tempo. Também devem estar abertos a ouvir para compreender melhor os seus objetivos, pontos fortes, fraquezas, perspetivas e ideias. Estas conversas contínuas permitem aos gerentes estabelecer uma cultura onde os funcionários se sintam valorizados, seguros, capacitados e motivados.
2- Estabelecer metas claras e significativas
Os objetivos significativos são cruciais para maximizar o desempenho. Criar clareza de expectativas pode ser o papel mais essencial de um gerente. Aqui estão 3 tipos de metas que os funcionários precisam para prosperar:
- Objetivos da equipe: Os objetivos comuns são o que faz com que a equipe seja uma equipe. Com objetivos unificadores, as equipes podem colaborar e construir relacionamentos sólidos.
- Metas individuais: Os funcionários precisam de metas pessoais claras que estejam alinhadas com as metas da equipe. Metas alcançáveis e significativas são a base para o envolvimento e desempenho dos funcionários.
- Prioridades individuais: Com muita frequência, os funcionários sentem-se sobrecarregados por terem que lidar com o constante bombardeio de problemas urgentes que consomem a maior parte do seu tempo e energia, deixando-os a lutar para encontrar tempo “extra” para tentar cumprir as responsabilidades mais importantes do seu cargo. A triste verdade com esta mentalidade é que se tudo é uma prioridade, nada é uma prioridade. Para que um funcionário renda ao máximo, os gestores devem garantir a alinhamento para que os funcionários possam focar-se nas prioridades corretas.
3- Delegação saudável
Os gestores eficazes avaliam constantemente o seu tempo e delegam tarefas que outros podem realizar. Os gestores mais eficazes não delegam tarefas porque se consideram “demasiado bons” ou “demasiado importantes”, mas sim porque já não é da sua responsabilidade. Sabem que, ao focarem-se em atividades que outros podem realizar, evitarão negligenciar as tarefas importantes nas quais os seus funcionários dependem deles para completar. Para delegar de forma eficaz, os líderes devem primeiro avaliar como estão a gastar o seu tempo atualmente e identificar as atividades que estão a ocupar desnecessariamente o seu tempo, para se concentrarem nos aspetos mais estratégicos do seu papel. As seguintes perguntas podem ajudar os líderes a clarificar as suas prioridades.
4- Conversas de feedback
Algumas coisas aceleram o desempenho individual tanto quanto receber feedback construtivo sobre a execução de tarefas e comportamentos. A pesquisa do Officevibe destaca porque o feedback é vital no local de trabalho, apesar de ser difícil para os fornecedores e receptores.
5- Conversas de coaching
A maioria dos líderes é promovida às suas posições devido às suas habilidades para resolver problemas e sua capacidade de fazer as coisas acontecerem. No entanto, é importante que os líderes compreendam que o seu sucesso já não é determinado por serem os principais solucionadores de problemas. Em vez disso, trata-se de capacitar os outros, desenvolver os funcionários e construir confiança para garantir o sucesso contínuo da equipe. O coaching é uma ferramenta crucial para os líderes alcançarem essa mudança de mentalidade.
6- Abordar os maus comportamentos dos funcionários, mesmo os de alto desempenho
Quando um líder não aborda os maus comportamentos de um funcionário estrela, envia uma mensagem à equipe de que alcançar bons resultados é mais importante do que manter seus valores, relacionamentos e ética. Estudos têm demonstrado que quanto mais valioso é o trabalho de um funcionário para a organização, mais provável é que os líderes e colegas de trabalho ignorem seu comportamento questionável.
Conclusão
É crucial que as empresas priorizem a seleção e o desenvolvimento de gestores eficazes que sejam responsáveis por suas ações. Os gestores desempenham um papel fundamental na criação de um ambiente de trabalho positivo, onde os funcionários se sintam valorizados, conectados e capacitados para produzir seu melhor trabalho. Eles podem ajudar a promover uma cultura de colaboração, comunicação aberta e crescimento profissional. Gestores eficazes também têm a capacidade de identificar e resolver problemas rapidamente e de forma eficaz, o que pode ajudar a prevenir conflitos e melhorar a produtividade geral. Ao investir em uma gestão sólida, as organizações podem criar um local de trabalho onde tanto os funcionários quanto os empregadores prosperem.