A área de TI é cheia de termos técnicos que podem dificultar o entendimento de alguém que começou a trabalhar há pouco tempo neste segmento. Para que você não fique com nenhuma dúvida, vamos explicar o que faz um Front-End Developer, a sua importância dentro de uma empresa, todas as suas skills e também as principais diferenças com outras ocupações.
Ah, mas antes, confira este dicionário de TI para conferir sempre que surgir alguma palavra na sua frente que você não sabia o que quer dizer.
Quem é o front-end developer
A busca por desenvolvedores front-end cresceu muito nestes últimos anos. E isso fez com que muitos profissionais se interessassem por essa área e fossem se especializar.
Mas este termo, por ainda ser algo relativamente novo pra maioria das pessoas, pode gerar questionamentos. Então, o que faz um front-end?
Esse tipo de desenvolvedor é o responsável por criar a interface de utilização de um site ou página da web. A camada visual das aplicações web, esta que os usuários interagem, é de responsabilidade dele.
A estrutura de um site
O desenvolvedor front-end é quem irá montar a estrutura da página, como, por exemplo, colocar o cabeçalho, rodapé, colunas e imagens em seus respectivos lugares.
É ele também que irá cuidar da estilização da página prestando atenção na sua aparência, estudando e implementando cores e fontes que conversem com o objetivo da página e com o público que irá acessá-la.
Entre algumas de suas funções também está a preocupação com o fluxo de navegação entre as páginas, de forma que o usuário consiga navegar de forma fluida e sem incômodos.
E hoje, como a maioria da população tem um smartphone e o acesso à internet acontece preferencialmente pelos dispositivos móveis, faz com que o front-end também precise estar atento à responsividade de suas páginas.
Ou seja, que elas se redimensionem de acordo com o tamanho da tela do usuário, para que assim eles consigam ter uma boa experiência de uso.
Por que um front-end developer é tão importante?
Sites bem-construídos conectam o logo, produtos, design, fontes e outros aspectos da empresa de uma forma harmônica e que resulte em uma página atrativa. O desenvolvimento front-end é fundamental na comunicação desse branding aos clientes.
SITES COESOS = MAIS INTERESSE DO PÚBLICO
É necessário que o site apresente as mesmas cores, linguagem e imagens que todo o resto da comunicação da marca para ajudar os clientes a associar instantaneamente esta página com a marca que já conhecem ou se interessaram.
Símbolos de marcas registradas são, também, de grande importância para o site da empresa por essa mesma razão.
Um layout limpo e bem estruturado com imagens claras e bem distribuídas garantem ao site da sua empresa uma ótima primeira impressão. E a boa experiência do usuário é determinante para que se estabeleça uma relação de confiança e, posteriormente, a compra aconteça.
Erros podem custar caro
Usuários que encontram sites com erros, com carregamento lento, imagens quebradas e problemas de HTML provavelmente não ficam muito tempo na página.
Além disso, podem acabar não retornando nunca mais. Por isso, ter um front-end developer competente é crucial para o sucesso de toda empresa no mundo digital.
A diferença entre front-end e back-end
Estes termos diferenciam onde uma pessoa programadora acaba se especializando. De alguns anos para cá, os sistemas se tornaram tão complexos que foi preciso delegar as funções para profissionais específicos.
Você já compreendeu bem o que um front-end faz, certo?
Então agora vamos explicar em detalhes a função de um back-end.
Back-end vem da ideia do que tem por trás de uma aplicação. Este profissional trabalha na elaboração de “pontes” entre os dados que vem do navegador rumo ao banco de dados e vice-versa, sempre aplicando as devidas regras e garantias para um ambiente onde o usuário final não tenha acesso e possa manipular algo.
O back-end developer é a parte que ninguém está vendo. Ele organiza tudo o que roda no servidor atrelado a inteligência do site ou aplicativo para entregar o que o front-end elabora. Com a união das duas partes, o resultado é atingido e a entrega do produto ou serviço é concluída.
E full stack developer, o que significa?
Falando em união dessas duas partes, o full stack developer é um profissional que trabalha como front-end e back-end.
Sim, esse profissional existe. Ele é o coringa do desenvolvimento de sistemas, justamente por ser multitarefas e conseguir atuar em qualquer etapa do processo ou até mesmo no processo todo, participando desde a formatação do servidor até o banco de dados.
Se você precisar se aprofundar ainda mais no entendimento da diferença entre esses profissionais, indicamos que leia este artigo sobre as principais diferenças entre back-end e front-end.
Skills necessárias para você contratar um ótimo front-end developer
Tão importante quanto ter domínio da linguagem de programação, o front-end deve saber trabalhar basicamente com:
- HTML
- CSS
- JavaScript
Mas nem só de códigos sobreviverá um desenvolvedor de front-end.
Ele também precisa ter algumas soft skills para possibilitar um bom trabalho com toda a equipe. Entre elas, as principais são: Autocrítica, paciência, agilidade de raciocínio e constante colaboração ainda mais considerando o contexto atual em que muitos de nós estamos em home office.
Onde encontrar os melhores front-end developers e como contratá-los
Agora que você entendeu sobre as principais funções de um front-end developer e as diferenças com os demais profissionais, ao sentir que precisa de um apoio para encontrar e contratar um talento para seu time, pode contar com a experiência da GeekHunter.
A Geek já auxiliou milhares de clientes a ocuparem vagas de tecnologia com os profissionais mais competentes no mercado.
Conte com uma base de currículos extremamente qualificada e sempre atualizada, onde candidatos e candidatas são selecionados, pré-avaliados, testados e recomendados tendo em vista a cultura e formato da sua empresa.
Junte-se a uma grande rede de empresas e profissionais tech que cresce a cada dia. Faça a escolha certa e tenha o apoio da GeekHunter para contratar profissionais de tecnologia.
Esteja ao lado de empresas como Amazon, Mercado Livre, Guiabolso, Centauro e tantas outras empresas que confiam nos especialistas mais geeks do mercado.