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Postado há 6 meses atrás

Feedback positivo: Como reconhecer talentos e impulsionar a produtividade

Semana passada aqui no blog, nós falamos sobre demissão silenciosa e suas consequências para a vida do colaborador e para as empresas num todo. Essa semana, iremos falar do outro lado da moeda e que, se usado corretamente, evita a demissão silenciosa e garante o sucesso e produtividade dos funcionários dentro da organização: o feedback positivo.

Durante a pesquisa para este artigo, me deparei com o seguinte questionamento inspirado por este texto sobre a existência de feedbacks negativos ou positivos. Afinal, se considerarmos que todo feedback é aplicável na construção de uma produtividade mais de acordo com os valores da empresa em questão, podemos dizer que todo feedback é, na verdade, construtivo.

E a partir dessa noção, podemos também compreender que a natureza desse tipo de feedback mais construtivo revela um lado mais humanizado do processo de gestão de pessoas: ele revela também a filosofia com a qual aquela empresa se mantém e coloca em perspectiva que o processo de feedback é uma via de mão dupla, e não responsabilidade única da entidade empregadora.

Neste artigo, vamos explorar sobre o feedback positivo (ou construtivo) com insights e dicas valiosas para serem aplicadas e garantir o sucesso dos seus funcionários e empresa. Continue lendo!

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O que é feedback positivo e por que ele é essencial?
Mergulhando dentro da estrutura de um feedback positivo eficaz
Os benefícios de um feedback positivo para uma equipe
Ferramentas práticas que ajudam na aplicação de um feedback positivo
Como os líderes podem aplicar o feedback positivo
Como evitar os erros comuns ao aplicar o feedback positivo
Conclusão: o feedback positivo não se constrói da noite para o dia

O que é feedback positivo e por que ele é essencial?

Antes de mais nada, é essencial entender o que é esse tipo de devolutiva: O feedback positivo é o reconhecimento direto e construtivo de atitudes, resultados e comportamentos de colaboradores. Não se trata apenas de elogiar, mas de reconhecer de forma específica, com base em ações concretas. Ele é essencial pois é nítida a melhoria na motivação do funcionário quando ele recebe um feedback positivo, principalmente se este funcionário tem tendência ao perfeccionismo. 

Além disso, ele avança a cultura organizacional e ajuda na redução de turnover, uma vez que a comunicação clara e aberta é colocada em prática. Muito mais do que breves elogios, ele funciona como um combustível emocional que impulsiona o colaborador a maximizar o seu potencial e desenvolver seu papel dentro da cultura organizacional do lugar, levando a uma colaboração em equipe maior e mais saudável. 

Portanto, alguns do benefícios comprovados incluem:

  • Motivação: Colaboradores que recebem feedback positivo frequentemente se sentem mais engajados e incentivados a manter ou superar seu desempenho.
  • Cultura organizacional fortalecida: Empresas que priorizam o reconhecimento criam um ambiente onde os valores e a colaboração são reforçados.
  • Redução do turnover: Reconhecimento constante diminui o desejo dos colaboradores de buscar novas oportunidades fora da organização.

Mergulhando dentro da estrutura de um feedback positivo eficaz

Embora pareça simples, a estrutura de um feedback eficaz requer atenção aos detalhes. Separamos alguns pilares de uma abordagem bem sucedida:

Seja claro e específico

Elogios como “Parabéns, ficou ótimo” podem até agradar em um primeiro momento, mas são vagos e incompletos pois não ajudam o colaborador a entender o que fez de correto. Um feedback claro e completo identifica a ação ou comportamento e nota porque tal atitude foi excelente e valiosa.  Por exemplo, ao invés de dizer “Você foi incrível na apresentação”, prefira “Sua apresentação foi clara, objetiva e destacou os pontos mais importantes, que são x, y e z. Isso facilitou o entendimento do cliente para x assunto e deixou uma impressão profissional”.

Saiba escolher o timing perfeito!

Às vezes o timing de um feedback pode acabar motivando ainda mais um funcionário. Tome como exemplos feedbacks dados logo após a ação que motivou um funcionário: se o colaborador resolver um problema complexo, o ideal é reconhecê-lo enquanto o evento ainda estiver fresco na memória. Afinal, quem não gostaria de ouvir que fez um bom trabalho logo após ter feito o trabalho?

Use uma linguagem apropriada…

A escolha de palavras pode não parecer algo crucial, mas é! Use uma linguagem que reflita a verdade, mas também o entusiasmo pelo esforço reconhecido e evite exageros que possam soar inautênticos ou desnecessariamente formais. Isso ajuda na comunicação aberta e deixa o funcionário mais à vontade para receber o feedback.

… mas também encontre um equilíbrio entre o público e o privado

Embora reconhecer em público seja importante para reforçar comportamentos positivos, algumas situações exigem discrição. Saiba avaliar o contexto e o perfil do colaborador antes de escolher o momento certo e as palavras certas. Afinal, você quer que o colaborador se sinta à vontade, mas uma abertura grande demais pode causar a sensação de informalidade entre os colaboradores, o que é bom para o fato de que a comunicação fica mais aberta, mas ruim pelo fato da confusão entre autoridade do líder e o resto da equipe.

Os benefícios de um feedback positivo para uma equipe

O feedback positivo, embora feito individualmente na maioria das vezes, tem também muita importância quando feito no contexto de uma equipe pois promove:

Alto engajamento, onde o reconhecimento gera um senso de pertencimento e orgulho pelo trabalho realizado.

O fortalecimento da confiança, que se traduz em maior abertura para diálogos e mais disposição para colaborar em projetos desafiadores.

Melhoria do clima organizacional, onde os colaboradores se sentem valorizados e respeitados, o que aumenta a satisfação geral no trabalho.

E resultados empresariais aprimorados, uma vez que times mais felizes e valorizados apresentam maior produtividade, menor índice de erros e mais criatividade nas soluções.

Além disso, com o feedback positivo, cria-se um forte laço entre entidade empregadora e colaborador ao alinhar o trabalho à filosofia da empresa e sempre promover feedbacks que estejam alinhados com essas filosofias. Isso cria uma importância num contexto macro e na forma da empresa se posicionar e na forma em que ela é reconhecida.

Separamos alguns exemplos práticos de feedback positivo para diferentes situações:

Situação: Entrega acima da média
Exemplo de feedback positivo: “Seu relatório sobre as tendências do mercado foi extremamente detalhado e bem fundamentado em x e y pontos. Ele trouxe clareza para nossas decisões e nos deu um direcionamento mais assertivo para o próximo trimestre. Sua dedicação é inspiradora!”

Situação: Desenvolvimento de uma nova habilidade
Exemplo de feedback positivo: “Percebi como você tem se dedicado a melhorar suas habilidades de comunicação em reuniões. Seus pontos estão mais claros e objetivos, e isso tem facilitado o alinhamento de toda a equipe.”

Situação: Resolução de conflitos
Exemplo de feedback positivo: “A maneira como você mediou o conflito entre os setores foi exemplar. Sua abordagem equilibrada e focada no diálogo mostrou maturidade e liderança. Graças a você, conseguimos resolver rapidamente a situação.”

Ferramentas práticas que ajudam na aplicação de um feedback positivo

A implementação do feedback positivo pode ser facilitada por ferramentas e metodologias específicas. Algumas recomendações incluem:

  • Plataformas de feedback: 

Ferramentas como Feedz, CultureAmp ou Gupy são ótimas para integrar o feedback no cotidiano da empresa. Elas permitem registrar elogios e reconhecer os esforços de maneira consistente.

  • 1:1 meetings:

Essas reuniões individuais são ideais para oferecer feedback positivo em um ambiente mais reservado e focado, mas promove excelentemente o uso da comunicação aberta, principalmente para aqueles funcionários mais tímidos que em dinâmicas de grupo tendem a ficar mais calados.  Além disso, essas reuniões permitem alinhamentos mais personalizados e tira-dúvidas mais específicos.

  • Cultura de reconhecimento público:

Reuniões com toda a equipe são momentos ideais para celebrar o progresso e as vitórias dos funcionários. Essa estratégia de feedback inclui os outros funcionários e suas felicitações referentes ao trabalho feito pelo colaborador celebrado. Elas geram maior impacto e promovem mudanças comportamentais mais rápidas

  • Feedback contínuo

O reconhecimento frequente e pontual é uma opção adversa ao feedback anual e único. Com este tipo de feedback, o funcionário passa a reter mais informações e sugestões de melhorias imediatas as quais ele não precisa esperar um ano para começar a aplicar. Essa estratégia é excelente para a retenção de talentos. 

Como os líderes podem aplicar o feedback positivo

Após o feedback ser dado, algumas ações podem potencializar o efeito contínuo, como por exemplo este com a palavra ACOMPANHE:

A – Acompanhe de perto: Observe como a pessoa estará aplicando o feedback no dia a dia e esteja sempre presente para oferecer o suporte contínuo.

C – Converse com frequência: Mantenha um canal aberto para a comunicação honesta e estabeleça diálogos frequentes para discutir os desafios e progressos.

O – Ofereça recursos: Proporcione as ferramentas e os treinamentos necessários para continuar a promover a melhora do funcionário.

M – Motive continuamente: O encorajamento constante contribui para um funcionário mais motivado e preparado.

P – Personalize o acompanhamento: Ajuste a sua forma de abordar de acordo com as necessidades e estilo de aprendizagem do colaborador.

A – Ajuste as metas: Revise os objetivos e metas para que ambos sejam alcançáveis em determinado tempo para o funcionário.

N – Navegue pelos obstáculos: Ajude a identificar e superar barreiras que possam impedir o progresso, oferecendo soluções práticas.

H – Honre as conquistas: Celebre as conquistas e cada vitória e reconheça perante a outras pessoas o esforço colocado nas tarefas.

E – Evolua junto: Essa caminhada é tanto do líder quanto do funcionário. Quando o líder promove um espaço de aprendizado atrelado ao estilo personalizado de liderança, bons resultados podem surgir.

Como evitar os erros comuns ao aplicar o feedback positivo

O feedback positivo pode sair pela culatra se não for aplicado da forma correta. Listamos 4 atitudes que podem atrapalhar o seu processo de feedback

  • Falta de autenticidade: Comentários muito genéricos denunciam que o feedback não foi pensado de forma profunda, além disso, comentários forçados podem ter o oposto do objetivo desejado, desmotivando o colaborador. Certifique-se de que sua opinião seja genuína e atrelada a atitudes positivas do colaborador.
  • Exageros: O entusiasmo é sempre bem vindo, mas o exagero pode levar a sensação de falsidade por parte de quem está a receber o feedback. Seja sincero e fale com equilíbrio, pois isso ajuda o funcionário a compreender melhor seus êxitos.
  • Contexto ou momento inadequado: O feedback é uma conversa que precisa ser combinada tanto pela parte do líder quanto pela do colaborador. Isso ajuda a cada um a se preparar para conduzir a conversa de forma objetiva e coesa. Além disso, embora alguns colaboradores se sintam confortáveis com o reconhecimento público, outros já preferem que o momento seja mais reservado. Portanto adapte o tipo de feedback às necessidades e personalidade do colaborador.
  • Foco apenas nos resultados: Por fim, temos o foco demasiado em resultados. Se o colaborador entende que o que importa é somente os resultados, sua conduta e até mesmo forma de trabalhar ficam de fora do feedback. Isso atrapalha, pois as empresas também precisam que os colaboradores se adaptem por meio dos esforços e aprendizados adquiridos com o trabalho. Portanto, sempre considere a personalidade e forma de trabalhar de cada funcionário. 

Conclusão: o feedback positivo não se constrói da noite para o dia

O feedback positivo não é apenas uma ferramenta de reconhecimento, mas também um alicerce para a construção de uma cultura organizacional forte e saudável. Ele motiva, engaja e cria um ambiente onde os talentos se sentem valorizados e dispostos a dar o melhor de si. E ao contrário do que muitos pensam, esse não é uma evolução que acontece da noite para o dia, ela requer bastante prática e estudo por parte dos gestores e também colaboradores. 

Quando você implementa práticas consistentes de feedback positivo, a empresa não só vê melhorias no clima organizacional, como também alcança resultados maiores. Afinal, colaboradores que se sentem reconhecidos são a chave para um desempenho excepcional e para o sucesso sustentável e produtivo da organização. Comece agora mesmo: reconheça, celebre e veja os frutos de uma equipe mais motivada e conectada aos objetivos da empresa! Até a próxima!

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