Semana passada aqui no blog, nós falamos sobre demissão silenciosa e suas consequências para a vida do colaborador e para as empresas num todo. Essa semana, iremos falar do outro lado da moeda e que, se usado corretamente, evita a demissão silenciosa e garante o sucesso e produtividade dos funcionários dentro da organização: o feedback positivo.
Durante a pesquisa para este artigo, me deparei com o seguinte questionamento inspirado por este texto sobre a existência de feedbacks negativos ou positivos. Afinal, se considerarmos que todo feedback é aplicável na construção de uma produtividade mais de acordo com os valores da empresa em questão, podemos dizer que todo feedback é, na verdade, construtivo.
E a partir dessa noção, podemos também compreender que a natureza desse tipo de feedback mais construtivo revela um lado mais humanizado do processo de gestão de pessoas: ele revela também a filosofia com a qual aquela empresa se mantém e coloca em perspectiva que o processo de feedback é uma via de mão dupla, e não responsabilidade única da entidade empregadora.
Neste artigo, vamos explorar sobre o feedback positivo (ou construtivo) com insights e dicas valiosas para serem aplicadas e garantir o sucesso dos seus funcionários e empresa. Continue lendo!
O que é feedback positivo e por que ele é essencial?
Antes de mais nada, é essencial entender o que é esse tipo de devolutiva: O feedback positivo é o reconhecimento direto e construtivo de atitudes, resultados e comportamentos de colaboradores. Não se trata apenas de elogiar, mas de reconhecer de forma específica, com base em ações concretas. Ele é essencial pois é nítida a melhoria na motivação do funcionário quando ele recebe um feedback positivo, principalmente se este funcionário tem tendência ao perfeccionismo.
Além disso, ele avança a cultura organizacional e ajuda na redução de turnover, uma vez que a comunicação clara e aberta é colocada em prática. Muito mais do que breves elogios, ele funciona como um combustível emocional que impulsiona o colaborador a maximizar o seu potencial e desenvolver seu papel dentro da cultura organizacional do lugar, levando a uma colaboração em equipe maior e mais saudável.
Portanto, alguns do benefícios comprovados incluem:
- Motivação: Colaboradores que recebem feedback positivo frequentemente se sentem mais engajados e incentivados a manter ou superar seu desempenho.
- Cultura organizacional fortalecida: Empresas que priorizam o reconhecimento criam um ambiente onde os valores e a colaboração são reforçados.
- Redução do turnover: Reconhecimento constante diminui o desejo dos colaboradores de buscar novas oportunidades fora da organização.
Mergulhando dentro da estrutura de um feedback positivo eficaz
Embora pareça simples, a estrutura de um feedback eficaz requer atenção aos detalhes. Separamos alguns pilares de uma abordagem bem sucedida:
Seja claro e específico
Elogios como “Parabéns, ficou ótimo” podem até agradar em um primeiro momento, mas são vagos e incompletos pois não ajudam o colaborador a entender o que fez de correto. Um feedback claro e completo identifica a ação ou comportamento e nota porque tal atitude foi excelente e valiosa. Por exemplo, ao invés de dizer “Você foi incrível na apresentação”, prefira “Sua apresentação foi clara, objetiva e destacou os pontos mais importantes, que são x, y e z. Isso facilitou o entendimento do cliente para x assunto e deixou uma impressão profissional”.
Saiba escolher o timing perfeito!
Às vezes o timing de um feedback pode acabar motivando ainda mais um funcionário. Tome como exemplos feedbacks dados logo após a ação que motivou um funcionário: se o colaborador resolver um problema complexo, o ideal é reconhecê-lo enquanto o evento ainda estiver fresco na memória. Afinal, quem não gostaria de ouvir que fez um bom trabalho logo após ter feito o trabalho?
Use uma linguagem apropriada…
A escolha de palavras pode não parecer algo crucial, mas é! Use uma linguagem que reflita a verdade, mas também o entusiasmo pelo esforço reconhecido e evite exageros que possam soar inautênticos ou desnecessariamente formais. Isso ajuda na comunicação aberta e deixa o funcionário mais à vontade para receber o feedback.
… mas também encontre um equilíbrio entre o público e o privado
Embora reconhecer em público seja importante para reforçar comportamentos positivos, algumas situações exigem discrição. Saiba avaliar o contexto e o perfil do colaborador antes de escolher o momento certo e as palavras certas. Afinal, você quer que o colaborador se sinta à vontade, mas uma abertura grande demais pode causar a sensação de informalidade entre os colaboradores, o que é bom para o fato de que a comunicação fica mais aberta, mas ruim pelo fato da confusão entre autoridade do líder e o resto da equipe.
Os benefícios de um feedback positivo para uma equipe
O feedback positivo, embora feito individualmente na maioria das vezes, tem também muita importância quando feito no contexto de uma equipe pois promove:
Alto engajamento, onde o reconhecimento gera um senso de pertencimento e orgulho pelo trabalho realizado.
O fortalecimento da confiança, que se traduz em maior abertura para diálogos e mais disposição para colaborar em projetos desafiadores.
Melhoria do clima organizacional, onde os colaboradores se sentem valorizados e respeitados, o que aumenta a satisfação geral no trabalho.
E resultados empresariais aprimorados, uma vez que times mais felizes e valorizados apresentam maior produtividade, menor índice de erros e mais criatividade nas soluções.
Além disso, com o feedback positivo, cria-se um forte laço entre entidade empregadora e colaborador ao alinhar o trabalho à filosofia da empresa e sempre promover feedbacks que estejam alinhados com essas filosofias. Isso cria uma importância num contexto macro e na forma da empresa se posicionar e na forma em que ela é reconhecida.
Separamos alguns exemplos práticos de feedback positivo para diferentes situações:
Situação: Entrega acima da média
Exemplo de feedback positivo: “Seu relatório sobre as tendências do mercado foi extremamente detalhado e bem fundamentado em x e y pontos. Ele trouxe clareza para nossas decisões e nos deu um direcionamento mais assertivo para o próximo trimestre. Sua dedicação é inspiradora!”
Situação: Desenvolvimento de uma nova habilidade
Exemplo de feedback positivo: “Percebi como você tem se dedicado a melhorar suas habilidades de comunicação em reuniões. Seus pontos estão mais claros e objetivos, e isso tem facilitado o alinhamento de toda a equipe.”
Situação: Resolução de conflitos
Exemplo de feedback positivo: “A maneira como você mediou o conflito entre os setores foi exemplar. Sua abordagem equilibrada e focada no diálogo mostrou maturidade e liderança. Graças a você, conseguimos resolver rapidamente a situação.”
Ferramentas práticas que ajudam na aplicação de um feedback positivo
A implementação do feedback positivo pode ser facilitada por ferramentas e metodologias específicas. Algumas recomendações incluem:
- Plataformas de feedback:
Ferramentas como Feedz, CultureAmp ou Gupy são ótimas para integrar o feedback no cotidiano da empresa. Elas permitem registrar elogios e reconhecer os esforços de maneira consistente.
- 1:1 meetings:
Essas reuniões individuais são ideais para oferecer feedback positivo em um ambiente mais reservado e focado, mas promove excelentemente o uso da comunicação aberta, principalmente para aqueles funcionários mais tímidos que em dinâmicas de grupo tendem a ficar mais calados. Além disso, essas reuniões permitem alinhamentos mais personalizados e tira-dúvidas mais específicos.
- Cultura de reconhecimento público:
Reuniões com toda a equipe são momentos ideais para celebrar o progresso e as vitórias dos funcionários. Essa estratégia de feedback inclui os outros funcionários e suas felicitações referentes ao trabalho feito pelo colaborador celebrado. Elas geram maior impacto e promovem mudanças comportamentais mais rápidas
- Feedback contínuo
O reconhecimento frequente e pontual é uma opção adversa ao feedback anual e único. Com este tipo de feedback, o funcionário passa a reter mais informações e sugestões de melhorias imediatas as quais ele não precisa esperar um ano para começar a aplicar. Essa estratégia é excelente para a retenção de talentos.
Como os líderes podem aplicar o feedback positivo
Após o feedback ser dado, algumas ações podem potencializar o efeito contínuo, como por exemplo este com a palavra ACOMPANHE:
A – Acompanhe de perto: Observe como a pessoa estará aplicando o feedback no dia a dia e esteja sempre presente para oferecer o suporte contínuo.
C – Converse com frequência: Mantenha um canal aberto para a comunicação honesta e estabeleça diálogos frequentes para discutir os desafios e progressos.
O – Ofereça recursos: Proporcione as ferramentas e os treinamentos necessários para continuar a promover a melhora do funcionário.
M – Motive continuamente: O encorajamento constante contribui para um funcionário mais motivado e preparado.
P – Personalize o acompanhamento: Ajuste a sua forma de abordar de acordo com as necessidades e estilo de aprendizagem do colaborador.
A – Ajuste as metas: Revise os objetivos e metas para que ambos sejam alcançáveis em determinado tempo para o funcionário.
N – Navegue pelos obstáculos: Ajude a identificar e superar barreiras que possam impedir o progresso, oferecendo soluções práticas.
H – Honre as conquistas: Celebre as conquistas e cada vitória e reconheça perante a outras pessoas o esforço colocado nas tarefas.
E – Evolua junto: Essa caminhada é tanto do líder quanto do funcionário. Quando o líder promove um espaço de aprendizado atrelado ao estilo personalizado de liderança, bons resultados podem surgir.
Como evitar os erros comuns ao aplicar o feedback positivo
O feedback positivo pode sair pela culatra se não for aplicado da forma correta. Listamos 4 atitudes que podem atrapalhar o seu processo de feedback
- Falta de autenticidade: Comentários muito genéricos denunciam que o feedback não foi pensado de forma profunda, além disso, comentários forçados podem ter o oposto do objetivo desejado, desmotivando o colaborador. Certifique-se de que sua opinião seja genuína e atrelada a atitudes positivas do colaborador.
- Exageros: O entusiasmo é sempre bem vindo, mas o exagero pode levar a sensação de falsidade por parte de quem está a receber o feedback. Seja sincero e fale com equilíbrio, pois isso ajuda o funcionário a compreender melhor seus êxitos.
- Contexto ou momento inadequado: O feedback é uma conversa que precisa ser combinada tanto pela parte do líder quanto pela do colaborador. Isso ajuda a cada um a se preparar para conduzir a conversa de forma objetiva e coesa. Além disso, embora alguns colaboradores se sintam confortáveis com o reconhecimento público, outros já preferem que o momento seja mais reservado. Portanto adapte o tipo de feedback às necessidades e personalidade do colaborador.
- Foco apenas nos resultados: Por fim, temos o foco demasiado em resultados. Se o colaborador entende que o que importa é somente os resultados, sua conduta e até mesmo forma de trabalhar ficam de fora do feedback. Isso atrapalha, pois as empresas também precisam que os colaboradores se adaptem por meio dos esforços e aprendizados adquiridos com o trabalho. Portanto, sempre considere a personalidade e forma de trabalhar de cada funcionário.
Conclusão: o feedback positivo não se constrói da noite para o dia
O feedback positivo não é apenas uma ferramenta de reconhecimento, mas também um alicerce para a construção de uma cultura organizacional forte e saudável. Ele motiva, engaja e cria um ambiente onde os talentos se sentem valorizados e dispostos a dar o melhor de si. E ao contrário do que muitos pensam, esse não é uma evolução que acontece da noite para o dia, ela requer bastante prática e estudo por parte dos gestores e também colaboradores.
Quando você implementa práticas consistentes de feedback positivo, a empresa não só vê melhorias no clima organizacional, como também alcança resultados maiores. Afinal, colaboradores que se sentem reconhecidos são a chave para um desempenho excepcional e para o sucesso sustentável e produtivo da organização. Comece agora mesmo: reconheça, celebre e veja os frutos de uma equipe mais motivada e conectada aos objetivos da empresa! Até a próxima!