A economia geek é formada por um grupo de consumidores que tem ganhado muita relevância pelo seu nicho e interesse por produtos e serviços bem específicos.
Varejistas de todos os portes têm se atentado a esses consumidores que, em sua maioria, é formado por jovens e adultos, solteiros e com bom poder aquisitivo.
Mesmo assim, especialistas do mercado apontam que a economia geek ainda não atingiu seu potencial total no Brasil. Isso significa que marcas e prestadoras de serviço ainda tem muito o que aproveitar e explorar em relação a esse público consumidor.
Neste artigo conheça um pouco mais sobre os números da economia geek. Conheça as oportunidades e como esse grupo tem interferido positivamente nas mais diversas áreas do mercado.
Prepare seu “Guia do Mochileiro das Galáxias” e vamos lá! (E se você não entendeu a referência, continue a leitura e descubra mais!)
Os números da economia geek
Em 2019, uma pesquisa realizada pela Rakuten Digital Commerce mostrou que o público que compõem a economia geek gasta até 40% a mais que a média nacional.
Realizada entre maio de 2018 e abril de 2019, a pesquisa trouxe dados interessantes, como por exemplo:
- Em geral, o ticket médio de compras em e-commerces pelo público geek é de R$548, enquanto o ticket médio nacional é de R$329;
- Os estados do Amapá, Maranhão e Pará possuem o maior ticket médio entre o público geek;
- As regiões brasileiras com maior representatividade na economia geek são: Distrito Federal, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo;
- Quando o assunto é economia geek, o público masculino, com idade entre 20 e 30 anos possuem consumo médio maior;
- As compras do público geek são realizadas em sua grande maioria pelo computador e a forma de pagamento é o cartão de crédito.
Com esses dados, já é possível reconhecer que esse é um público que merece cada vez mais a atenção de empreendedores, principalmente dos que oferecem seus produtos e serviços de forma on-line.
Afinal de contas, o público geek é hiperconectado, e se sentem completamente à vontade no ambiente digital, onde trabalham, estudam, compram e se entretém.
Obstáculos do crescimento da economia geek no Brasil
Como já adiantamos na introdução, a economia geek ainda pode ser bastante explorada no Brasil e crescer ainda mais. Mas você deve estar se perguntando: o que falta para isso?
A resposta é um tanto óbvia, mas pode nos ensinar muitas coisas: as altas taxas de importação e exportação de produtos, além das burocráticas regras do sistema, podem ser consideradas os grandes entraves desse crescimento.
Um dos pontos fortes dessa economia é o licenciamento de produtos. No entanto, as regras limitam os produtos e os custos de licenciamento são altíssimos, fazendo com que poucas empresas consigam entrar nesse setor.
Já o alto custo das importações acabam pesando no bolso do consumidor final, que vê refletido no preço final gastos com tarifas altíssimas e com a distribuição.
A solução pode vir da oferta de serviços que vão além do entretenimento, como por exemplo a adaptação de determinados setores para atrair esses jovens.
Economia geek e o mês de maio
O mês de maio é considerado o mais importante para a economia geek. Afinal de contas, é nesse período onde acontecem as datas consideradas mais importantes desse universo, tais como:
04 de maio – Dia de Star Wars: data que celebra a saga Star Wars, franquia por George Lucas. A escolha do dia remete a uma das citações mais famosas da produção, e que se repete em diversos filmes “May the Force be with you”.
25 de maio – Dia da Toalha ou Dia do Orgulho Nerd: a data é uma homenagem aos fãs da série literária “Guia do Mochileiro das Galáxias”, criada Douglas Adam, e considerada um importante símbolo da cultura geek e nerd.
Durante o mês de maio é comum o lançamento de novos produtos, o aumento da venda dos clássicos e também da publicidade direcionada para esse público. Ou seja, acaba ocorrendo um aquecimento em setores diversos da nossa economia.
Como se preparar para a onda geek
O empreendedor que deseja conquistar esse público precisa, antes de tudo, entender a linguagem dessas personas. Isso significa conversar diretamente com o público geek, entender o que ele deseja e, além de oferecer soluções, “falar a mesma linguagem”.
O público geek é extremamente exigente e isso traz aos empreendedores a responsabilidade de fazer entregas de qualidade, de forma eficiente e com muita autenticidade.
Outro ponto que deve-se ter total atenção é que a comunidade geek é extremamente conectada. Isso está relacionado diretamente aos seus hábitos de divulgar um produto ou serviço rapidamente e, é claro, fazendo com que essa informação chegue com grande velocidade ao número cada vez maior de geeks.
Por isso, todo o cuidado é pouco. Se você pretende entrar nesse nicho, leve essas dicas em consideração: estude seu público, compreenda-o e preze muito pela qualidade.
E para a contratação de Geeks? GeekHunter!
Quando se fala em economia geek a tendência é pensarmos em camisetas, bottons, livros e Pop Funkos. Mas e quando falamos em serviços?
Os serviços que tem como alvo o público geek, especialmente da área de tecnologia, são caracterizados por sua adaptabilidade ao ambiente digital e também aos hábitos desse segmento.
Um exemplo de serviço que tem conseguido atuar na economia geek são as soluções em recrutamento e seleção on–line. E como o próprio nome já diz, a GeekHunter é um bom exemplo disso.
A empresa fundada em 2015 e com sede em Florianópolis, é especializada no recrutamento e seleção de profissionais tech e está transformado o cenário de contratações do país, e atingindo diretamente o público geek.
O segredo? É que a empresa proporciona uma experiência única para candidatos e uma eficiência sem precedentes para recrutadores. Tudo isso utilizando ferramentas como inteligência artificial e machine learning em conjunto com os conceitos mais atuais de recrutamento.
Ou seja: a GeekHunter consegue se comunicar com o público geek, os atrai pela tecnologia (uma das coisas que esse público mais valoriza) e tem a qualidade como seu grande objetivo final.
Como você viu, a economia geek pode crescer ainda mais. E se você quer entrar para esse mercado, conheça quem já é sucesso nesse setor!