Skip to main content
programador freelancer

Contratar programador freelancer pode não ser o melhor negócio

É cada vez mais comum empresas de tecnologia contratarem um programador freelancer para projetos pontuais ou como parceiros para suprir a grande demanda de trabalho.

Isto associado à quantidade de profissionais que estão migrando para a área Tech, seja para desfrutar do crescimento do setor ou como complemento de renda, acaba impulsionando essa forma de prestação de serviço.

Neste artigo iremos abordar os principais prós e contras para a sua empresa na hora destas contratações e propor diferentes maneiras de solucionar seu problema, sempre com um objetivo claro: seu sucesso a longo prazo.

A diferença entre programador freelancer e efetivo

Para iniciar, vamos falar sobre a diferença entre contratar um programador efetivo para fazer parte da sua equipe e optar por um freelancer.

Basicamente o nível de confiabilidade e comprometimento é o principal fator neste cenário. Enquanto um freelancer executa um trabalho esporádico, o programador contratado se dedica diariamente para a concretização das metas e a evolução de sua carreira na empresa.

Quando você consegue atrair e reter profissionais de alta performance, seu time se fortalece e sua marca vai se tornando referência no mercado. E, por consequência, uma empresa mais desejada pelos profissionais de TI, o que facilita todo o seu processo de recrutamento.

Vantagens de contratar um programador freelancer

vantagens programador freelancer

Pode ser que no momento, sua empresa precise de uma resolução mais rápida. Demandas não previstas surgiram e o que não pode acontecer é atraso nos prazos ou descontentamento de seu cliente.

Você não tem como sobrecarregar sua atual equipe e iniciar uma busca de programadores talentosos está fora de cogitação. Então, apesar de arriscado como veremos posteriormente, pode ser a hora de ter um apoio de um programador freelancer.

Especialização em algo específico

Logo após a nova demanda ter surgido em sua mesa, os profissionais da sua empresa podem entendê-la e decupá-la em tarefas menores.

Neste caso, é muito mais prático encontrar programadores freelancer que atendam sua necessidade e consigam abraçar aquela função específica com agilidade. Quase de um dia para o outro.

Custo reduzido no curto prazo

É de conhecimento geral que a contratação de um profissional fixo gera uma despesa maior para a empresa no curto prazo.

Custos estes que podem não estar compreendidos no orçamento para o semestre, por exemplo. Optar por um freelancer sai mais barato porque envolve uma seleção mais objetiva, sem tantos pré-requisitos.

É importante lembrar que estamos desconsiderando os custos de onboarding e a economia a longo prazo em função do custo de oportunidade.

Menos envolvimento do RH

Antes de envolver a equipe de RH em um recrutamento mais criterioso de programadores, fazer a avaliação de programadores freelancer disponíveis no mercado, com boas referências e um portfólio interessante pode ser algo mais assertivo para o projeto que você tem em mãos.

Nem sempre é a melhor saída, mas pode ser considerada uma situação emergencial e que desafogue um pouco o setor de RH.

A verdade é que muitos desenvolvedores estão escolhendo seguir uma carreira como programador freelancer devido à oportunidade de montar seus próprios horários de trabalho, sem depender de uma liderança direta que defina seus passos.

Mas isso também pode ser falta de conhecimento do modelo de contratação PJ que permite tais peculiaridades e ainda garante uma conexão melhor entre a empresa e o profissional.

PJ ou CLT: qual optar para a área de TI?

Devantagens de contratar um programador freelancer

desvantagens programador freelancer

Efetivar um profissional na sua empresa faz com que essa pessoa trabalhe com exclusividade para os interesses do seu negócio, dedicando toda a sua energia em prol de suas metas.

E como já alertado que nem tudo são flores, vamos aos contras de contratar um programador freelancer.

Dificuldade de comunicação e integração

Toda relação evolui com o tempo. Com as relações profissionais o esquema é o mesmo.

Quanto mais você conhece um profissional, melhor você sabe dirigi-lo e construir com ele as ideias mais criativas.

A falta de proximidade entre o programador freelancer e a empresa pode causar dificuldades de entendimento, cooperação e a chegada a um denominador comum para dar andamento ao projeto.

Risco de vazamento de informação

A comunicação também é melhor, quando falamos em questões de segurança e confiabilidade, a partir do momento em que o programador compõe seu time.

Para que um trabalho seja realizado com excelência, todos os envolvidos precisam ter bem claros quais são os pontos fortes e fracos, oportunidades e problemas do projeto em questão.

Ao compartilhar muitos dados e detalhes com o programador freelancer, situações como vazamento de informações sigilosas é algo a ser ponderado.

Falta de controle de sua atividade

Um desenvolvedor efetivado, mesmo que PJ, pode ser acompanhado e avaliado constantemente pelo seu desempenho, ao contrário do que acontece com um programador freelancer.

Sabemos da praticidade na comunicação com estes profissionais, mas não é possível analisar o real envolvimento e dedicação com a atividade solicitada e nem ter a certeza do cumprimento dos prazos. A confiança precisa ser mútua!

Claro que existem diversos outros fatores mais específicos que podem ser levados em consideração, mas optamos aqui por atender os principais pontos, ou seja, os que realmente fazem a diferença.

Por que optar por profissionais efetivados?

Após colocar na balança os prós e contras, você e sua empresa ficam mais seguros para tomar uma decisão considerando o momento que estão passando.

Mas é inegável que existe um comprometimento maior do profissional efetivado em relação ao programador freelancer.

O perfil de profissional também tende a variar conforme o modelo de contratação. A procura por freelancers tende a resultar no encontro de profissionais com menor nível de senioridade.

Isso é explicado de acordo com a imagem que a sua empresa está passando. Ao buscar profissionais efetivados você elimina a desconfiança e filtra profissionais mais engajados, isso resulta diretamente numa taxa menor de turnover em TI e aumenta o seu indicador de NPS no RH.

E a forma de encontrar os melhores programadores para seu time é por meio de uma plataforma que auxilia você durante todo o processo seletivo com um time de especialistas em encontrar o profissional de tecnologia ideal conforme suas necessidades. Estamos falando da GeekHunter!

Contratar programador com a Geek é realmente impressionante:

  • O tempo médio de contratação é de apenas 14 dias desde a primeira abordagem;
  • Os clientes da Geek entrevistam em média 5 candidatos para cada contratação realizada;
  • 97% dos candidatos dão retorno em até 24h.

Quer saber mais? Aproveite e também descubra os 8 motivos para você usar a GeekHunter como software de recrutamento.

Compartilhar

Redação GeekHunter

Artigos escritos pela equipe de conteúdo da GeekHunter.