Dentre todas as áreas afetadas pela inovação tecnológica, o mercado da comunicação foi um dos que mais mudou, trazendo para o nosso dia a dia e para o nosso trabalho uma série de ferramentas que vêm provocando uma verdadeira revolução.
Um dos setores que mais se beneficia com essa inovação é a comunicação interna das empresas, que pode simplificar a troca de informações e melhorar de forma evidente o relacionamento entre os colaboradores de diferentes equipes ou mesmo setores.
É claro que em algumas organizações, essa revolução na comunicação interna acontece de forma mais ágil, principalmente se essa organização for uma empresa que investe em tecnologia e inovação.
Porém, investir em tecnologia na comunicação nem sempre significa que essa é uma comunicação eficiente. É preciso também uma cultura que promova e incentive engajamento dos colaboradores.
Se você quer saber se sua empresa possui uma comunicação interna eficiente e de que forma melhorar esse processo em sua organização, continue acompanhando este artigo.
O que torna a comunicação interna eficaz?
O princípio básico de uma comunicação interna eficaz é atender aos objetivos da empresa, mas além disso, é preciso também que essa comunicação esteja alinhada ao perfil dos colaboradores.
Afinal de contas, de que adianta ter uma equipe totalmente envolvida em tecnologia se a sua comunicação interna é baseada apenas em murais e documentos impressos?
Isso significa que para ser eficaz, a comunicação precisa acompanhar as novidades do mercado, mas se manter alinhada a cultura da empresa e também ao perfil de seus colaboradores.
Qual o perfil dos colaboradores de uma empresa de tecnologia?
Geralmente, os profissionais de empresas de tecnologia, principalmente os de TI, possuem algumas características bem específicas em comum. São elas:
- Amor pela inovação e por desafios que trazem superação;
- Interesse e envolvimento na análise de dados;
- Tendências ao empreendedorismo;
- Autonomia para execução de tarefas;
- Criatividade na resolução de problemas e tarefas;
- Constante aprendizado.
Essas são apenas as características mais comuns e desejadas de um profissional de tecnologia, no entanto, a partir delas, já é possível prever e traçar um plano de comunicação interna que integre essa equipe e funcione efetivamente.
3 ferramentas para melhorar a comunicação interna
Uma boa comunicação é fundamental para que os trabalhos de uma equipe de tecnologia sejam produtivos e obtenham bons resultados. E isso acontece pois é necessário que o alto fluxo de informações que uma organização de tecnologia possui sejam compartilhados com qualidade entre os colaboradores.
Em razão disso, apresentamos abaixo as 3 melhores ferramentas para tornar a comunicação interna de sua empresa efetiva e integrada ao perfil de seus colaboradores. Confira:
1. Hangouts
Ferramenta de comunicação gratuita do Google, o Hangouts já é bastante popular no mercado corporativo, principalmente por suas funcionalidades de videoconferência e transmissões ao vivo pelo Youtube.
Dentre as suas funcionalidades, o Hangouts permite:
- Interface simples e múltiplos recursos: vídeo, áudio e texto;
- Conferência e videoconferência com duas ou mais pessoas;
- Compartilhamento de arquivos;
- Integração com demais produtos do Google, como Gmail, Google Drive, Agenda, entre outros;
- Utilização em computadores, tablets e smartphones;
2. Slack
Uma das ferramentas mais utilizadas pelas startups, o Slack é um grande aliado da comunicação interna de empresas de tecnologia. O software permite a comunicação de equipes com suporte a canais e conversas privadas.
Entre os benefícios do Slack para a comunicação interna estão:
- Interface amigável e que permite a centralização da comunicação e troca de informações entre equipes;
- Integrações com plugins e produtos do Google;
- Compartilhamento de arquivos;
- Utilização em computadores e smartphones
3. Hipchat
Desenvolvido para empresas de tecnologia que necessitam de uma rede de comunicação interna multiplataforma, o Hipchat possui uma linha semelhante aos aplicativos como Whatsapp, Line e Viber.
Entre as funcionalidades e benefícios para a comunicação interna de uma empresa de tecnologia estão:
- Interface simples, semelhante a uma sala de bate-papo;
- Teste gratuito por 30 dias;
- Para equipes de até 5 pessoas o produto é gratuito;
- Ferramenta com foco na agilidade e interação de equipes internas;
- Integração com ferramentas como Jira, Confluence e Bitbucket;
- Criação de grupos com interesses públicos ou privados;
- Compartilhamento de arquivos.
Como otimizar a comunicação interna em uma empresa de tecnologia?
Dentre as ferramentas mais comuns na comunicação interna de uma empresa está a velha conhecida Intranet.
Porém, se essa Intranet não for atualizada e deixar de acompanhar os demais produtos de comunicação do mercado, ela acaba se tornando obsoleta e, consequentemente, sem o engajamento dos colaboradores.
Além dessa atualização constante da Intranet, outras medidas podem ser tomadas para otimizar a comunicação interna de uma empresa de tecnologia:
Integração com múltiplas plataformas e aplicativos
Com processos cada vez mais dinâmicos e detalhados, a cada dia, as empresas de tecnologia adotam novos programas e plataformas para otimizar seus trabalhos e integrar as equipes.
Para otimizar a comunicação dentro da empresa, o ideal é que essas plataformas e aplicativos sejam integrados, melhorando a usabilidade e facilitando o engajamento dos colaboradores.
O investimento em plataformas colaborativas integradas tem crescido a cada ano nas organizações.
Este tipo de espaço, além da troca de informações profissionais, permite uma aproximação dos colaboradores através de assuntos em comum que fogem das tarefas do dia a dia, mas que tem muito a acrescentar no desenvolvimento profissional e pessoal dos trabalhadores.
Aumento da segurança de dados
Uma preocupação constante de quem trabalha em empresas de tecnologia está relacionado a segurança dos dados.
Em vista disso, a necessidade do aumento dessa segurança se torna cada vez mais necessária, visando a adoção de novas ferramentas e o compartilhamento de informações com segurança.
Com a adoção de ferramentas e a otimização de processos já existentes na organização, é possível redimensionar e dar um novo destaque a importância da comunicação interna em uma empresa de tecnologia.
Entre as inúmeras vantagens desse processo está a integração entre as equipes e o compartilhamento de informações que podem facilitar não apenas o trabalho dos envolvidos, como também a redução de custos, o aumento da produtividade dos colaboradores e, consequentemente, o aumento dos lucros.
E como é a comunicação interna na sua empresa? Existe o engajamento real de funcionários? A comunicação é eficiente? Ou o que você sugere para que a comunicação interna na sua empresa se torne verdadeiramente eficiente? Compartilhe conosco o seu comentário!