Um processo seletivo aberto por muito tempo é sinônimo de prejuízo na certa. Para evitar que isso aconteça, o caminho é manter-se atualizado sobre as melhores técnicas de como contratar mais rapidamente.
Nas empresas que possuem uma grande demanda por profissionais disputadíssimos no mercado, como os de TI, essa é uma questão ainda mais importante. Afinal, como fechar vagas na velocidade que a transformação digital exige?
Se essa é uma pergunta que tem martelado por aí, então o artigo de hoje chegou em boa hora. Ao longo dele, traremos dicas valiosas para quem busca contratar em menos tempo. Vem com a gente!
Por que um processo de contratação rápido é tão importante?
Embora muitos profissionais ainda associem um processo de contratação rápida com algo mal feito, isso está bem longe de ser verdade.
Na real, processos de recrutamento e seleção que se estendem para além do necessário geralmente trazem uma série de problemas para a empresa.
Sempre que surge uma vaga nova, seja porque um funcionário foi desligado ou porque a organização está expandindo, o ideal é que ela seja preenchida o quanto antes. Caso contrário, isso pode resultar em:
- Atraso na entrega e execução de demandas importantes;
- Sobrecarga de outros membros da equipe e, consequentemente, queda na produtividade;
- Custos adicionais com horas extras de alguns profissionais, que talvez precisem lidar com o acúmulo de funções até que a vaga seja preenchida;
- Comprometimento das estratégias (e crescimento) do negócio.
Em resumo: um processo seletivo demorado é sinônimo de custos elevados para o RH e para a empresa como um todo.
Em contrapartida, quanto antes uma vaga for preenchida, mais rapidamente a organização recuperará todo o seu potencial produtivo. Só vantagens, né?
O que pode estar por trás de uma contratação muito demorada?
Antes de conhecer as dicas de como contratar mais rapidamente, é importante identificar o que pode estar prejudicando o preenchimento de vagas da sua empresa. Somente assim será possível atuar de forma mais assertiva.
Dito isso, queremos te apresentar as principais causas que comprometem a agilidade do recrutamento e seleção:
- RH enxuto, que precisa lidar com muitas responsabilidades e, por isso, não consegue se dedicar exclusivamente ao R&S;
- Escassez de profissionais qualificados e experientes – desafio bem comum no recrutamento tech;
- Processo predominantemente manual, o que torna algumas etapas mais demoradas do que o necessário;
- Erros em etapas básicas do R&S, como no entendimento sobre o perfil desejado para a vaga e a divulgação da oportunidade nos canais corretos;
- Baixo engajamento dos candidatos – o que muitas vezes é consequência de processos seletivos muito demorados, com excesso de provas e testes;
- Employer Branding comprometida no mercado de trabalho (acontece quando a empresa não é vista como um bom lugar para trabalhar).
E aí, se identificou com alguma dessas situações? Então, finalmente, chegou a hora de entender como contorná-las!
Como contratar mais rapidamente?
Assim como podem existir diferentes causas por trás de uma vaga aberta por muito tempo, o caminho para um processo de contratação rápido também passa por diferentes estratégias.
Em outras palavras, muito provavelmente o RH precisará olhar para mais de uma ação se quiser preencher posições com mais agilidade daqui pra frente.
Confira, na sequência, como contratar mais rapidamente a partir de 6 dicas:
1 – Fortaleça sua marca empregadora
Se a sua empresa não é percebida como um bom lugar para se trabalhar, isso certamente comprometerá a capacidade dela de atrair e contratar novos talentos.
Para evitar que isso aconteça, é importante mapear constantemente a satisfação dos atuais colaboradores a fim de entender o que ainda pode ser feito para que eles tenham uma experiência mais positiva.
A construção de um Employee Value Proposition (EVP) atraente também fará toda a diferença.
2 – Arrase no job description
A descrição de vaga é uma etapa super importante do R&S. Afinal, é por meio dela que boa parte dos candidatos chegará até a sua empresa.
Para mandar bem nessa hora, é importantíssimo ter um entendimento amplo sobre as reais necessidades do cargo, incluindo as habilidades técnicas e comportamentais necessárias para ocupá-lo.
Lembre-se que a falta de entendimento sobre o perfil desejado para a vaga está entre os fatores que comprometem a agilidade da contratação, além de gerarem retrabalho para o RH e resultarem em contratações equivocadas.
Portanto, não deixe de alinhar as expectativas com o gestor da área antes de iniciar qualquer divulgação!
3 – Automatize algumas etapas do R&S
É impossível falar sobre como contratar mais rapidamente sem mencionar o uso da tecnologia. Afinal, atualmente é possível contar com inúmeras ferramentas tecnológicas que trazem mais agilidade aos processos seletivos.
Por exemplo: com o apoio de um software de recrutamento é possível automatizar muitas tarefas, indo desde a triagem inteligente de currículos até o envio de convites para entrevistas.
4 – Recorra a um banco de talentos
Já pensou como seria mais fácil se a sua empresa pudesse recorrer a um banco de talentos qualificados na hora de preencher uma vaga?
Não é de hoje que essa estratégia faz sucesso entre os recrutadores de pessoas. Mas, como construir o próprio banco de talentos é algo que leva tempo, muitos têm recorrido a uma nova alternativa: o Marketplace de Recrutamento.
Trata-se, basicamente, de um banco de talentos terceirizado, no qual é possível encontrar profissionais qualificados e convidá-los para participarem de seus processos seletivos.
5 – Simplifique processos
Como dissemos antes, ter um processo seletivo composto por muitas etapas pode fazer com que a sua empresa perca bons talentos. E ninguém quer isso, certo?
Obviamente, a realização de testes, dinâmicas e entrevistas são super importantes para validar hard skills e soft skills. Mas é importante ter bom senso para não exagerar!
Na plataforma da GeekHunter, por exemplo, nós simplificamos essa questão: todos os profissionais que compõem nosso banco de talentos passam por avaliações inteligentes de currículos e testes de programação assim que se cadastram na plataforma.
Esses testes, por sua vez, podem ser usados em todos os processos seletivos que eles participarão por meio da Geek – o que encurta significativamente o tempo de contratação.
6 – Conte com o apoio de especialistas
Uma equipe de RH muito enxuta e sobrecarregada dificilmente conseguirá dedicar o tempo necessário para fechar uma vaga com agilidade.
Se esse é o caso da sua empresa, a solução pode estar na contratação de profissionais especializados em R&S para auxiliar nas etapas mais importantes deste processo.
Uma das modalidades que tem se destacado nesta frente é o Tech Recruiter as a Service (TraaS), serviço que coloca uma equipe externa de especialistas para apoiar o RH das empresas a contratarem profissionais de tecnologia em menos tempo.