Um ambiente de trabalho saudável é um item básico para uma organização que quer manter em seu time colaboradores competentes e engajados com o propósito da empresa.
Afinal de contas, trabalhar em um lugar com comunicação eficiente, sinergia de atividades, equipe parceira, estimulada e sem estresse é o sonho de qualquer profissional. E que, além de tudo isso, traz inúmeros benefícios também para as empresas.
O resultado de um ambiente de trabalho saudável é perceptível e se dá com a melhora na concentração dos colaboradores, maior motivação e, consequentemente um aumento na produtividade sem que isso signifique mais estresse ou pressão.
Para ajudar você a tornar o seu ambiente de trabalho mais saudável, separamos algumas dicas fáceis de serem implantadas e que, com certeza, vão trazer resultados incríveis para sua organização.
Vamos lá?
O que define um ambiente de trabalho saudável
Antes de buscar soluções, é importante entender a definição de um ambiente de trabalho saudável. Assim, ficam mais claros quais as providências a sua empresa precisa tomar.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), um ambiente de trabalho saudável é aquele…
“ em que os trabalhadores e os gestores colaboram para o uso de um processo de melhoria contínua da proteção e promoção da segurança, saúde e bem-estar de todos os trabalhadores e para a sustentabilidade do ambiente de trabalho tendo em conta as seguintes considerações estabelecidas sobre as bases das necessidades previamente
determinadas:
• Questões de segurança e saúde no ambiente físico de trabalho;
• Questões de segurança, saúde e bem-estar no ambiente psicossocial de trabalho, incluindo a organização do trabalho e cultura da organização;
• Recursos para a saúde pessoal no ambiente de trabalho;
• Envolvimento da empresa na comunidade para melhorar a saúde dos trabalhadores, de suas famílias e outros membros da comunidade.”
A partir dessa definição, podemos perceber que um ambiente de trabalho saudável vai além do espaço físico e leva em consideração dois fatores de extrema importância para a saúde mental do trabalhador: a inclusão de fatores psicossociais e de práticas de saúde individual.
Confira agora, o que sua organização precisa fazer para oferecer um ambiente de trabalho saudável para seus colaboradores.
7 dicas para ter um ambiente de trabalho saudável
1 – Estabeleça comunicação interna eficiente
Não é novidade que mais da metade dos conflitos e problemas em uma empresa são resultados de falta de comunicação.
Por isso, investir em uma comunicação interna eficiente é primordial para que os colaboradores tenham um bom relacionamento e consigam compreender de forma clara e objetiva os seus papéis, suas metas e as expectativas de seus líderes e gestores.
Além de trabalhar o diálogo entre os colaboradores, as organizações possuem hoje uma série de canais que tornam e a comunicação mais clara, eficiente e acessível, como por exemplo: intranet, TV corporativa, jornais internos, murais, redes sociais, entre outros.
Uma comunicação interna eficiente fortalece laços e tem um papel de extrema importância no clima da organização.
2 – Invista em espaços físicos confortáveis e seguros
Oferecer um ambiente de trabalho limpo, bem ventilado e iluminado, além de proteger a saúde do trabalhador, também é considerado um motivador.
E engana-se quem pensa que para oferecer isso é preciso de altos investimentos.Pequenos ajustes e adaptações podem ser fundamentais para melhorias físicas no espaço de trabalho.
Além disso, oferecer um pouco mais de conforto, pode tornar o ambiente de trabalho mais hospitaleiro e agradável, como por exemplo: investir em móveis ergonômicos, espaços para descanso e lanches coletivos, entre tantos outros.
Grande empresas, como por exemplo o Google, são famosas por esses espaços, que também foram adotados (de forma adaptável) por startups e pequenas empresas.
Investir em espaços físicos confortáveis e seguros é também uma forma de valorizar os colaboradores e demonstrar que a empresa se importa com seu bem-estar no dia a dia.
3 – Promova o diálogo entre líderes e liderados
Empresas que estão dispostas a ouvir seus colaboradores têm muito a ganhar. Afinal de contas, são eles quem conhecem a organização na prática e podem identificar aquilo que precisa ser ajustado, melhorado ou ampliado.
E para isso, nada melhor do que estimular um diálogo aberto e respeitoso entre líderes e liderados, tornando esse relacionamento mais próximo, confiável e que, possivelmente trará excelentes resultados para a organização.
4 – O reconhecimento deve fazer parte das relações de trabalho
Reconhecer e recompensar equipes e colaboradores pelos trabalhos realizados são atitudes importantes para empresas que buscam atuar de forma estratégica.
E engana-se quem pensa que esse reconhecimento é apenas financeiro. Muitas empresas recompensam seus colaboradores de forma criativa, com premiações diversificadas, dias de folga, entre outros reconhecimentos de baixo ou até mesmo sem nenhum custo.
Esse tipo de atitude por parte da empresa mostra como gestores e líderes se importam com seus colaboradores e são grandes incentivadores tanto para quem recebe o reconhecimento, quanto para os colegas que almejam estar na mesma situação.
5 – Estimule feedbacks construtivos
Ferramenta poderosa que está nas mãos dos gestores, o feedback, quando dado de forma construtiva, estimula e motiva os colaboradores a fazerem entregas cada vez melhores e a trabalhar de forma eficiente.
Mesmo em casos onde há a necessidade de se dar um feedback negativo, essa ferramenta costuma trazer excelentes resultados tanto para quem recebe quanto para o líder responsável por oferecê-lo.
Isso acontece pois, em situações como essa, uma aproximação acaba acontecendo e os ajustes necessários são feitos em conjuntos e com um foco no bem maior da empresa.
6- Aposte na diversidade
Um ambiente de trabalho saudável é um ambiente onde a diversidade é acolhida e respeitada. Por isso, organizações que investem nesse propósito ganham ainda mais a admiração e o respeito de seus colaboradores, parceiros e sociedade.
É válido ressaltar que uma organização que incentiva a diversidade é um ambiente de trabalho repleto de novas ideias, novas perspectivas e com grandes chances de ter resultados melhores.
7- Cumpra as Leis Trabalhistas
Para que o ambiente de sua organização seja considerado de fato saudável, é mais do que essencial o respeito e o cumprimento das Leis Trabalhistas.
Atitudes básicas como o pagamento em dia, férias e 13º são fundamentais para que um colaborador tenha confiança na empresa e se sinta seguro e motivado a cumprir suas funções.
Obedecer às Leis Trabalhistas é, além de uma obrigação da empresa, um sinal de respeito com os colaboradores e com a história da própria organização.
Agora que você já sabe o que é um ambiente de trabalho saudável em sua mais pura definição e que, com pequenas ações é possível estabelecê-lo em sua organização, é hora de colocar as nossas dicas em práticas.
E se você tem mais alguma sugestão para deixar o ambiente de trabalho saudável, não deixe de compartilhá-la conosco. Afinal de contas, organizações são mutáveis, e precisam sempre ser renovadas para atender da melhor forma todos os seus públicos.