No ambiente de trabalho, onde o convívio de pessoas de diferentes perfis e formações se faz presente, o surgimento de algumas discussões e mesmo desentendimentos é algo bem mais comum do que se imagina, e é por isso que é importante aprender sobre administração de conflitos.
E, para que a ordem seja mantida, a administração de conflitos é extremamente necessária.
Construir e zelar por um ambiente corporativo harmônico é fundamental para que equipes consigam desenvolver seus trabalhos com qualidade, o que reflete diretamente no sucesso da empresa.
Cabe, principalmente aos gestores, lidar com a administração de conflitos de forma inteligente, visando tornar o trabalho mais produtivo e eficiente, e também para manter as relações saudáveis.
Confira neste artigo algumas dicas para gerenciar os conflitos de forma eficaz, trazendo mais produtividades e novas possibilidades para as equipes e para a organização.
Administração de conflitos ao longo do tempo
Os conflitos nas organizações existem desde sempre. E, antes que sejam vistos apenas de forma negativa, é válido lembrar que é graças aos conflitos que determinados assuntos são levados a debate. E, consequentemente, servem como fonte de novas ideias ou revisão de determinados conceitos.
Em “Comportamento Organizacional”(2002) Robbins explica que, na visão tradicional, o conflito era entendido como algo ruim e que deveria ser evitado.
E isso era bastante comum nas décadas de 30 e 40. Esse tipo de ocorrência era logo relacionada a falhas de comunicação interna, problemas de confiança e, principalmente a incompetência de lideranças.
Hoje, os conflitos são vistos de forma interacionista, onde além de serem vistos como uma força positiva, também são encarados como uma forma necessária para que determinado grupo consiga alcançar um melhor desempenho.
A visão interacionista dos conflitos propõe que os líderes sejam encorajados a manter certo nível de conflito em seus grupos para mantê-los criativos e autocríticos.
Como surgem os conflitos
Praticamente inevitáveis em um ambiente corporativo, os conflitos tendem a surgir em ambientes ou em situações que potencializam as diferenças.
Alguns fatores tornam o ambiente organizacional mais propício ao surgimento de conflitos. São eles:
- Mudanças organizacionais: pressão do mercado, reestruturações, demissões, entre outros.
- Recursos limitados: corte de recursos financeiros e de pessoal, sobrecarga de trabalho, entre outros.
- Impasses relacionados a metas e objetivos: choque de interesses entre departamentos e diretoria, objetivos concorrentes, entre outros.
- Falhas na comunicação interna;
- Ausência de processos bem definidos e estruturados;
- Problemas relacionados ao clima organizacional .
Encontrar as principais causas do surgimento dos conflitos auxilia os gestores a encontrar as melhores soluções para a administração dos conflitos. Porém, mais importante que a causa é a forma como essa administração é realizada.
O que é administração de conflitos?
Como já ficou claro, nenhuma organização está livre de conflitos. Porém, a forma como é realizada a administração de conflitos é o que irá contar para o bom ou mau aproveitamento da situação.
Promover o diálogo e lidar com os colaboradores envolvidos são premissas básicas da administração de conflitos. Une-se a isso a cooperação e a assertividade dos gestores.
Já que os conflitos não são iguais, por mais que as causas sejam comuns, a sua abordagem também deve ser diferente. Isso significa que não existe um estilo certo ou errado na administração de conflitos.
No entanto, algumas boas práticas podem ser fundamentais para a administração de conflitos de forma eficaz.
Confira a seguir dicas essenciais para um bom gerenciamento de conflitos:
7 dicas para uma administração de conflitos eficaz
1- Valorize os colaboradores
Os colaboradores são a base de qualquer organização. Por isso, é fundamental valorizar essas pessoas e buscar entender suas visões sobre determinados processos e ocorrências dentro de uma empresa.
2- Ouça atentamente as partes envolvidas
A excelência da comunicação está, principalmente, em saber ouvir. Por isso, busque compreender com atenção o que o outro tem a dizer.
3- Ataque o problema, não as pessoas
Foque no problema e jamais leve as coisas para o lado pessoal. Em um momento de conflito, quem se mantém centrado no real problema consegue encontrar melhores soluções e manter a harmonia entre os envolvidos.
4- Esteja aberto a novas ideias
“Uma mente que se abre a uma nova ideia jamais volta ao seu tamanho original”. Essa frase, de Albert Einstein, traduz um dos comportamentos mais eficazes durante a administração de conflitos.
Estar disposto a ouvir e entender que nossas convicções podem ser mudadas é um excelente caminho para o entendimento em busca de uma solução.
5- Exerça a empatia
A capacidade de se colocar no lugar do outro permite que tenhamos um entendimento melhor da situação e do posicionamento de determinada pessoa.
Por isso, busque ter empatia pelos colaboradores, compreender seus pensamos e enxergar de que forma os envolvidos encaram a solução.
6- Argumente de forma inteligente
Saber argumentar de forma inteligente é fundamental para conseguir “vender uma ideia”. Por isso, prepare-se para entender o outro, mas também para defender suas convicções de forma honesta e eficaz.
Nesse caso é fundamental estudar o problema, assim como os envolvidos. Dessa forma, você consegue ter mais clareza sobre os fatos e saber a melhor forma de se posicionar.
7- Evite desgastes desnecessários
Saber lidar de forma inteligente com as pessoas é primordial para evitar desgastes desnecessários. Por isso, busque compreender os colaboradores envolvidos, mantenha o foco na solução do conflito e priorize a harmonia no ambiente de trabalho.
Transforme conflitos em oportunidades
Como já citamos anteriormente, é fundamental que os gestores encarem os conflitos como oportunidades e não como problemas.
Dessa forma, a administração de conflitos passa a ter um outro sentido e é executada com o claro objetivo de tornar melhor aquela organização.
Para isso, busque apoio nos setores de RH e veja como a cultura organizacional pode ser beneficiada com uma administração de conflitos empática, inteligente e com foco em novas oportunidades.
Além disso, nunca se esqueça da importância de humanizar os colaboradores de sua organização, afinal de contas, são eles que fazem a diferença e são co-responsáveis pelos rumos da empresa e a imagem que ela representa no mercado.
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Agora chegou a sua vez! Você já administrou algum conflito? De que forma a sua empresa atua na administração de conflitos? Deixe seu comentário e compartilhe suas experiências.