O processo de demissão em uma empresa envolve diversas partes e, se não for feito da melhor forma, pode causar impactos, muitas vezes, irreversíveis. É por isso que saber como demitir um funcionário é essencial para organizações de qualquer porte.
O processo de demissão envolve peças fundamentais em uma organização como:
- Colaborador demitido;
- Gestor;
- RH;
- Colegas;
- Clientes;
- Fornecedores, entre outros.
E é por isso que cada vez mais é preciso tratar esse processo de forma humanizada, buscando entender as necessidades de cada lado envolvido e de que maneira serão afetados.
Para ajudar você a entender como demitir um funcionário de forma humanizada, preparamos algumas dicas para tornar esse processo menos desgastante e mais eficiente.
Confira!
Demissão humanizada
Com certeza, uma das tarefas mais difíceis desempenhadas por um gestor é ter que demitir um colaborador.
Afinal de contas, essa é uma conversa que envolve fatores cruciais, como carreira, situação financeira e até mesmo autoestima.
E mesmo se tratando de um ato jurídico, a demissão pode, e deve, considerar os aspectos humanos envolvidos.
Por isso, para amenizar todos os efeitos negativos dessa situação, algumas organizações já têm adotado procedimentos-padrão de forma cada vez mais humanizados e melhor conduzidos.
O conceito de demissão humanizada, também chamada de Outplacement, surgiu nos Estados Unidos na década de 60, quando uma demissão em massa ocorreu nos setores de Ciência e Engenharia.
No Brasil, o conceito chegou na década de 80. Mas só agora tem se tornado conhecido e adotado por parte das organizações no país.
A demissão humanizada é caracterizada por ser feita de forma justificada, comunicada e explicada de forma bastante cuidadosa, levando em consideração o respeito pelo colaborador e por sua história dentro da organização.
Uma das principais características da demissão humanizada é levar em consideração os aspectos humanos desse processo, reduzindo assim atritos e maiores prejuízos.
6 dicas de como demitir de forma humanizada
Agora que você já sabe a importância desse processo, confira dicas de como demitir um funcionário de forma humanizada:
1. Prepare a reunião onde será anunciada a demissão
Assim que a decisão da demissão for tomada, o gestor e a equipe de RH deverão reunir todos os documentos que envolvem o processo e ter em mãos os valores que devem ser pagos ao funcionário.
Além disso, deve-se definir como o anúncio será conduzido.
Durante o planejamento desta reunião é importante que apenas os colaboradores que vão participar da reunião, ou que estejam envolvidos na decisão da demissão, tenham acesso a essas informações.
É preciso cuidado para que essas informações e que a decisão não seja vazada antes da hora.
Pois caso o colaborador que será demitido tenha essa informação antes do planejado, a empresa pode ter alguns graves problemas.
2. O anúncio da demissão deve ser feito pessoalmente
É de extrema importância que o anúncio da demissão seja feito pessoalmente e, preferencialmente, com a presença do supervisor direto desse colaborador.
Dessa forma, os profissionais presentes (RH e supervisor) poderão dar o apoio necessário tanto ao demitido como ao interlocutor da mensagem, controlando reações e buscando amenizar toda a situação.
Em todo o momento é exigido o profissionalismo de ambas as partes, levando em consideração a história do colaborador dentro da empresas e de que forma ele colaborou e foi confiado a assumir o cargo em questão.
3. Trate o colaborador da forma como você gostaria de ser tratado
“Tratar o outro como você gostaria de ser tratado” não é apenas uma mensagem bonita para se postar nas redes sociais, mas algo que deve ser aplicado em nosso dia a dia, principalmente em momentos delicados como o de uma demissão.
Dessa forma, tenha paciência e esclareça todos os pontos que levaram à demissão e também aqueles que, porventura, gerarem dúvidas ao colaborador.
Trate esse profissional com brandura e fale da demissão com suavidade, explicando os direitos desse colaborador e os deveres da empresa para com ele.
4. Prepare uma carta de demissão
Por mais cuidadoso que tenha sido feito o anúncio da demissão, essa notícia é impactante, e pode deixar o colaborador confuso com alguns detalhes.
Por isso, prepare uma carta de demissão, enumerando as razões dessa decisão de forma clara, humana e concisa.
Esse documento ajudará o colaborador a entender os motivos que levaram a sua demissão e também para que ele possa se preparar melhor e evoluir em sua próxima experiência.
O ideal é que essa carta seja entregue logo após o anúncio da demissão.
Além de auxiliar o colaborador nesse momento, a carta também funciona como uma garantia para a empresa, caso o colaborador resolva abrir um processo por demissão indevida.
5. Reconhecimento é fundamental
Independente do motivo da demissão, é importante deixar claro ao funcionário de que forma ele colaborou com a empresa.
É de extrema importância para a autoestima desse colaborador que ele entenda a sua importância para a empresa.
Ao mesmo tempo, deixe claro os motivos da demissão e o porquê, naquele momento, de não fazer mais sentido manter esse colaborador no quadro de funcionários.
6. Ofereça ajuda
É de extrema importância que o RH ofereça apoio antes, durante e depois da demissão. Uma das formas de se fazer isso é auxiliar na recolocação do colaborador que acabou de ser demitido.
Essa ajuda pode vir de uma indicação para outra empresa, uma carta de recomendação, e até mesmo uma orientação para a capacitação desse profissional.
Benefícios da demissão humanizada
Ao conduzir a demissão de um colaborador de forma cuidadosa e digna, o gestor leva em conta a estabilidade emocional de todos que estão envolvidos direta ou indiretamente no processo.
Afinal de contas, saber como demitir um funcionário de forma humanizada tem impactos, não apenas no colaborador envolvido, mas principalmente nos demais funcionários que continuam na empresa.
Entre as outras vantagens de se adotar a demissão humanizada estão:
- Melhorias no clima organizacional;
- Confiança dos colaboradores na empresa;
- Fortalecimento do employer branding;
- Fortalecimento dos valores e responsabilidade social da empresa;
- Redução de riscos de processos trabalhistas, entre outros.
Como você pode ver, demissão humanizada pode trazer benefícios a todos os envolvidos neste processo.
Por isso, deve fazer parte da cultura de uma organização, processos cuidadosos e humanizados de como demitir um funcionário.
A sua empresa já está preparada e conscientizada para este tipo de processo?
Conte nos comentários!