Skip to main content
desenvolvimento pessoal e profissional

15 livros de desenvolvimento pessoal e profissional

A busca pelo desenvolvimento pessoal e profissional está nos planos de praticamente todas as pessoas em idade adulta.

E essa busca é, muitas vezes, o grande motor que impulsiona essas pessoas a darem um passo a mais na busca por seus projetos e sonhos.

Para ajudar nesse processo de desenvolvimento pessoal e profissional, é comum que as pessoas busquem o auxílio da literatura.

Por isso, separamos aqui 15 dos livros mais buscados e recomendados por profissionais de RH quando o tema é desenvolvimento pessoal e profissional. Confira e faça uma boa leitura!

1- 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes – Stephen R. Covey

desenvolvimento pessoal
Livro de Stephen R.Covey sobre 7 hábitos que podem mudar a sua rotina

Escrito pelo consultor Stephen R. Covey, o livro “7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes” foi lançado em 1989 como uma leitura voltada para profissionais da Administração.

Hoje, o livro figura na seção de autoajuda e já teve mais de 15 milhões de cópias em 38 idiomas.

O livro é indicado para quem busca o desenvolvimento pessoal e profissional por despertar o leitor para lições de transformação pessoal.

Covey convida o leitor a refletir sobre seus valores e demais aspectos de vida e, a partir de então abraçar uma filosofia de vida que o auxiliará a ser mais produtivo e a adotar mentalidades e atitudes com foco no desenvolvimento pessoal e profissional.

Entre os 7 hábitos listados e analisados pelo autor estão:

  1. Seja pró-ativo;
  2. Comece com um objetivo em mente;
  3. Primeiro o mais importante;
  4. Pense Ganha/Ganha;
  5. Procure primeiro compreender, depois ser compreendido;
  6. Crie Sinergia;
  7. Afine o instrumento.

Por meio dos hábitos citados no livro, podemos reforçar positivamente nossas habilidades comportamentais, as Soft Skills, atributos pessoais que quando desenvolvidos são fundamentais para um profissional ser bem-sucedido no trabalho.

Aproveite e confira também quais são as Soft Skills mais requisitadas em 2020.

Quem se interessar pela leitura, poderá conferir també,m

2- Rápido e Devagar: Duas Formas de Pensar – Daniel Kahneman

desenvolvimento profissional
Livro Best-Seller do prêmio Nobel de Economia Daniel Kahneman

Escrito pelo ganhador do Prêmio Nobel em Economia, Daniel Kahneman, o livro “Rápido e Devagar: Duas Formas de Pensar”, foi eleito um dos melhores de 2011 pelo New York Times Book Review.

O livro trata sobre como costumamos pensar de formas diferentes e qual o impacto disso nas nossas decisões.

Kahneman explica os motivos dos pensamentos rápidos, intuitivos, emocionais, devagar, lógicos e ponderados. Tudo isso ao tomar uma decisão.

O grande trunfo do livro é a forma como o autor analisa de que forma poderíamos tomar melhores decisões ao utilizar a parte devagar do cérebro.

3- As Armas da Persuasão – Robert Cialdini

livros de desenvolvimento pessoal pdf
Alguém disse Gatilhos Mentais?

O bestseller “As Armas da Persuasão: Como influenciar e não se deixar influenciar” tem se tornado uma das leituras preferidas e mais procuradas por profissionais de marketing e vendas.

Escrito pelo psicólogo e PHD Robert B. Cialdini, o livro fala sobre como utilizar gatilhos mentais para persuadir as pessoas.

Esses gatilhos são tratados como armas de persuasão, e são eles:

  • Reciprocidade;
  • Compromisso e Coerência;
  • Aprovação Social;
  • Afeição;
  • Autoridade;
  • Escassez.

O autor explica no livro que, ao utilizar as armas de persuasão, mesmo em situações comuns no nosso dia a dia, somos capazes de influenciar pessoas e, principalmente no que se refere as suas decisões de compras.

Além de aprender alguns hacks sobre como persuadir pessoas, o livro também traz algumas dicas de como evitar ser persuadido e não cair em ciladas mentais.

4- Programação Neurolinguística – Dr. Shad Helmstetter

livros de desenvolvimento pessoal mais vendidos
Assuma o comando de sua vida alterando a sua programação interior. Será?

Escrito pelo pesquisador do comportamento humano e conferencista na área de motivação, Dr. Shad Helmstetter, o livro “Programação Neurolinguística”, é um verdadeiro guia sobre controle como controlar o seu interior.

O livro fala sobre como o nosso diálogo interno é capaz de influenciar nossas decisões e, consequentemente, nossa vida.

Mas o verdadeiro foco do livro é abordar de que forma podemos controlar essa influência através da Programação Neurolinguística, educando nossos pensamentos e direcionando-os para o que é necessário.

5- O Poder do Agora – Eckhart Tolle

melhores livros de desenvolvimento pessoal 2020
Livro Best-Seller de Eckart Tolle sobre desenvolvimento pessoal

Considerado um dos grandes fenômenos da literatura espiritual, o livro “O Poder do Agora: um guia para a iluminação espiritual” foi adotado por profissionais de diversas áreas como um guia para de transformação.

Escrito por Eckhart Tolle, o livro fala sobre a importância de estar presente em cada ação realizada e de que forma isso afeta diversos setores de sua vida.

O livro, que figurou por muito tempo na lista dos mais vendidos do The New York Times, aborda como estamos vivendo de maneira equivocada: preocupados com o futuro ou presos ao passado.

E deixa uma lição sobre como é essencial vivermos integralmente o momento presente, e não nos deixar ser dominados pela emoção ou pela mente.

6- Descubra seus pontos fortes 2.0 – Donald O. Clifton

melhores livros de desenvolvimento humano
Obra-prima do pai da psicologia dos pontos fortes, Dr. Donald O. Clifton

Escrito por Donald O. Clifton, considerado por muitos como o”pai da psicologia dos pontos fortes”, o livro “Descubra seus pontos fortes 2.0” tem como proposta auxiliar o leitor a identificar e desenvolver seus talentos.

O livro foi escrito a partir de um estudo do Instituto Gallup com mais de 2 milhões de pessoas em 63 países. Esse estudo buscou identificar quais as áreas possuem o maior potencial de crescimento humano e profissional.

A obra acaba citando diversas personalidades de sucesso comprovado, e de que forma utilizaram seus pontos fortes para alcançar sucesso profissional e auto-realização.

Um dos grandes sucessos do livro é um programa completo para que o leitor possa reconhecer suas maiores habilidades e, a partir do aprendizado do livro, colocar todas as dicas em prática.

7- Inteligência Emocional – Daniel Goleman

livros para desenvolvimento intelectual
Leitura obrigatória na formação de líderes

Lançado nos Estados Unidos em 1995, o livro “Inteligência Emocional” é uma obra do renomado psicólogo Daniel Goleman.

O livro já foi traduzido em 40 idiomas e teve grande influência em práticas educacionais e no mundo dos negócios desde então.

Goleman apresenta o conceito das duas mentes – emocional e racional – e explica como elas são capazes de moldar o nosso destino.

O autor toma como base situações cotidianas e mostra como a inteligência emocional é fundamental para se obter o sucesso em diversos setores da nossa vida.

A obra ainda traz 5 habilidades-chaves da inteligência emocional e de que forma elas podem determinar os rumos da nossas vidas.

8- Hábitos Atômicos – James Clear

livros para crescimento profissional e livros sobre mudança
Pequenos hábitos, grandes resultados

O livro “Hábitos Atômicos: Um Método Fácil e Comprovado de Criar Bons Hábitos e Se Livrar dos Maus” é de autoria do célebre James Clear, autor e palestrante especializado em hábitos, tomada de decisão e aprimoramento contínuo.

O tema central do livro foi comentado por Andrei Calazans na primeira edição da GeekStream, a live da GeekHunter sobre carreira para desenvolvedores.

Basicamente consiste em criar pequenos hábitos que podem vir a desencadear grandes resultados.

Resiliência e consistência são fundamentais nesta jornada. É um livro recomendado para pessoas interessadas em criar hábitos melhores na vida pessoal e profissional.

9- Essencialismo – Greg McKeown

livro para desenvolvimento 2020
Quando menos é mais

Greg Mckeown nos faz refletir sobre o que é essencial em nossas vidas.

O livro “Essencialismo: A displinada busca por menos” é uma leitura indispensável para recuperar o controle que acabamos perdendo com o cotidiano de uma vida acelerada e caótica.

É importante para retormarmos o foco e manter o caminho com retidão, sem disperdiçar energias para o que não trará nenhum resultado.

10- Ferramentas dos Titãs – Tim Ferriss

livros de desenvolvimento pessoal e profissional para 2020
Quer saber como é a rotina dos atletas de elite e celebridades?

Uma obra-prima sobre comportamento, produtividade e desenvolvimento pessoal e profissional. O próprio autor define como “A obra que sempre sonhou em produzir”.

Na verdade, o livro “Ferramentas dos Titãs: As estratégias, hábitos e rotinas de bilionários, celebridades e atletas de elite” é um grande compilado das melhores entrevistas que os atletas de alto rendimento, profissionais, personalidades e celebridades já deram ao The Tim Ferriss Show, o podcast de Tim Ferriss.

Celebridades como Arnold Schwarzenegger, investidores como Ben Horowitz, atletas lendários, empresários e cientistas. Tem de tudo.

Depois de testar e aplicar na própria rotina todas as dicas dos entrevistados, o autor garante que as ferramentas o salvaram de anos de esforços desperdiçados e frustração.

E o melhor de tudo: o livro é separado por categorias, com passo a passo e comentários de Tim. Altamente recomendado!

11- O Ponto da Virada – Malcolm Gladwell

livros de desenvolvimento profissional pdf
Um livro sobre mudanças

Em “O ponto da virada: Como pequenas coisas podem fazer uma grande diferença“, Malcolm Gladwell apresenta uma maneira criativa e original de entender os fenômenos sociais que provocam mudanças do dia para noite: vê-los como epidemias.

O livro ainda entra em pontos teóricos, como a Teoria das Janelas Quebradas.

Resumindo sobre a teoria, considere um edifício com algumas janelas quebradas. Se as janelas não forem reparadas, a tendência é que vândalos quebrem mais janelas e partam para algo ainda pior.

O conteito é exemplificado por meio da reparação estrutural que a prefeitura de Nova Iorque fez para conter a violência na cidade, uma das mais perigosas do mundo, algumas décadas atrás.

Segundo o autor, as pessoas podem transformar radicalmente seus comportamentos ou suas crenças desde que estejam diante do estímulo certo. E no livro, ele nos mostra como identificar e até construir esses estímulos.

12- O Jogo Interior do Tênis – W. Timothy Gallwey

livros de desenvolvimento profissional mais vendidos
Um dos livros mais indicados por CEOs de grandes empresas

Este livro é um clássico e foi escrito pelo fundador do conceito de Coaching, Gallwey. Isso, claro, antes do assunto ser vulgarizado por aí.

O Jogo Interior do Tênis: O Guia Clássico para o Lado Mental da Excelência no Desempenho” é considerado a Bíblia do Tênis, palavras de Billie Jean Kinig, detentora de 39 títulos de Grand Slams.

O ponto central do livro é o “Jogo Mental”. Em vez de propor técnicas bem definidas e táticas de acordo com o jogo, a obra entra no mérito de que toda partida é composta por duas partes: exterior e interior.

O jogo exterior é disputado contra os oponentes e é repleto de eventos inesperados; já o interior acontece dentro da mente do jogador, sendo seus principais obstáculos: a insegurança e a ansiedade.

São assuntos tratados no livro:

  • Concentrar a mente para dominar o nervosismo, a insegurança e as distrações;
  • Entender quem está do outro lado da quadra, seus parceiros e adversários e saber mais sobre como fazer a administração de conflitos;
  • Descobrir o estado de “concentração relaxada”, que proporciona o seu melhor desempenho;
  • Aprimorar sua técnica por meio da prática inteligente, e utilizar os conhecimentos adquiridos durante um jogo e assim, vencer dentro e fora das quadras.

É leitura obrigatória para você que busca alto rendimento nos negócios, na vida ou nos esportes.

13- O Princípio 80/20 – Richard Koch

melhores livros de desenvolvimento profissional
Já ouviu falar na Lei de Pareto?

A obra pega emprestado o conceito da Lei de Pareto, princípio desenvolvido no século XIX pelo economista italiano Vilfredo Pareto.

Basicamente, ele descobriu que havia um padrão na distribuição da riqueza mundial: 20% das pessoas tinham 80% do dinheiro e vice-versa: o princípio 80/20.

O que o autor Richard Koch fez no livro “O princípio 80/20: Os segredos para conseguir mais com menos nos negócios e na vida” foi adaptar a visão de pareto com suas pesquisas.

Desta forma, ele percebeu que em quase todos os aspectos da vida moderna, o princípio pode ser aplicado: em geral, 20% do que se faz produz 80% do resultado total (e 80% do que é feito pode não gerar tanto resultado).

Neste clássico livro, Koch ajuda a identificar quais são os 20% essenciais que vão criar os resultados significantes, para você obter mais de seu negócio e de sua própria vida.

14- Nunca Almoce Sozinho – Keith Ferrazzi, Tahl Raz

livros sobre mudança pessoal
O poder do networking

O livro vai direto ao ponto: comer sozinho é uma grande chance de desperdiçar novas oportunidades.

Por que comer sozinho quando podemos conhecer novas pessoas? Novas histórias? Novas possibilidades? Novas ideias? Novos parceiros? É tudo uma questão de atitude.

O livro “Nunca almoce sozinho: O guia para as relações profissionais de sucesso” é sobre networking estratégico.

Mais ainda, é sobre pessoas, relações, indivíduos de carne e osso e comunidades.

15- O Algoritmo da Vitória – José Salibi Neto, Adriana Salles Gomes

livros sobre mudança profissional
Desperte o TITE em você!

E que tal estudar a mentalidade por trás das estratégias mais vencedoras do esporte?

Foi isso que José Salibi Neto e Adriana Salles Gomes fizeram com o livro “O Algoritmo da Vitória – Lições dos melhores técnicos esportivos do mundo para você aplicar em seu time, sua carreira e sua vida

Vindos do mundo da gestão e dos negócios, os autores estão acostumados a detectar fatores-chave de sucesso. Por cinco anos, eles investigaram o que há em comum entre os técnicos mais vencedores e, em meio a histórias deliciosas, compartilham oito movimentos que denominaram de “algoritmo da vitória”.

Os 8 movimentos são:

  • Encantar vencedores;
  • O Kaizen mental;
  • Equipe escalável;
  • Codificar a comunicação;
  • Estrategizar;
  • Ambiente de crescimento;
  • Aprendizado das cinco caixas;
  • Saber sequenciar e cadenciar os elementos.

Tudo isso por meio de uma poderosa pesquisa com atletas como Michael Phelps e Usain Bolt; Treinadores como Alex Ferguson, Bernardinho, José Roberto Guimarães, Marta Károlyi, Nick Saban, Pep Guardiola e Phil Jackson; Equipes como o LA Lakers de Kobe Bryant, o FC Barcelona de Lionel Messi e o New England Patriots de Tom Brady.

Os grandes técnicos abusam de um algoritmo especial, existe um padrão que transforma atletas em campeões e já está sendo usado por grandes líderes nos negócios.

Agora é com você, de que forma você tem buscado o seu desenvolvimento pessoal e profissional? E qual livro te inspira e que você indicaria para quem também está em busca deste propósito?

Deixe suas dicas e comentários sobre desenvolvimento pessoal e profissional nos comentários.

Compartilhar

Eduardo Silva

Copywriter na GeekHunter, busca novas experiências no universo do desenvolvimento de software por meio de histórias de valor.