Na corrida pelos melhores talentos do mercado, sai na frente quem tem mais informações ao seu dispor. Quanto mais rico o acesso a dados, mais se consegue otimizar os processos seletivos e assegurar ganhos operacionais importantes.
É nesse contexto que entra o chamado recrutamento preditivo, que ganha força e adeptos também no Brasil.
A base disso é o conhecimento teórico, de nada adianta a busca por profissionais se o seu próprio time não entende o que buscar ou como buscar.
Já que falamos em conhecimento, vamos ao que interessa, o que é o tal do recrutamento preditivo?
Resumidamente, trata-se de basear o recrutamento na análise prévia de dados que, disponíveis em grande volume, conseguem detectar tendências de comportamento ao acompanhar padrões registrados.
Você pode estar se perguntando: em português claro, no que isso me ajuda?
Na prática: mais chances em encontrar os melhores
Simples: aumenta a chance de o recrutador potencializar o processo de seleção, em especial em áreas onde sobram vagas e costumam faltar perfis com as qualificações exigidas, como é o caso de programadores.
Por que usar recrutamento preditivo?
Então, vou direto ao ponto: porque os dados estão aí, à disposição, esperando que sejam reunidos, analisados e usados com inteligência!
Imagine que, neste momento, o candidato que você busca e que daria o match com o seu projeto, pode estar na mira de algum processo de RH inteligente, prestes a sair do seu radar.
E se a quantidade de dados já é impressionante, prepare-se: pesquisa da Gartner prevê um crescimento de 800 por cento nos próximos cinco anos. E 80% desses dados são encontrados soltos, de forma desordenada, esperando por quem se disponha a garimpá-los e quiser analisar postagens de mídias sociais, emails, currículos, feed vídeos.
Pense agora nas possibilidades que o uso inteligente de dados traz para o recrutador. Infinitas, não? Da divulgação do anúncio ao funil de seleção.
Escuta esta:
Uma pesquisa da Ideal diz que dá para economizar incríveis 23 horas de trabalho usando o recrutamento preditivo.
Eles chegaram a esse número ao confrontar o tempo gasto nas primeiras duas etapas de recrutamento, da forma tradicional e da inteligente. Confira:
- Atração de talentos:
Manual (postando anúncios, procurando indicações): 1,5 hora
Preditivo (usando marketing places como Ideal e Geekhunter): 15 min
- Selecionando currículos:
Manual (classificando currículos e pré-selecionando candidatos): 23 h
Preditivo (automatizando a pré-seleção): 1 h
Análise preditiva no recrutamento: mais vantagens
Mais vantagens?
Sim!
Além de economizar o equivalente a quase três dias de uma jornada padrão de trabalho, como vimos no tópico anterior, há pelo menos outra grande vantagem, a qualidade da contratação.
Ao relacionar o processo de contratação com dados do ciclo de vida do empregado – como produtividade, engajamento, crescimento, se obtém referências de desempenho para determinada função.
Ao construirmos um modelo de processo baseado na interpretação eficiente de dados, a melhoria na qualidade dos perfis dos candidatos é consequência natural.
Analytics, fale-me mais sobre isso
Especialistas citam quatro tipos principais de análise de dados em grande volume:
1- Análise preditiva – é a análise de possibilidades futuras. À base de mineração de dados, dados históricos e estatísticos, identifica padrões passados que ajudam a mapear o cenário futuro.
Ela responde à pergunta: o que vai acontecer?
2- Análise prescritiva – também analisa o futuro, como a preditiva, mas vai mais no específico e busca antecipar as consequência de cada ação.
Ela responde à pergunta: o que deve ser feito?
3- Análise descritiva – é a análise dos dados disponíveis em tempo real.
Ela responde à pergunta: O que aconteceu?
4- Análise diagnóstica – Permite eventuais ajustes de rumos e reforço nas ações que se mostraram eficientes.
Ela responde à pergunta: o que fez isso acontecer?
O Google, o Analytics e o recrutamento
É claro que para o Google, uma das empresas que mais recebem currículos no mundo (2 milhões de cvs todo ano), a quantidade de dados gerados pelos candidatos é absurda.
O Analytics é usado pelo gigante do setor de tecnologia para vitaminar de dados e ciência o seu processo de recrutamento. A empresa é considerada referência no uso de Analytics
Segundo o Korn Ferry Institute, os objetivos do Google com o analytics são 4:
- Aumentar a pipeline do candidato e trazer mais talentos para ela;
- Melhorar a tomada de decisão e identificar os melhores candidatos;
- Garantir uma ótima experiência do candidato. Dar a todos experiências de entrevista e de contratação que os marquem positivamente;
- Acelerar e tornar mais eficiente o processo de contratação
O toque humano é essencial
Tornar mais inteligente o recrutamento não significa varrer a participação humana dele.
E não sou só eu que está falando! Instituições como a Korn Ferry Institute chamam a atenção para a importância do toque humano para o bom resultado de um processo de atração e seleção de candidatos.
Afinal, é preciso selecionar o tipo de dado que faz sentido para seu objetivo. Separar o joio do trigo, sabe?
Eles exemplificam com o LinkedIn: tem uma quantidade enorme de dados, mas grande parte rasa.
Dean Carter, do Grupo Sears, tem uma visão que merece ser compartilhada: se formos basicamente Analytics, faremos decisões erradas. Se formos basicamente pelos nossos instintos, faremos decisões erradas.
Bingo!
É o equilíbrio entre as duas coisas que leva ao sucesso: os dados aumentam nossa base de candidatos enquanto dados, já o talento humano em interpretá-los leva à melhor decisão.
Especialistas em tecnologia descomplicam o recrutamento
Como vimos, não adianta estar soterrado de dados e não dar conta de organizá-los e interpretá-los. Ou eles não farão o menor sentido para o seu fim.
É por isso que você deve contar com a juda de especialistas que saibam interpretar o cenário. E a ajuda do time da GeekHunter é imbatível nesse sentido.
A Geek atua em todas as etapas do processo seletivo tech: triagem, recrutamento, aplicação de testes, entrevistas, apresentação de propostas e contratação.
Em média, são feitas apenas cinco entrevistas para cada contratação. Isso é possível graças à assertividade da GeekHunter na indicação de candidatos.
Faça como Amazon, Mercado Livre, Guiabolso, Peixe Urbano, Centauro e tantas outras empresas que utilizam os especialistas da GeekHunter para otimizar seus processos com um acompanhamento próximo e de acordo com suas necessidades.
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