Skip to main content
homem gesticulando na empresa

Os melhores cursos de recrutamento e seleção para TI

É fundamental que o profissional de RH que quer se destacar em sua carreira esteja em constante capacitação e atualização de seus conhecimentos e skills. Uma das formas de fazer isso é através dos cursos de RH Tech.

Assim como qualquer área, é preciso estudar constantemente e, quando possível, se diferenciar dos demais com novas especialidades ou se aprofundar em determinados nichos, como por exemplo se dedicar a cursos de recrutamento e seleção para TI.

Em um momento onde as empresas buscam cada vez mais atrair talentos da área de RH com determinadas especialidades e, principalmente, capacidade em selecionar profissionais de TI, os cursos oferecidos no mercado são a melhor opção para se preparar e garantir essas oportunidades.

Em outros casos, essa também é a chance de ser valorizado e promovido dentro da própria empresa, afinal de contas o profissional de RH responsável pelo recrutamento em TI precisa trabalhar com abordagens que exigem conhecimentos específicos.

Por que se especializar a seleção para TI?

Nos últimos anos, o avanço tecnológico tem ditado as tendências de profissionais mais buscados pelas empresas em todo o país.

O resultado disso é o aumento da procura por profissionais da área de TI. Em 2013, o mercado  brasileiro de Tecnologia da Informação já era o sétimo maior do mundo.

E independente do cenário econômico, o mercado de TI manteve seu crescimento em ritmo acelerado.

O resultado disso foi a busca por profissionais de TI por empresas de todos os cantos do país. O problema: mais vagas do que candidatos.

Outro ponto que merece destaque é que  a seleção e recrutamento desses profissionais exige do RH maior afinidade com a área e conhecimentos técnicos específicos que podem definir o sucesso ou não de determinado projeto da empresa.

Por isso,os cursos de recrutamento e seleção para TI têm se tornado uma excelente opção para todos aqueles que atuam na área de recursos humanos e gestão de pessoas, independente do porte da empresa ou mesmo para aqueles que desejam atuar em consultorias e coachings de seleção.

Para ajudar você a encontrar a capacitação ideal para o seu objetivo e crescimento profissional na área de recursos humanos, apresentamos neste artigo alguns dos melhores cursos de recrutamento e seleção para TI realizados no Brasil.

pessoas olhando para o computador

Os melhores cursos de recrutamento e seleção para TI

Curso de TI para R&S Especializado, da Ethara Consulting

Realizado pela Ethara Consulting Services, o curso é voltado para profissionais de RH que atuam em recrutamento e seleção ou na gestão de profissionais de TI.

O curso oferece uma visão abrangente de TI, com conceitos, plataformas, apresentação das  metodologias mais utilizadas, principais certificações da área e os perfis de profissionais deste mercado.  

A capacitação pode ser ministrada em 3 formatos diferentes:

  • Corporativo (16 horas/aula)
  • Individual e online (08 a 40 horas/aula)
  • Turmas abertas (8 horas/aula)

Os alunos do curso têm acesso a uma apostila, certificado e também um follow- up pós treinamento, com o acompanhamento dos profissionais de RH  através de perguntas e respostas via e-mail.

RH recrutando em TI, da Service Help

pessoa usando tablet

Organizado pela Service Help, o treinamento RH recrutando em TI pode ser adquirido em formato de curso ou palestra.

A capacitação oferece aos alunos informações sobre as principais tecnologias para recrutamento e seleção de candidatos de TI, além abordar as principais necessidades de contratação desses profissionais e os perfis para vagas diretas e indiretas de TI.

O treinamento é oferecido para grupos e é acompanhado por profissionais de TI que podem auxiliar e orientar os participantes em diversas questões e etapas do curso.

Recrutamento e Seleção em TI, do Grupo Método RH

homem estendendo a mão

Realizado pelo Grupo Método RH em TI, o curso “Recrutamento e Seleção em TI” oferece uma formação simples e direta para profissionais de RH que buscam melhorar sua compreensão sobre as vagas, perfis profissionais, divulgação das vagas, análise e avaliação de currículos, dentre outros pontos que envolvem o recrutamento e seleção de profissionais de TI.

O curso oferece ainda uma visão abrangente da área de TI, com a apresentação de conceitos, metodologias, plataformas mais utilizadas, tendências e certificações do mercado. Além disso, os alunos têm acesso a:

  • Apostila com situações apresentadas no treinamento;
  • Certificado;
  • Modelos de perguntas por competência específicas para TI;
  • Modelo de parecer de entrevista;
  • Relação de listas, sites, grupos e diversos canais de divulgação de vagas de TI.

Com preço acessível, o treinamento é voltado para estudantes universitários, estagiários e demais profissionais com interesses na área de recrutamento e seleção em TI.

Tech recruiting – começando rápido, da Udemy

Disponível na Udemy por um valor bastante acessível, o curso Tech recruiting – começando rápido tem como alvo profissionais de RH que queiram começar a recrutar talentos de tecnologia, ou que já façam isso mas sintam a necessidade de um método organizado.

Afinal, contratar pessoas desenvolvedoras no Brasil é um grande desafio. Segundo dados da Brasscom, estima-se que o déficit de vagas de profissionais de tecnologia no país chegue a 240 mil profissionais até 2024.

Existem muitos desafios relacionados, como as diferenças entre o perfil digital e o perfil tradicional, os diversos jargões usados pelos profissionais e como descobrir o que está em voga em se tratando de tecnologia.

O curso tem uma ótima avaliação entre os alunos e é ministrado por Adriano Croco Daniel, gerente de engenharia de software com mais de 10 anos de experiência na área.

O curso oferece:

• Acesso total vitalício

• Certificado

• Material para download

Tech recruiter, da Feel Tech RH

A Formação Tech Recruiter tem o objetivo de capacitar profissionais de Recursos Humanos, Headhunters e Consultorias em um processo de recrutamento e seleção de profissionais de TI ágil e assertivo.

O curso é ministrado por Franciele Alves e Helena Zandoná, ambas com mais de 12 anos de experiência em recrutamento para vagas de tecnologia.

O curso é dividido em três módulos bastante organizados e detalhados, incluindo aulas sobre o mercado de TI, métodos ágeis, atração de candidatos(as) e explicações sobre os termos e tecnologias de TI para que você saiba como redigir uma vaga e entrevistar candidatos(as) adequadamente.

A Feel Tech RH oferece:

• Certificado digital

• Material de apoio

• Apoio das facilitadores por meio de grupos no Whatzapp e Telegram

TI para RH sem mistérios, da IconTalent

mulher oriental usando computador

Desenvolvido pela IconTalent, o treinamento TI para RH sem mistérios tem como objetivo apresentar o mercado de Tecnologia da Informação para profissionais de recrutamento e seleção.

Com aproximadamente 4 horas de duração, o treinamento aborda os desafios da contratação dos profissionais de TI, as áreas de atuação, cargos, salários, cursos, formações e certificações.

Além disso, o aluno tem acesso às principais exigências do mercado de trabalho quanto a linguagem de programação e demais tendências na área de desenvolvimento de sistemas.

E para quem não tem tempo de se capacitar?

Se você tem urgência na contratação de um profissional de TI mas não tem tempo ou não consegue fazer um curso de recrutamento e seleção para RH, a melhor opção é contar com as soluções de plataformas especializadas na contratação de desenvolvedores, programadores e demais profissionais das áreas da Tecnologia da  Informação.

Entre essas soluções está a GeekHunter, uma plataforma de match entre empresas e profissionais de TI de forma rápida, segura e altamente eficaz. A plataforma, que oferece cadastro gratuito, trabalha com um algoritmo para promover o encontro entre desenvolvedores e empresas que possuem o mesmo perfil.

Na GeekHunter, os profissionais de TI são certificados e passam por um teste rigoroso antes das entrevistas, deixando todo o processo mais organizado e com o tempo de contratação reduzido.

É como se a empresa recrutadora se preocupasse apenas com a abertura da vaga, pois a equipe GeekHunter se responsabiliza por toda a realização do processo de seleção e recrutamento, cuidado de cada etapa com rapidez e eficiência, e finalizando com a escolha do candidato mais capacitado e adequado ao cargo solicitado.

E se você quer fazer como mais de 1000 empresas que já encontraram o profissional de TI ideal para sua vaga, conheça a GeekHunter.



Compartilhar

Redação GeekHunter

Artigos escritos pela equipe de conteúdo da GeekHunter.