Independente do ramo de atuação de uma empresa, a taxa de rotatividade de pessoal é sempre um ponto que pede atenção dos gestores, pois isso impacta em diversos processos da organização. E quando falamos da rotatividade de pessoal de TI, essa atenção passa a ter um peso ainda maior, pois o setor possui uma das mais altas taxas de turnover no Brasil.
A taxa de rotatividade de pessoal é calculada a partir da porcentagem de troca de colaboradores antigos por novos e também pela capacidade de retenção dos funcionários de uma empresa. Dentre os principais impactos causados pela alta taxa de rotatividade de pessoal estão o prejuízo financeiro e também a redução da produtividade.
Como já citado, a área de TI é uma das que possui a maior taxa de rotatividade no país. Segundo estudo da empresa Hays Executive, um alto executivo de TI fica aproximadamente 2,6 anos em uma mesma empresa. Comparado a outros setores, essa taxa é bem baixa e até mesmo preocupante.
Se a sua empresa está passando por uma situação como essa, é necessário, antes de tudo, entender os principais motivos da rotatividade de pessoal em TI, para que sejam elaboradas e implementadas estratégias que visem a redução efetiva deste problema.
Confira neste artigo as principais razões de rotatividade na área de TI e como prevenir essa situação em sua empresa.
10 principais motivos de rotatividade na área de TI
O mercado de TI é dinâmico e, muitas vezes, a contratação de profissionais da área é feita para atender a projetos de curta duração. Mas os motivos de rotatividade na área de TI vão muito além de prazos. Veja só:
1. Impactos da transformação digital
Em 2018, uma pesquisa realizada pelo Índice de Confiança Robert Half (ICRH) mostrou que 46% das organizações já sofrem impactos de rotatividade de pessoal em razão da transformação digital nos negócios.
Entre as causas dessa taxa estão o fim de determinados cargos — e a consequente demissão de funcionários — e a necessidade de contratação de profissionais especializados que consigam atender as exigências dos novos postos de trabalho.
A pesquisa mostrou também que 39% das empresas entrevistadas realizaram novas contratações para a ocupação de funções ligadas diretamente a transformação digital.
2. Remuneração e benefícios abaixo do mercado
Um dos itens mais considerados pelos funcionários na hora de se manter em uma empresa está relacionado ao salário e aos benefícios oferecidos, como plano de saúde, vale alimentação, entre outros.
Com a alta na oferta de vagas em TI, é importante que a empresa se preocupe em, pelo menos, oferecer um salário que esteja na média do mercado.
Além disso, é preciso acompanhar os valores praticados pelos concorrentes, assim como os demais benefícios que são oferecidos e almejados pelos profissionais.
3. Ausência de plano de carreira
A falta de perspectivas de crescimento dentro da empresa é um dos principais motivos de desmotivação e que acabam levando os colaboradores a procurar novas oportunidades de trabalho.
Colaboradores altamente capacitados e conscientes de seus talentos estão sempre em busca de melhores posições e aumento salarial. Quando percebem que não estão sendo valorizados o suficiente, se abrem a novas propostas do mercado.
4 Ausência de feedback
Outro motivo que pode desmotivar um colaborador é a ausência de feedback de seus gestores. Não apenas os profissionais de TI, mas profissionais de demais áreas, têm interesse em saber como está seu desempenho, os pontos positivos e aqueles que precisam melhorar, entre outros.
O momento do feedback também é a oportunidade dos gestores entenderem melhor seu papel e perceberem se algo deve ser feito para manter o funcionário, ou se será preciso contratar um novo colaborador para aquele cargo.
5. Problemas de Comunicação
A ausência de uma comunicação eficiente com os funcionários pode evitar uma série de problemas como: não alinhamento de metas, problemas de relacionamento, não entendimento de determinada tarefa ou mesmo projeto, entre outros.
É de enorme importância a Gestão de projetos de TI estar sempre alinhada nos dois extremos.
Além disso, uma comunicação ineficiente acaba impedindo que o gestor possa identificar insatisfações que podem terminar em demissões.
6. Falhas no processo de recrutamento
O processo de seleção de um profissional de TI demanda muito planejamento e preparo, já que costuma ser feito por etapas e é preciso não apenas observar a capacitação técnica, mas também o perfil e demais comportamentos do profissional.
O profissional de RH responsável por esse processo precisa observar e obedecer a alguns indicadores para contratação de profissionais de TI e também a cultura da empresa, que precisa estar, desde o início, alinhada com os novos colaboradores.
Sem esses fatores, a chance de falhas no processo de recrutamento são enormes, possibilitando a contratação de um profissional que não esteja alinhado ao projeto e a empresa.
Aliás, se a dificuldade da sua empresa está em encontrar um profissional de TI de boa capacidade técnica, adequado às políticas da empresa em menor tempo hábil, crie um perfil totalmente gratuito na plataforma.
7. Falhas de liderança
Um dos papéis de um líder é auxiliar a sua equipe a se manter motivada para que possam desenvolver todo o seu potencial. Quando um líder falha nesta função, a equipe acaba se desmotivando, reduzindo o engajamento com o projeto e, consequentemente, reduzindo a produtividade.
Tudo isso tem um impacto enorme na empresa e no relacionamento com os funcionários, causando demissões e pedidos de desligamento por parte dos colaboradores.
8. Falta de credibilidade no futuro da empresa
A crise econômica que atingiu o Brasil nos últimos anos fez com que muitas empresas passassem por dificuldades (algumas chegando mesmo a fechar), o que causou muita desconfiança por parte dos colaboradores.
Isso fez com que muitos profissionais de TI buscassem novas oportunidades em empresas que demonstraram maior estabilidade. E isso ainda é uma tendência e a causa de muitos pedidos de demissão.
9. Não adaptação a cultura organizacional
Este item está diretamente relacionado ao processo de recrutamento da empresa, afinal de contas, um colaborador que não possui valores em comum com a cultura da organização acaba não se adaptando ao ambiente de trabalho.
E com isso, a falta de motivação não demora muito a aparecer, assim como outros aspectos que causam uma demissão ou a busca por emprego em uma nova empresa.
10. Aquecimento do mercado
Um mercado aquecido significa que novas vagas de trabalho aparecem a cada dia. E isso é um fator que influencia muito na rotatividade de pessoal, principalmente em uma área como a de TI, onde a procura por profissionais é quase sempre constante.
O aquecimento do mercado também significa competitividade, e se o colaborador estiver preparado, propostas de trabalho é o que não vão faltar.
Rotatividade de pessoal em TI no Brasil
Em 2014, a Federação das Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação – Assespro – elaborou e divulgou uma pesquisa sobre a rotatividade de pessoal em TI no Brasil.
O estudo apontou que a taxa de turnover nas empresas de TI do país estava bem acima da de empresas de outros países latino-americanos. Além disso, mostrou que cada empresa participante da pesquisa contratou, em média, 33 profissionais de TI e demitiram 31 ao longo de 2014.
Na época, a crise econômica vivida pelo país no período foi apontada como a principal causa dessa alta rotatividade, seguida de alguns dos motivos citados acima, como a remuneração baixa e não-adaptação a cultura organizacional.
Como prevenir o turnover em empresas de TI
Conhecendo os motivos de rotatividade de pessoal em TI, os gestores de recursos humanos têm a capacidade fazer uma análise precisa e encontrar estratégias mais sólidas para que possam conhecer o perfil dos profissionais e estabelecer medidas para prevenir e reduzir o turnover.
Para isso, é preciso:
- Adequar os processos de seleção aos objetivos da empresa;
- Fazer o acompanhamento constante dos funcionários através de feedbacks;
- Incentivar e promover uma comunicação clara;
- Promover políticas sólidas na área de RH;
- Conhecer o perfil dos funcionários;
- Promover a interação entre gestores e funcionários;
- Realização de avaliações periódicas;
- Promover políticas claras de remuneração;
- Promover o reconhecimento dos profissionais;
- Incentivar e promover a capacitação e aperfeiçoamento profissional, entre outras ações.
Benefícios da baixa rotatividade de pessoal
Uma empresa com baixa rotatividade profissional mostra estabilidade para o mercado e aumenta a chance de conquistar mais e melhores talentos. Afinal de contas, a empresa ganha credibilidade no mercado e passa a despertar o interesse dos profissionais.
Outro ponto importante diz respeito a redução de custos. É que manter um profissional de qualidade e que está sempre se atualizando e capacitando é muito mais barato do que abrir novo processo de seleção e treinar um novo colaborador.
E na sua empresa? Como vocês têm lidado com a rotatividade de pessoal em TI? Deixe aqui o seu comentário!