A liderança no trabalho tornou-se um dos principais diferenciais entre equipes e até mesmo organizações.
É que em meio a um mercado cada vez mais competitivo, as organizações perceberam a importância de se voltar para a promoção de experiências que melhorem a vida das pessoas, sejam elas seus clientes, parceiros e, principalmente seu time de colaboradores.
E o desenvolvimento de líderes nas organizações corrobora para a melhoria do clima organizacional, a aproximação das equipes e o melhor entendimento sobre a visão e missão daquela empresa.
O resultado disso? Colaboradores mais alinhados, engajados e melhores chances de se conquistar resultados positivos.
Ao mesmo tempo, sabemos como é difícil liderar equipes e despertar em alguns colaboradores essa habilidade.
Justamente por isso, algumas empresas têm adotado ações que visam incentivar a liderança no trabalho.
Se você tem interesse nesse tema e busca desenvolver a liderança também em sua organização, continue acompanhando este artigo.
Confira algumas dicas para que você possa incentivar a liderança no trabalho e entenda a importância disso para o sucesso da sua organização.
Boa leitura!
Por que é importante incentivar a liderança no trabalho?
É sabido que bons líderes inspiram e são os principais promotores da capacitação de sua equipe.
A consequência disso é que a liderança no trabalho tem se tornado peça chave para o sucesso organizacional.
E é isso que apontam algumas das pesquisas mais respeitadas em todo mundo. Veja só:
- De acordo com pesquisa da Delloite, o desenvolvimento de lideranças é considerado por 76% dos entrevistados um dos fatores mais críticos para o sucesso de uma empresa.
- Já uma pesquisa realizada pela Pricewaterhouse Coopers mostrou que 88% dos entrevistados considera a liderança e o desenvolvimento de pessoas as competências mais importantes para um executivo.
Sendo assim, o papel do líder tem ganhado cada vez mais destaque, visto que, além de comandar e delegar tarefas, cabe a esse colaborador o papel de incentivar a equipe rumo a melhorias.
Isso significa estar pronto para motivar o time, entender processos e relacionamentos, e ainda implementar mudanças necessárias.
Mas como desenvolver essa liderança no trabalho? É o que vamos ver no tópico abaixo!
Como desenvolver a liderança no trabalho
Antes de entendermos de que forma é possível desenvolver a liderança no trabalho, é preciso deixar algo claro: ser líder é diferente de ser chefe.
O líder é um colaborador “chave”, que tem um papel fundamental na melhoria do clima organizacional e também forte influência em seu grupo de trabalho.
Compete a esse profissional motivar e influenciar positivamente seus liderados. Tudo isso com foco na melhoria de resultados e em sintonia com os cargos decisórios de uma organização.
E por mais que uma organização consiga identificar e até mesmo promover os seus líderes natos, é fundamental desenvolver suas aptidões e lapidar pontos importantes para que esse trabalho seja desempenhado com qualidade e sucesso.
Uma das principais ações na promoção do desenvolvimento da liderança no trabalho é a realização de programas de desenvolvimento de líderes.
Esses programas devem ser realizados de forma recorrente e buscar, através de treinamentos, palestras e coaching, identificar e desenvolver características fundamentais para um líder.
Durante os programas de desenvolvimento de lideranças são realizadas ações que buscam identificar e desenvolver:
- Conhecimentos;
- Habilidades;
- Atitudes.
E entre os principais enfoques que devem ser dados durante os treinamentos de liderança estão:
- Capacitação de lideranças para desenvolver tomadas de decisão relacionadas a delegar tarefas;
- Treinamentos voltados para a gestão de pessoas, o que envolve: gestão de conflitos, organização de equipes e análise de perfis;
- Desenvolvimento de competências comunicativas, buscando a melhoria das trocas de informações; entre outros.
É de extrema importância salientar que, quando possível, esse tipo de programa pode e deve ser aberto a todos os interessados.
Isso é recomendado pois, é a partir do desenvolvimento deste tipo de programa que muitos colaboradores se destacam e são notados como líderes.
Como realizar um treinamento de lideranças com qualidade
Assim como liderar não é uma tarefa simples, decidir de que forma ou o que promover em um treinamento para o desenvolvimento de lideranças pode ser uma tarefa complicada.
No entanto, existem alguns passos simples que, quando adotados, podem simplificar o papel do RH responsável por isso. Confira:
Passo 1: Analise e identifique o que precisa ser melhorado ou desenvolvido entre as lideranças da organização;
Passo 2: Dê feedbacks aos líderes e peça feedbacks aos liderados. Esses insights podem ajudar a desenvolver os líderes e a identificar outros.
Passo 3: Faça treinamentos técnicos e comportamentais. Esse tipo de capacitação auxilia os líderes a desenvolver suas competências e a identificar o que precisa ser melhorado entre seus liderados.
Passo 4: Promova uma troca de experiências. Fomente a troca de ideias e de experiências entre os líderes da sua organização. Isso ajudará a manter a organização mais integrada, além de incentivar a parceria entre diferentes equipes.
Principais características de um líder no trabalho
Liderar uma equipe no ambiente de trabalho pode não ser uma tarefa fácil, no entanto é possível desenvolver essa habilidade.
Mas você sabe quais são as características essenciais de um líder no mercado de trabalho? Garanto que esses pontos ajudarão você a identificar com mais facilidade os líderes que ainda podem se desenvolver em sua organização.
Confira:
- Acompanhar as mudanças do mercado e de seu setor;
- Promover mudanças e adaptações necessárias para acompanhar tais mudanças;
- Atuar como iniciativa e proatividade;
- Ser um mobilizador de sua equipe;
- Estimular o trabalho em equipe;
- Ter a capacidade de mediar conflitos;
- Colocar em prática a empatia;
- Ter boa comunicação e se expressar com clareza;
- Incentivar e proporcionar treinamentos e capacitações para o desenvolvimento dos colaboradores;
- Buscar a integração da equipe;
- Ter a capacidade de reter talentos (ou desenvolver estratégias para isso);
- Conseguir avaliar o que é e o que não é prioridade;
- Definir metas realistas;
- Cumprir os programas de avaliação de desempenho com imparcialidade;
- Saber como dar feedbacks e fazer isso de forma constante;
- Ser flexível;
- Ter autoconfiança;
- Ser criativo e gostar de inovação;
- Ter facilidade em delegar tarefas;
- Ser um bom planejador;
- Buscar pela aprendizagem contínua;
- Ter ou desenvolver inteligência emocional;
- Buscar sempre pela assertividade, entre outros.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre a importância da liderança no trabalho e de que forma desenvolvê-la na sua organização, convido você a deixar aqui a sua dica sobre esse tema!
Artigos escritos pela equipe de conteúdo da GeekHunter.