Nós já falamos algumas vezes por aqui sobre como a tecnologia tem revolucionado o dia a dia do RH. Mas, hoje, queremos afunilar a conversa e abordar um dos principais exemplos de inovação no setor: a importancia da inteligencia artificial no Recrutamento e Seleção.
Cada vez mais presente nas organizações que querem contratar os melhores talentos, especialmente em áreas competitivas como as de tecnologia, a IA é uma forte aliada quando o assunto é ganhar mais agilidade, eficiência e assertividade nesta frente. Quer entender melhor como funciona a adoção da inteligência artificial no recrutamento e seleção, seus principais benefícios e como implantar essa inovação na sua empresa? Então vamos lá!
Primeiramente, o que é Inteligência Artificial?
Embora muito se fale sobre Inteligência Artificial atualmente, alguns profissionais ainda enfrentam dificuldades na hora de entender como essa tecnologia funciona.
Se esse é o seu caso, preparamos uma breve explicação: a Inteligência Artificial (ou simplesmente IA) pode ser entendida como algoritmos que, ao serem definidos por determinado software, auxiliam na tomada de decisões.
Em outras palavras, a IA confere às máquinas a capacidade de pensarem como seres humanos, raciocinando e executando tarefas complexas de maneira ordenada. Além disso, ela também é capaz de se aprimorar interativamente com base nas informações que coleta.
Mais para frente, daremos exemplos de como isso acontece na prática!
Qual a importância da inteligência artificial no recrutamento e seleção?
A cada ano que passa, o investimento em tecnologia no RH se mostra fundamental quando o assunto é tornar a atuação desta área mais estratégica.
É neste contexto que o uso de inovações como a Inteligência Artificial e o Machine Learning no recrutamento e seleção chamam a atenção, podendo ser aplicadas em diferentes etapas que compõem a busca e contratação de novos talentos.
Veja alguns exemplos de como a IA pode ser adotada dentro do R&S:
- Na forma de assistente virtual ou chatbots, a fim de auxiliar os candidatos durante a inscrição no processo seletivo;
- Na aplicação de testes e avaliação de competências técnicas (hard skills) dos candidatos, de acordo com o que é estipulado para cada vaga;
- No cruzamento de informações entre os principais perfis de colaboradores da empresa, com o objetivo de criar um modelo de candidato ideal;
- No envio automatizado de e-mails e agendamento de entrevistas, sem deixar de lado a personalização;
- Na triagem de currículos e ranqueamento dos profissionais de acordo com os que possuem maior potencial para ocupar a vaga em aberto, possibilitando a combinação exata entre as expectativas da empresa e o potencial apresentado pelo candidato.
Os prós e contras do uso da Inteligência Artificial no RH
Como você viu até aqui, a IA pode ser usada de diferentes formas ao longo do recrutamento e seleção. Mas o que será que isso representa na prática?
Bom, para trazer mais esclarecimento sobre o assunto, preparamos uma lista com os principais benefícios e pontos de atenção que essa tecnologia é capaz de trazer para o RH:
Vantagens da IA
- Ampliação do universo de candidatos
Um dos principais ganhos que a adoção da Inteligência Artificial no recrutamento e seleção proporciona ao RH é o acesso a um volume bem maior de perfis de candidatos.
Com o uso desta ferramenta, é possível ampliar a divulgação da vaga e, com isso, aumentar as chances de a empresa encontrar o colaborador ideal.
Mas não para por aí: a IA também diminui o viés inconsciente, trazendo mais diversidade e inclusão para o recrutamento e seleção. Com ela, o que realmente importa é que os candidatos tenham as habilidades necessárias!
- Otimização do tempo
Como já destacado acima, a inteligência artificial torna determinadas atividades dos profissionais de RH bem mais rápidas e eficazes.
A possibilidade de automatizar algumas tarefas como a triagem de currículos e envio de comunicação aos candidatos, faz com que o andamento do processo seletivo seja mais ágil.
Esse benefício é extremamente relevante para as organizações, afinal de contas, ao realizar um processo seletivo mais ágil, a chance de perder um candidato para o concorrente torna-se menor.
Além disso, ao otimizar o tempo do recrutamento e seleção, a Inteligência Artificial também permite que os profissionais de RH consigam se dedicar a funções mais estratégicas.
- Contratações mais assertivas
Lembra quando dissemos que a Inteligência Artificial pode ser usada para realizar a triagem de todos os currículos recebidos e identificar os profissionais de acordo com os que possuem maior potencial para ocupar a vaga?
Bom, quando isso acontece, o RH reduz as chances de deixar bons talentos de lado e garante contratações realmente alinhadas com o que a empresa busca.
E nem precisamos dizer que contratações bem sucedidas refletem positivamente nos índices de turnover, engajamento e produtividade das equipes, né?
- Redução de custos
A conta é simples: processos seletivos que se prolongam por muito tempo costumam custar caro para as empresas. O mesmo vale para contratações mal sucedidas, já que todo retrabalho também é sinônimo de gastos não planejados.
Ao trazer mais agilidade para o recrutamento e seleção e aumentar as chances de contratações assertivas, o uso da Inteligência Artificial também se traduz na economia de recursos financeiros da empresa.
- Melhorias na experiência do candidato e no employer branding
Por fim, o uso da inteligência artificial no recrutamento e seleção costuma encantar os candidatos, principalmente aqueles que fazem parte da Geração Z e que já estão buscando seu espaço no mercado de trabalho.
Afinal de contas, essa automação de processos, otimização de tempo e assertividade nas tomadas de decisão tornam a experiência do recrutamento e seleção muito mais agradável para todos os envolvidos.
O resultado disso é favorecer a imagem da organização como uma recrutadora bem-quista no mercado, fazendo com que candidatos se interessem ainda mais pela empresa e pelo que ela oferece. Aqui, estamos falando de melhorias consideráveis no employer branding da organização.
E como você já deve saber, um employer branding forte é capaz de atrair e reter os melhores talentos.
Desvantagens da IA
Já dizia o ditado popular: quando a esmola é demais, o santo até desconfia. Por isso, é bem capaz que você esteja se perguntando se a IA é isso tudo mesmo ou se ela também pode trazer algum ônus para o seu trabalho…
Por exemplo: com tantas vantagens evidentes, muitos temem que o uso da Inteligência Artificial roube o lugar dos profissionais de RH no futuro. Se esse é o seu caso, pode ficar tranquilo!
O objetivo da tecnologia é ser uma aliada e tornar o trabalho do RH mais ágil e assertivo e não substituir as pessoas que estão à frente do departamento. O fator humano continua sendo imprescindível, principalmente quando o assunto é avaliar características mais subjetivas, como as soft skills.
O principal ponto de atenção quando falamos em IA acaba sendo o custo extra que a adoção desta tecnologia traz para as empresas.
Mas, quando o RH coloca na ponta do lápis todos os benefícios que ela proporciona no médio e longo prazos, a conclusão quase sempre é a mesma: o investimento vale à pena!
–
Agora que você já conhece um pouco mais sobre a inteligência artificial e como ela pode fazer parte do recrutamento e seleção de sua empresa é hora de traçar os objetivos dessa estratégia e então encontrar a sua melhor aplicabilidade.
Além disso, vale conhecer cases de sucesso e conversar com empresas especializadas que adotam a inteligência artificial no recrutamento e seleção, como é o caso da GeekHunter.
Desejamos que você e a sua empresa obtenham sucesso nesta jornada!