Dizer que a Transformação Digital trouxe mudanças significativas para o mercado de trabalho não é nenhuma novidade.
E é na administração das organizações que essa transformação tem causado maior impacto, obrigando empreendedores a adotarem uma forma de gestão mais aberta, interativa e flexível: a Gestão 4.0.
Com forte influência da Quarta Revolução Industrial, o conceito de Gestão 4.0 é caracterizado pela combinação das tecnologias, integração de setores, automatizações e, principalmente, em uma mudança na experiência e reconhecimento de seus públicos: o externo e principalmente o interno.
Este novo cenário resulta em uma mudança na forma como as organizações produzem e entregam seus serviços e produtos, na maneira como são realizados os processos de recrutamento e seleção de colaboradores e no mindset de toda a empresa..
Confira neste artigo como a Gestão 4.0 já está modificando o seu mercado de trabalho e como preparar a sua empresa e suas lideranças para este novo momento.
Gestão 4.0: o que mudou
A Gestão 4.0 trouxe uma mudança significativa na forma como produtos e serviços são desenvolvidos.
Se antes processos e rotinas eram o que garantiam a estabilidade de uma empresa, o cenário agora é outro. O mercado exige cada vez mais soluções com poder de personalização e cada vez mais específicas.
O público final, cada vez mais exigente e informado, busca por soluções rápidas, eficientes e com alto poder tecnológico e de adaptação.
Essa exigência impacta no perfil do colaborador, que precisa exercer suas habilidades únicas, a capacidade de inovação e criatividade, o empreendedorismo, além da inteligência emocional e social. Isso sem falar nos conhecimentos técnicos, que exigem uma reciclagem frequente.
Mas para que esse colaborador consiga de fato compreender e produzir para esse novo consumidor, é fundamental o papel ativo e estratégico das lideranças.
As lideranças na Gestão 4.0
É claro que com todas essas mudanças, o papel dos líderes também sofreu modificações.
A Gestão 4.0 exige que os líderes tenham uma interação mais ativa com os colaboradores: ouvindo, observando, incentivando, compartilhando e engajando movimentos relacionados a criatividade e inovação.
Uma outra característica das lideranças na Gestão 4.0 é a exigência de um gerenciamento mais ágil, descentralizador e que permite a tomadas de decisões em tempo real, facilitando a gestão de equipes.
Afinal de contas, o ambiente muda com uma velocidade cada vez maior, exigindo adaptabilidade, rapidez e, sempre, eficiência.
Todas essas habilidades permitem aos líderes desenvolver em suas equipes soluções inovadoras, transformação de processos e a evolução nos papéis desempenhados pelos colaboradores.
É importante lembrar que para desempenhar esse papel é fundamental que os líderes estejam habituados às inovações tecnológicas, que são essenciais para a automatização de processos, previsões e análises.
Ferramentas de análise e automações são um dos principais pilares para que um líder consiga abraçar suas demandas de forma otimizada e conseguir se dedicar a exercer uma função mais focada em resultados e voltada para uma gestão mais humana.
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Como aplicar a Gestão 4.0 em sua organização
Os consumidores exigem cada vez mais uma proximidade e personalização com os serviços e produtos que consomem. E isso precisa estar refletido na forma como as organizações são administradas.
O resultado de uma Gestão 4.0 são empresas que interagem e atuam conforme as expectativas de seus consumidores. Mas, para que isso ocorra, algumas transformações e adaptações precisam acontecer.
Uma das premissas da Gestão 4.0 é transformar processos e funções, facilitando determinadas atividades e encontrando soluções de forma mais prática e eficiente.
Isso permite que os colaboradores atuem de forma mais autônoma, enquanto os gestores podem se dedicar a funções mais estratégicas.
Com o auxílio de dados, os gestores conseguem trabalhar de forma preditiva, tomando decisões de formas mais certeiras e tendo o suporte de uma equipe focada na inovação e na criatividade.
Alguns pontos devem considerados para a adoção de uma Gestão 4.0 em uma empresa. São eles:
- Encarar a tecnologia como grande aliada e não como um obstáculo;
- Domínio da tecnologia;
- Foco nos valores da empresa e dos colaboradores;
- Incentivo a criação de oportunidades de desenvolvimento;
- Atualização constante;
- Foco na inovação e na produtividade
- Cuidado com a entrega
- Cuidado redobrado com o atendimento.
Esses são apenas alguns fatores básicos para empresas que querem adotar a Gestão 4.0. Demais fatores devem ser avaliados levando em conta o nicho de atuação, tendências do mercado e também entre os concorrentes.
A sua empresa está preparada para uma Gestão 4.0?
Para se adaptar às exigências do mercado na era da Transformação Digital, é fundamental que gestores e empreendedores estejam conscientes das necessidades de mudança na forma de se administrar uma organização.
O início dessa mudança de mindset está, principalmente, na busca por colaboradores que possuam skills que vão além do preparo técnico.
Estamos falando de criatividade, coragem, empatia e a busca constante por inovação.
E para que isso ocorra, é preciso que o RH também esteja preparado para as tendências da Transformação Digital..
É a partir do RH que a nova cultura, voltada para as tecnologias e necessidades do público, será disseminada internamente, absorvida e integrada à equipe e também associada à marca da empresa.
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E o mais importante de toda essa revolução, é saber que o melhor caminho para o sucesso em uma Gestão 4.0 é ter como principal investimento o capital humano.
Além das habilidades técnicas e investimentos em softwares e máquinas, é o incentivo e o desenvolvimento dos profissionais que irá resultar na verdadeira transformação.
Colocar os colaboradores em destaque na empresa, inclusive durante tomadas decisões, é algo que cada vez mais será presente nas organizações que abraçam a Gestão 4.0.
O resultado disso é uma equipe forte e que, capacitada por investimentos tecnológicos, tem de tudo para alcançar os melhores lugares no mercado.
Como você já sabe, não há mais tempo a perder. A Transformação Digital já é realidade e ficar para trás não é uma opção.
E qual é a realidade hoje na sua empresa? Vocês já estão prontos para Gestão 4.0 ou ainda é preciso amadurecer o mindset das lideranças?