Skip to main content
encontrar-programadores

10 lugares para seu RH encontrar programadores qualificados

Encontrar bons programadores é uma tarefa considerada um pouco árdua para alguns gestores e profissionais de RH.

Afinal de contas, mesmo com o mercado de desenvolvedores aquecidos, muitas organizações encontram dificuldades para encontrar programadores qualificados tecnicamente e também emocionalmente para determinadas funções e projetos.

De acordo com uma pesquisa realizada Manpower Group em 2019, a área de Tecnologia da Informação é considerada segunda em se tratando de dificuldades para recrutar profissionais. No mesmo estudo, 40% dos recrutadores entrevistados afirmaram perceber uma escassez de talentos.

E se a sua empresa está em buscas de um desses profissionais, você deve estar se perguntando: Tá, mas e agora? como contratar programadores?

Para ajudar você e demais profissionais de RH, listamos neste artigo 10 lugares onde possivelmente você irá encontrar programadores qualificados e mudar de vez o pensamento de que essa é uma busca árdua.

Onde encontrar programadores?

1- GeekHunter

Se você quer um lugar especializado e de qualidade para contratar desenvolvedores, a dica é a GeekHunter.

A plataforma especialista em encontros entre profissionais de tecnologia e empresas possui um banco de talentos de qualidade, com profissionais Front-end, Back-end, Full Stack, Júnior, Pleno ou Sênior.

Pela plataforma da Geek, você pode filtrar e encontrar o perfil profissional certo para sua vaga e o melhor: tudo isso com um recrutamento automatizado, onde você poderá acompanhar cada etapa do processo.

Conte ainda com um time de especialistas em Customer Success que farão de tudo para que aconteça um match perfeito entre o candidato e a sua empresa.

2- LinkedIn

O LinkedIn é a rede social profissional mais utilizada no mundo e um dos canais mais recomendados para se divulgar uma vaga de emprego.

E mais, se você busca encontrar programadores no Brasil, o LinkedIn é o lugar certo. Afinal de contas, segundo pesquisa da revista Exame, o país é o terceiro mais presente na rede social, junto com a Índia e Estados Unidos.

Você deve anunciar a vaga direto na Company Page de sua empresa. Mas se você for um headhunter ou profissional de RH pode contratar uma conta premium e buscar por esses profissionais.

É importante ressaltar que o anúncio de vagas no LinkedIn é pago e tem duração de 30. O valor cobrado pode variar de acordo com a localidade.

3- Programas de estágio e emprego em Universidades

Se você busca por estagiários ou profissionais recém formados, as Universidades podem ser o local ideal para você encontrar programadores.

Entre em contato com instituições de ensino que oferecem cursos da área de Tecnologia da Informação e busque informações sobre os programas de estágio e emprego que elas oferecem aos alunos e empresas parceiras.

Uma outra dica é entrar em contato com professores deste cursos e buscar por indicações.

4- Eventos de TI

Eventos voltados para o setor da Tecnologia da Informação, Conferências e Palestras tão bem são locais onde programadores de qualidade se reúnem e são facilmente encontrados e captados por profissionais de RH e headhunters.

Além disso, essa é uma boa prova de que esse profissional está em busca de atualização profissional e novos conhecimentos.

5- Programas internos de indicação

Se você já tem um time de programadores em sua empresa, uma boa dia é criar um programa de indicações internas visando contratar um desenvolvedor de software.

Afinal de contas, nada melhor que um programador para indicar outro profissional para, quem sabe, dividirem o mesmo projeto.

6- Hackathons

Hackathons são uma maratona de programação.

São nesses eventos que desenvolvedores (tanto de softwares como de hardwares) e programadores se reúnem para criar determinada solução tecnológica ou mesmo desenvolverem softwares para resolver algum problema proposto.

Durante um hackathon, que pode durar um dia ou mesmo uma semana, os programadores precisam trabalhar com outros profissionais, como por exemplo designers, a fim de encontrarem a solução e vencerem o desafio.

Dependendo da área de sua empresa, você pode buscar por hackathons temáticos, que envolvem setores como educação, saúde, segurança, sistemas financeiros, e outros.

Os hackathons são eventos que reúnem diversos talentos e por isso mesmo, se tornaram um dos melhores lugares para se encontrar programadores.

Buscar desenvolvedores por meio desse canal pode ser uma saída também para encontrar profissionais acima da média e engajados com um propósito.

7- Blogs Técnicos

É muito comum encontrar programadores qualificados que possuem blogs pessoais ou são citados em determinado conteúdo da área.

Os blogs técnicos podem ser considerados uma fonte potencial para encontrar candidatos da área de tecnologia de informação, e ainda avaliar, mesmo que superficialmente, o trabalho desse profissional.

8- Plataformas de hospedagem de código-fonte

O GitHub é um dos exemplos mais conhecidos de plataformas de hospedagem de código-fonte.

Esse tipo de site oferece uma coleção online de códigos em que programadores do mundo todo contribuem com projetos privados.

Ou seja, esses programadores divulgam seus projetos em busca de ajuda de outros profissionais.

Se a área de Tecnologia da Informação não for sua expertise, você pode pedir para um profissional da área avaliar as amostras de código de um possível candidato que está nessa plataforma e entrar em contato com ele.

9- Comunidades para programadores

Existem hoje diversos grupos formados por programadores na internet para que possam compartilhar ideias, divulgar seus trabalhos e ainda agendar encontros.

Esses ambientes são fundamentais para que esses profissionais possam encontrar uma base de apoio e ampliar sua rede de contatos.

Tanto as comunidades virtuais como os eventos presenciais promovidos por esses grupos são excelentes lugares para que você possa encontrar programadores.

Algumas das comunidades mais conhecidas dessa área são:

  • Grupo de Usuários Ruby de São Paulo (Guru-SP) ;
  • Grupy;
  • PHPSP;
  • Rails Girls;
  • Coderockr;
  • Python, entre outros.

10- Meetups

Os Meetups se tornaram uma das formas mais populares e fáceis de se fazer networking na área de tecnologia da informação.

Além de encontrar profissionais,trocar experiências e se informar sobre as novidades do mercado. Os Meetups se tornaram o lugar ideal para quem procura emprego e quem quer encontrar programadores.

E encontrar um Meetup é mais simples do que você imagina, afinal de contas, temos um site especializado nesses encontros.

Agora uma outra opção é estimular a sua própria organização a promover um Meetup. Assim você cria um evento da sua maneira, conforme as suas principais necessidades e onde quiser.

Já imaginou quantos talentos você poderá atrair?

Agora que você já sabe onde encontrar programadores, é hora de partir para a busca do novo profissional do seu time.

E você? Já encontrou programadores em algum desses lugares? Conte pra gente nos comentários.

Saiba também como elaborar uma entrevista de emprego sem erros.

Compartilhar

Eduardo Silva

Copywriter na GeekHunter, busca novas experiências no universo do desenvolvimento de software por meio de histórias de valor.