Os desafios da liderança demandan muito cuidado e, no mercado de TI, não é diferente. Lidar com a necessidade diária de provar o seu valor é um tempero a mais para um jovem gestor da geração Y.
Mesmo lidando com inovação, o ambiente corporativo pode ter uma pitada de conservadorismo e, em se tratando de lideranças jovens, velhos paradigmas podem vir à tona. Daí, não tem jeito: o jovem gestor precisa arregaçar as mangas, gerar resultados e mostrar a que veio.
Daremos algumas dicas para mostrar que é possível existir um ambiente bem orquestrado e aberto ao frescor das novas ideias sem maiores complicações. Acompanhe!
Quebrando paradigmas na desafios da liderança
Ansiosos, irrequietos e avessos a padrões tradicionais. Estes são alguns mitos atribuídos à geração Y – a geração pós-revolução tecnológica. No mercado de TI, espera-se muito dessa nova turma. Isso gera uma expectativa enorme sobre quem nasceu com todas as ferramentas nas mãos.
Mesmo sabendo do potencial que está por vir, as empresas podem ficar receosas com esta nova geração cada vez mais desconectada dos conceitos corporativos tradicionais, buscando sempre inovar saindo do “lugar comum” e abrindo mão da estabilidade em função de um propósito maior em suas carreiras. Calma, não é preciso ignorar ou reprimir este ímpeto! O mercado precisa desse frescor, principalmente o de TI, que encabeça a lista de destino desta nova leva de profissionais.
Paradigmas estão aí para serem quebrados e agora é a vez desse novo perfil. Engana-se quem acha que os gestores da geração Y vêm romper com o “antigo” e desconstruir tudo que já foi feito. É importante deixar claro que, ao contrário do que se pensa, este profissional está no mercado para fundir as características das gerações — e aí sim, fazer a diferença.
O caminho é unir as gerações
Diante da mudança no mercado e, principalmente, no perfil dos novos profissionais, é possível que quem já está estabelecido nos moldes tradicionais, possa não aceitar de cara as perspectivas que a geração Y traz na bagagem. Neste momento, o pior a fazer é impor uma nova visão logo de cara — afinal, o mundo já funcionava antes disso. A hora é de unir a experiência de quem já está habituado a gerar resultados com as ideias que a geração Y tem a oferecer.
Ouvir a voz da experiência
Os baby boomers e os profissionais da geração X já conhecem o seu lugar no mercado de TI, e o melhor caminho para quem está chegando agora e precisa se situar, é horizontalizar a gestão e ouvir a voz da experiência para entender como as coisas funcionam e perceber o ponto de vista do time como um todo. É hora de ganhar confiança da equipe e mostrar que a nova safra de profissionais veio somar e envolver todos no processo.
O papel do novo gestor é fazer uma leitura dessa experiência compartilhada e tomar as decisões certas para gerar resultados com novos valores e a participação da equipe.
Construindo o ambiente
Para criar um ambiente integrado, é preciso entender os pontos de atenção que cada geração demanda. Pessoas da geração Y tendem a ser visuais, dinâmicas e mais superficiais; a geração X tende para o lado da informação detalhada, calma e profundidade — características que podem parecer antagônicas, mas que são, na verdade, complementares.
No mercado de TI, um ambiente onde estas características são valorizadas e somadas da forma correta está no caminho ideal. Resultados impressionantes podem sair desta fusão, e essa mistura pode gerar algo novo, vibrante e com vasta bagagem.
Foco nas pessoas
Investir nas pessoas é mais do que pagar bons cursos para o time. É importante que este conceito comece pelo interesse em cada membro da sua equipe. Sabendo do potencial e das fraquezas de cada pessoa, é possível direcionar o treinamento ideal que realmente pode fazer a diferença para o profissional, para a empresa e para o mercado de TI.
Investir em pessoas resulta em criar uma equipe inovadora, capaz de gerar melhores resultados em um ambiente altamente colaborativo, atraente e enriquecedor.
Já passou por uma situação parecida ou conhece quem já tenha vivenciado algo do tipo? Comente nosso post e deixe-nos saber o que você tem a dizer!