A cultura da empresa é um tema debatido há séculos. Só para se ter uma ideia, esse termo já era utilizado no século 18, mas como um sinônimo de gestão do comportamento humano.
Em 2010, no livro Organizational Culture and Leadership (John Wiley & Sons) Edgar Schein descreve a cultura de uma empresa como algo que “..representa para grupos e organizações o mesmo que caráter para indivíduos”.
De forma simples, podemos dizer que a cultura de uma empresa representa a maneira como ela conduz seus negócios e seus relacionamentos. Tudo isso definido por seus valores, crenças e até mesmo seus processos.
Sendo assim, uma coisa podemos concluir: não existe cultura certa ou errada.
O que pode acontecer é analisarmos se a cultura da empresa está atendendo ou não os anseios de seus colaboradores. E isso pode ser medido através do engajamento desses trabalhadores com a organização.
Mas é possível construir um projeto para a criação de uma cultura para a empresa? Pois é exatamente isso que vamos mostrar para você nos próximos parágrafos. Vamos lá?
Por que a cultura da empresa é importante?
Peter Drucker, o pai da administração moderna, afirma que “a cultura come a estratégia no café da manhã”.
Isso mostra o quão importante e fundamental é a cultura de uma empresa. Afinal de contas, é essa cultura que irá dar alma ao seu negócio, e será a base fundamental para que colaboradores abracem a sua causa e concentrem suas forças e valores a fim de cumprir o seu objetivo final.
E existe outro fato que torna a cultura da empresa tão importante: algo que está relacionado ao seu surgimento e a sua transformação.
É que a cultura de uma empresa geralmente nasce a partir dos valores e objetivos de seus fundadores. Ou seja, ela nasce junto de um ideal, de um sonho. Mas isso não significa que ela será a mesma sempre.
E isso se torna claro quando nos lembramos que uma organização é formada por pessoas. E são essas pessoas que, juntamente com outros fatores, que provocam adaptações e mudanças na cultura de uma empresa ao longo do tempo.
Como montar um projeto de cultura da empresa
Você deve estar se perguntando: mas se a cultura nasce junto com o fundador de uma empresa, é possível criá-la? A resposta é sim!
E para isso, alguns passos podem ajudar você a defini-la e também torná-la acessível àqueles que fazem parte da organização. Acompanhe:
1 – Identifique os interesses de quem está envolvido com a organização
Como você já percebeu, a cultura de uma empresa só engaja quando atende às expectativas dos personagens que a compõem, ou seja: seus fundadores, gestores, colaboradores.
Exatamente por isso, identificar os interesses de todos os envolvidos é fundamental para iniciarmos um projeto de definição da cultura.
É claro que a cultura da empresa não conseguirá abraçar todas as expectativas, mas deverá levar em consideração pontos em comum e que fazem sentido para o seu negócio e seu objetivo.
2 – Entenda o objetivo da organização (e o papel da cultura da empresa)
De certa forma, os itens 1 e 2 se completam. Afinal de contas, é fundamental que a cultura de uma organização esteja diretamente relacionada ao objetivo da criação da empresa. E os colaboradores e gestores ter um conhecimento claro sobre esses objetivos.
Apenas dessa forma a cultura poderá ser o propulsor para que a empresa consiga atingir seus objetivos através do engajamento de seus componentes. Ou seja, a cultura deve motivar e fazer com que colaboradores, gestores e líderes se sintam empolgados e dedicados a abraçar causa que fez nascer a organização.
3 – Defina: por que a companhia existe?
Agora é hora de conhecer e se aprofundar em temas que são familiares a todos e auxiliam diretamente na construção da cultura.
Ao questionar e buscar uma resposta para o por que da existência da organização, você estará definindo a Missão da empresa.
E é a Missão da empresa o que nos dá clareza e também direcionamento para aquilo que devemos construir, ou seja, é aquilo que define o propósito da organização. Com isso, conseguimos definir determinadas características da cultura da empresa que serão fundamentais para que essa missão seja cumprida.
É importante ressaltar que a Missão de uma empresa não é algo tangível. E assim como a cultura, é algo que se transforma ao longo do tempo.
4 – Onde a empresa pretende chegar
Saber definir onde a empresa pretende chegar está relacionado a Visão da organização. E ter isso claro é fundamental para que os colaboradores consigam entender o seu papel.
Mas a Visão não é importante apenas para o público interno. É que através da Visão os clientes conseguem entender qual impacto essa organização pode ter e de que forma ela irá beneficiar seus objetivos e desejos.
Mais uma vez, saber onde se quer chegar, é um fator que irá influenciar a forma de negócios da organização, como lidar com determinadas situações, o que esperar de cada um. Ou seja, mais um fator essencial para a definição da cultura.
5 – Vamos falar de princípios?
Você saberia definir quais os princípios jamais devem ser abandonados pela organização? Pois são esses princípios que definem os valores defendidos por uma empresa.
De forma resumida, podemos dizer que os Valores são aqueles comportamentos considerados fundamentais para o desenvolvimento da organização E isso sempre esteve diretamente relacionado a cultura da empresa.
Ao definir os Valores, uma empresa também define que tipo de comportamentos e atitudes espera de seus colaboradores. Ou seja, mais um ponto estratégico para a construção do projeto.
6 – Tuda muda, o tempo todo
Conforme já citamos no início deste artigo, a cultura da empresa é algo mutável e influenciado por seus colaboradores e acontecimentos externos. Por isso, tenha em mente que seu projeto vai ser modificado ao longo do tempo.
Ao mesmo tempo, sua essência costuma ser preservada. Até porque, a cultura da empresa nasce junto com a sua razão de ser, e isso não se perde, mas se transforma.
Agora que você já conhece algumas dicas sobre como montar um projeto de cultura da empresa, é hora de mergulhar fundo em todos esses pontos que fazem parte daquilo que é, significa e do que pretende ser a organização que você trabalha.
Assim, você conseguirá não apenas definir a cultura da empresa, mas entender quem são os colaboradores que podem ajudar a sua empresa a crescer.