Há equipes e equipes de trabalho. Alguns especialistas em RH gostam inclusive de fazer a seguinte comparação: toda Ferrari é um carro, mas nem todo carro é uma Ferrari.
Fique tranquilo. Mesmo que a sua equipe rode com um motor menos potente, há formas de fazer com que cada colaborador tenha plena consciência de suas skills e saiba (e principalmente queira!) usá-las em grau máximo.
É assim que age o chamado recrutador de alta performance: ele estimula a cultura da alta performance na sua equipe.
Afinal, os dicionários definem equipe como “um grupo de indivíduos aplicados na realização de uma mesma tarefa ou trabalho”; “um conjunto de esforços coletivos com objetivo de resolver um problema”.
Saber identificar profissionais com potencial para construir uma “equipe” de verdade, na real acepção da palavra, é meio caminho andado para se chegar a um time de alta performance.
E o que é uma equipe de alta performance?
Segundo Bard, da Clamers University of Technology da Suécia, uma equipe de alta performance é um grupo de pessoas que desempenha funções específicas e possui habilidades e competências que se complementam e estão alinhadas e comprometidas com um propósito comum.
São profissionais pautados por valores como colaboração e inovação, e que conseguem produzir resultados acima da média. Neles, a união e o foco no objetivo é tanto, afirma Bard, que todos darão suporte a qualquer integrante do time na superação de eventuais obstáculos que dificultem o atingimento do desafio coletivo.
O Conselho de Coaches da Forbes elegeu características essenciais para um time de alta performance, entre elas:
1- Conhecer os pontos fortes de cada integrante do time
2 – Focar no objetivo
3- Alinhamento
4- Feedback
5- Integração
6- Interesse em aprender
7- Boa comunicação
8- Comprometimento
9- Colaboração
10- Respeito
Ou seja, alta performance é algo em construção permanente. Um profissional de alta performance só se manterá com esse título se estiver sempre se desafiando a novos aprendizados e superações.
E mais: ele pode ser considerado de alta performance para determinada empresa e não ser considerado para outra.
Aspectos que influenciam: o momento de cada organização, a falta de clareza em relação às expectativas da empresa ou de alinhamento do candidato em relação à vaga.
Reconhecendo um colaborador de alta performance
De sua experiência como recrutador, o australiano Rusher Rogers selecionou em seu blog pontos que funcionam como verdadeiros detectores de um colaborador de alta performance:
- Tem skills para ajudar a melhorar a performance da organização;
- É exemplo a ser seguido pelos colegas;
- Tem fome de progredir profissionalmente e atingir um patamar de excelência;
- Abraça a visão e os objetivos da organização ou do time;
- Demonstra resiliência, otimismo e iniciativa – e consegue rapidamente identificar oportunidades superando obstáculos no caminho;
- Constrói relacionamentos e influencia os outros fazendo uso de suas habilidades de comunicação oral e escrita;
- Tem vontade de continuar aprendendo;
“Quando uma pessoa de alta performance encontra uma cultura de alta performance, você tem o melhor dos mundos”, atesta Rogers.
O ambiente para uma cultura de alta performance
Diante disso, qual será o maior fator de motivação desse grupo de profissionais diferenciados?
Já adiantamos aqui no blog que salário definitivamente não tem necessariamente ligação com performance. Dê uma conferida no post O que desenvolvedores procuram em uma vaga de trabalho e entenda o que eles pensam e valorizam.
E como estruturar o tal ambiente de alta performance? Apuramos e peneiramos alguns gatilhos e chegamos à conclusão de que o oxigênio para a criação desse cenário se baseia no seguinte tripé:
- Inspiração que vem de cima: em primeiro lugar, o que leva uma equipe a querer ir além do esforço mediano certamente é o exemplo dado por quem a lidera. Dá um gás danado ao time se sentir fazendo parte de algo maior, de uma missão coletiva, clara e estimulante, e ainda valorizado em sua participação. Isso cabe ao líder trazer para o jogo. A importância desse ambiente inspirador fica cada vez mais evidente nas empresas, e é uma situação com a qual os recrutadores se deparam no dia a dia de seus processos de recrutamento e seleção. Eles precisam inspirar a alta performance nos candidatos que atraem, mostrando o quanto apreciam os pontos que ressaltamos anteriormente. Os gestores dos recrutadores, idem.
- Estímulo ao ambiente colaborativo: incentive que todos participem com sugestões e se sintam coparticipantes de todas as conquistas e da superação de eventuais erros.
- Feedback: mesmo que o retorno sobre determinado assunto ou atitude não seja sempre positivo, é uma forma de mostrar a importância de construir um ambiente em que a transparência ajude a todos a se aperfeiçoarem.
Lembre-se: “a cultura devora a estratégia no café da manhã”, diz a famosa frase de Peter Drucker.
Isso significa que sem uma cultura consolidada, não há estratégia que dê jeito. Até porque estratégia se copia facilmente, cultura, não. A cultura tem ainda outras vantagens: pode ser medida e permite que se treine o time para ela.
O passo a passo até a alta performance seria algo mais ou menos assim:
cultura consolidada -> alinhamento ->confiança -> estratégia -> alta performance.
Como recrutar profissionais de alta performance
Recrutador de alta performance atrai talentos de alta performance, avisa a especialista em RH Susan Heathfield, no site Balance Careers.
E provoca: os seus colaboradores são melhores do que os contratados pelo seu concorrente? Se são, parabéns! Parte-se do princípio de que seu time é mais rápido, inteligente, criativo e proativo.
Mas se suas metas são altas, a sua força de trabalho precisa estar sempre evoluindo. Ela sugere um checklist para uma equipe de alta performance. Para começar, destaca a importância de um processo de recrutamento bem sistematizado:
- Defina o que espera do profissional.
- Capriche na job description, fazendo uma descrição clara e completa.
- Crie um bom pool de candidatos (procure indicações, cheque nas redes sociais, em sites como o LinkedIn, em eventos…).
- Desenhe um processo de recrutamento que inclua fit cultural, testes técnicos e comportamentais, entrevistas sobre experiências anteriores – desafios enfrentados, conquistas, o que faria diferente, principais motivações, projeto de futuro.
- Busque referências sobre as experiências passadas.
- Faça uma oferta de trabalho, assim que se der conta de que está diante de um talento diferenciado que dá match com o que procura. Não estenda o prazo desse feedback. Esse top talento certamente está na mira também de seus concorrentes.
E, você, qual a sua experiência em relação a atrair profissionais de alta performance? Conte para a gente!