Não é apenas para listagem de emprego. O site de Carreiras é uma das ferramentas mais importantes para fortalecer a marca empregadora do empregador e definir o futuro da sua equipe. Nada é pior do que isso:
O candidato perfeito encontra o site da sua empresa, não vê nenhuma página de carreiras ou seção de trabalho, pressupõe que você tem uma política “especial” de contratação e vai embora.
Ok, pode ser pior.
O candidato perfeito encontra o site da sua empresa, acessa a página de carreiras, vê que o design é sem graça, que as informações estão desatualizadas e a expressão fria “Sem vagas disponíveis”.
É só isso? Você não deveria fazer um esforço maior para garantir talentos para o seu time? Para o seu futuro?
Não importa o que você diz na descrição das vagas, o que você faz na sua página de carreiras fala muito mais alto. A experiência do candidato começa no momento em que os prospectos encontram você. Impressione-os hoje. Não apenas faça uma lista de vagas abertas. Converta visitantes em fãs da sua marca empregadora e candidatos em potencial.
Como? Abaixo temos dez demandas práticas que você pode implementar imediatamente. Elas são os melhores exemplos do mercado, então vamos aprender com os eles.
Aprenda como aplicar a marca empregadora nas páginas de carreiras
1) Reforce a identidade da sua marca empregadora
Porque você tem uma identidade de marca empregadora tão difundida por todos seus canais para “transmitir a mensagem” para seus clientes, mas não para seus futuros empregados?
Antes de mostrar suas vagas disponíveis, deixe muito claro para seus candidatos em potencial que ele está no seu território. Preste atenção às cores, fontes e imagens utilizadas. Faça com que os prospectos sintam o valor de sua marca empregadora antes de eles realmente começarem a ler.
Melhor exemplo: http://www.apple.com/jobs/us/corporate.html
2) Fale de oportunidades de carreira para seus candidatos em potencial
A probabilidade é de que você não é o único contratando para esse cargo. Existem outras empresas no mesmo setor – seus concorrentes. O que um candidato leva em consideração ao pesar as ofertas de emprego? Crescimento profissional. Então pare de falar sobre o quão grande é a sua empresa. Concentre-se no que seus futuros funcionários podem conquistar se escolherem o seu lado.
Melhor exemplo: http://www.spacex.com/careers
3) Solte a criatividade e na sua mídia
Fotos da equipe são um bom começo para mostrar as pessoas por trás da marca empregadora. Mas não fique limitado a isso. Faça vídeos, GIFs, use emoticons e tudo o que se encaixar na cultura da empresa. Assim, os candidatos percebem melhor a cultura da empresa e podem decidir por si próprios se eles vão se encaixar.
4) Dê um toque pessoal
Mensagens de “call-to-action” fortes são sempre um bom começo. Não esqueça que você está falando com uma pessoa. E não é apenas qualquer pessoa, é seu futuro colega. Torne a mensagem pessoal e envolvente.
Melhor exemplo: https://www.spotify.com/us/jobs/
5) Deixe que seus funcionários sejam os embaixadores. De todo o coração
Quem não quer ler sobre seus futuros colegas e como eles estão se saindo na empresa? Who doesn’t want to read about their future colleagues and how they’re doing at their company? Obtenha depoimentos de funcionários atuais, faça um “Perguntas e Respostas” ou mapeie todo o desenvolvimento da carreira deles desde que estão com você.
Melhor exemplo: http://www.pwc.com/us/en/careers/
Quanto mais rápido os potenciais candidatos formam uma imagem da sua empresa, mais rápido você receberá suas candidaturas. Faça um site de carreiras clean, simples e intuitivo. Coloque as redes sociais da empresa nele, quando houver. Isso poupa os prospectos de uma pesquisa no Google e comercializa sua marca empregadora ao mesmo tempo.
Melhor exemplo: http://jobs.usabilla.com/
7) Tenha um relacionamento amoroso com as ferramentas de busca
Crie uma página separada para cada vaga disponibilizada, com o título da vaga na URL. Isto é ótimo para a indexação do Google e de outras ferramentas de busca, e dá uma exposição à vaga muito maior do que os sites de carreira de apenas uma página com as vagas em popup.
Melhor exemplo: https://usabilla.recruitee.com/o/business-acquisition-executive-nyc-based
8) Forneça razões concisas e específicas de por que qualquer talento gostaria de trabalhar para você
Aqui, seja extremamente direto. Pule a ótima localização ou o almoço de graça. Vá diretamente ao que causa impacto. Esta é a única forma de chamar a atenção de quem realmente se importa com o que trabalha. Faça isto bem feito e será muito fácil levar as pessoas do ponto de visitantes aleatórios ao ponto de fãs da sua marca empregadora e candidatos em potencial.
Melhor exemplo: https://www.uber.com/jobs
9) Vídeo de recrutamento bem feito
É muito comum vermos vídeos de recrutamento com pessoas exageradamente positivas e escritórios chiques. Vá além, mostre as personalidades da sua empresa. It’s common to see recruitment videos with overly positive employees and fancy offices. Go the extra mile, show the personalities of your company. As aparências podem falhar, mas as personalidades atraem.
Melhor exemplo: http://www.medallia.com/careers/
10) Diminua a distância entre a sua empresa e possíveis candidatos
Estabelecer uma conexão, oferecer um aperto de mão, mostra iniciativa. Atualmente, existem duas formas de fazê-lo: via conexão entre pessoas e via local físico. Para o primeiro, integrar o LinkedIn ao site ajuda os candidatos em potencial a ver a quantos graus de conexão eles estão de você. Para o segundo, detecte a localização de um possível candidato e sugira vagas de emprego próximas a ele.
Melhor exemplo:
Recapitulando as 10 demandas para aplicar o branding de empregador em páginas de carreira:
- Reforce a identidade da sua marca empregadora.
- Fale de oportunidades de carreira para seus candidatos em potencial.
- Use a criatividade e todos os tipos de mídia.
- Dê um toque pessoal.
- Deixe que seus funcionários sejam os embaixadores. De todo o coração.
- Torne o mais fácil possível para potenciais candidatos acessar, navegar e fazer pesquisas sobre sua empresa.
- Tenha um relacionamento amoroso com as ferramentas de busca tendo uma página separada para cada vaga, com o título da vaga na URL.
- Forneça razões concisas e específicas de por que qualquer talento gostaria de trabalhar para você.
- Vídeos de recrutamento devem mostrar as personalidades da sua empresa.
- Diminua a distância entre a sua empresa e possíveis candidatos.
Consideração final: Dê ao site das carreiras tanta atenção quanto à landing page. Afinal, isso ajuda você a trazer as pessoas que ajudam sua empresa a crescer.
Esse conteúdo foi traduzido e adaptado pela GeekHunter.