Se você deseja contratar os melhores profissionais de TI e garantir o sucesso dos seus projetos, é fundamental entender o papel crucial do Quality Assurance. Este conceito, cada vez mais essencial nas equipes de desenvolvimento de software, assegura a qualidade e a excelência dos produtos digitais.
Como o próprio nome sugere, o grande objetivo por trás do QA é garantir a qualidade dos produtos digitais, algo fundamental tanto para a satisfação do cliente e do usuário final quanto para a credibilidade das empresas que atuam nessa frente.
Se você ainda não conhece esse conceito tão a fundo ou não entende a real importância que ele representa para a sua empresa, te convidamos a seguir com a leitura deste post. Ao longo dele, explicaremos tudo o que é preciso saber sobre QA!
Quality Assurance: O que é e Como Funciona
O Quality Assurance, também conhecido apenas como QA, é o nome dado a um conjunto de atividades e técnicas que são implementadas ao longo do processo de desenvolvimento para que um produto ou serviço cumpra com todos os requisitos estipulados no projeto.
Como mencionamos antes, o objetivo final dessa prática é entregar um produto com o mais alto nível de qualidade ao cliente. Mas, ao mesmo tempo, ela também otimiza os processos de trabalho e a eficiência das equipes – o que significa que todos saem ganhando.
Na sequência, daremos mais detalhes de como isso é feito.
Como Funciona o Quality Assurance no Desenvolvimento de Software
Para determinar a qualidade de um software, há alguns critérios que devem ser levados em consideração. Veja, abaixo, quais são os principais:
- Funcionalidade: está diretamente ligada à qualidade do código criado e de que forma ele atende às funções requisitadas pelo usuário;
- Confiabilidade: é a capacidade que o software tem de funcionar sem a ocorrência de falhas, dentro de condições estabelecidas e de um período de tempo;
- Usabilidade: diz respeito à facilidade de uso da aplicação, na visão do usuário final;
- Eficiência: envolve o nível de desempenho mínimo e máximo que o software deve ter, bem como a quantidade de recursos utilizados;
- Manutenibilidade: se refere à facilidade com que é possível identificar falhas em um software e corrigi-las, permitindo assim atualizações rápidas;
- Portabilidade: está relacionada à capacidade de escalabilidade do produto, ou seja, com a facilidade que ele tem para se adaptar a mudanças nas especificações.
Para garantir que todos esses padrões de qualidade estão sendo atendidos, os profissionais de QA precisam realizar uma série de testes, verificações de falhas e análise de riscos ao longo de todo o processo de desenvolvimento do software.
É esse esforço que garantirá que, ao final do projeto, o usuário receba em mãos um produto livre de bugs!
Vantagens de Implementar o Quality Assurance na Sua Empresa
Se você já se decepcionou com um aplicativo na primeira experiência de uso e o deletou logo em seguida, então já sentiu na pele a falta que um processo de Quality Assurance faz.
Evitar que situações como essas se tornem comuns, por meio da entrega de produtos que atendam às necessidades e expectativas do consumidor, é um dos principais benefícios que o QA é capaz de proporcionar. Mas ele está longe de ser o único.
Sua implementação também costuma resultar nas seguintes vantagens:
- Melhora a reputação da empresa desenvolvedora no mercado;
- Contribui com a fidelização e aumento da carteira de clientes;
- Reduz os custos operacionais com retrabalhos, já que os erros são identificados e corrigidos antes que se tornem problemas maiores;
- Melhora o trabalho do time de desenvolvimento, o que impacta na motivação geral da equipe;
- Melhora a execução de novos projetos.
Em um mercado cada vez mais exigente, o Quality Assurance desponta como um elemento-chave. Afinal, como você viu até aqui, ele é o caminho para atender tudo o que o cliente e o usuário final esperam de um produto digital.
Como Implementar um Processo Eficaz de Quality Assurance
Para implementar um processo de QA eficaz, as empresas precisam se atentar a dois fatores principais: 1) a contratação de profissionais qualificados, que possam encabeçar as iniciativas nesta frente; e 2) o treinamento contínuo de todo o time de TI.
E já que ambos os pontos envolvem a participação ativa do RH e dos gestores de pessoas, falaremos mais sobre cada um deles na sequência:
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Contratando os profissionais certos
Os profissionais de QA estão, hoje, entre os talentos mais requisitados pelas empresas. Isso significa que contratá-los demanda um processo de recrutamento e seleção muito bem estruturado.
Como é necessário ter um amplo conhecimento sobre desenvolvimento de softwares para ocupar a função, as empresas tendem a buscar por profissionais que possuam formação em Ciência ou Engenharia da Computação, além de cursos focados em garantia de qualidade.
Entre as habilidades que também são requisitadas nesses talentos, destacam-se:
- Familiaridade com metodologias ágeis;
- Conhecimento prático em softwares de gerenciamento de testes;
- Pensamento analítico e atenção aos detalhes;
- Facilidade para buscar soluções orientadas às necessidades dos clientes;
- Capacidade de identificar e gerenciar riscos;
- Boa comunicação;
- Inglês avançado.
Por se tratar de uma área relativamente nova, encontrar profissionais que detenham todas essas skills e que já possuam experiência em QA pode ser bastante desafiador, ainda mais se a empresa se restringir ao processo de R&S tradicional.
Uma das soluções que vem sendo utilizadas pelo RH para contornar essa dificuldade é o Marketplace de Recrutamento, uma espécie de banco de talentos terceirizado, no qual é possível encontrar profissionais qualificados e convidá-los para participarem de seus processos seletivos.
Já existem, inclusive, marketplaces de talentos que são exclusivamente voltados para profissionais de TI. A GeekHunter, por exemplo, já conta com mais de 250 mil profissionais cadastrados, com habilidades em diversas áreas da tecnologia!
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Investindo no desenvolvimento contínuo do time
Para que as estratégias de Quality Assurance funcionem, é preciso ir além da contratação assertiva de profissionais. Garantir que todos os colaboradores envolvidos no desenvolvimento de software incorporem essa mentalidade é tão importante quanto.
Sendo assim, a dica é que a empresa – com o apoio do RH e das lideranças de TI – realize treinamentos periódicos sobre esse tema, inclusive sobre novas ferramentas que ajudem a tornar os esforços de QA possível.
Pode apostar: quanto mais capacitado o time estiver, melhores serão os produtos entregues por ele!
Considerações finais
Como você viu até aqui, as empresas de TI que investem em Quality Assurance só têm a ganhar…
Trata-se de um verdadeiro efeito em cadeia, onde a entrega de produtos de maior qualidade melhora a satisfação do cliente e a experiência do usuário final, contribuindo assim com o fortalecimento da reputação da empresa desenvolvedora no mercado.
Do ponto de vista do time de desenvolvimento, as práticas de QA também favorecem o cumprimento de processos já estabelecidos, o que proporciona mais eficiência no dia a dia de trabalho.
Sem falar que a entrega de bons produtos gera bem menos dor de cabeça e tendem a dar um up na motivação da equipe!
Se após conhecer todas as vantagens que o Quality Assurance oferece a sua empresa decidir colocá-lo em prática, a Geekhunter pode ajudar. Afinal, os melhores profissionais de QA estão na nossa plataforma.
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