Uma das maiores preocupações do setor de RH e também dos gestores é a alta rotatividade em uma empresa. Na área de TI não é diferente, e em alguns casos, como reter talentos e diminuir o turnover na área é um verdadeiro desafio. Por outro lado, quando uma empresa consegue diminuir o turnover, reter talentos torna-se um processo bem mais fácil. Mas como é possível diminuir o turnover e reter talentos na área de TI?
Confira neste artigo algumas dicas que podem ajudar você e a sua empresa a reduzir a rotatividade de colaboradores, ao mesmo tempo em que desenvolve e terem os melhores funcionários.
Principais motivos que aumentam o turnover
Um estudo da Hays Executive aponta que a rotatividade de colaboradores na área de TI é uma das mais altas do mercado.
Para se ter um exemplo, segundo a pesquisa, em média, altos executivos de TI ficam em média 2,6 anos em uma mesma empresa. Em áreas como a de bens de consumo, a média passa para 3,8 anos.
Mas você sabe por que essa taxa é tão elevada no setor de TI?
Um dos principais motivos do elevado turnover é o fato de que muitos profissionais de programação e desenvolvimento são contratados por projetos de curto prazo.
Dessa forma, ao fim do projeto, esses profissionais buscam outras oportunidades em outras organizações. E aqui entra outro motivo: o desafio.
Uma característica dos profissionais de TI é o interesse pela inovação e desafios.
Por isso, ao perceberem que determinado emprego ou projeto já não lhe proporciona o desafio, acabam migrando para outra organização.
Outro ponto importante é que o número de ofertas de trabalho por profissionais de programação e desenvolvimento com alta qualificação é muito grande.
Aqui, a competição por esses colaboradores ultrapassa os limites territoriais brasileiros, afinal de contas, muitas empresas estrangeiras estão em busca desses profissionais.
E qual o papel do salário no turnover em TI?
Em média, o setor de TI paga bem acima de outros setores.
Mas como já citamos acima, outros fatores acabam tendo um peso maior na decisão pela saída ou manutenção do emprego.
Mesmo assim, a questão salarial em TI nunca deve ser deixada de lado.
O recomendado é acompanhar as tendências do setor e ficar de olho na remuneração e benefícios oferecidos pelos concorrentes, sejam ele diretos ou indiretos.
Como reter talentos e diminuir o turnover em TI
O mercado de TI é caracterizado por estar em constante transformação, além de ser reconhecido por ser uma das áreas mais disruptivas do mercado.
E isso não se deve apenas por se tratar de uma área que trabalha com tecnologia. Mas principalmente por ser um setor que atrai novas gerações, que acabam trazendo à tona novas necessidades e modelos de trabalho.
Por isso, para diminuir o turnover em TI e reter talentos é necessário que as empresas se organizem, conheçam seu público interno e busquem criar políticas para diminuir o turnover e reter talentos na área de programação e desenvolvimento.
Confira seis dicas que podem ajudar a você a reduzir a rotatividade de funcionários no setor de TI da sua empresa:
Organizar processos
O setor de TI de sua empresa não pode funcionar apenas para “apagar incêndios” ou resolver problemas de última hora.
É necessário que seus funcionários tenham processos organizados e uma rotina voltada para a conquista de resultados.
Organize seus processos, mantenha um alinhamento entre a equipe e perceba como o estresse diário do setor tenderá a reduzir.
Além disso, busque estabelecer prazos e deixar claro para os demais setores a importância dessa organização e do respeito aos prazos.
Governança em TI
Nem todas as empresas conseguem o equilíbrio necessário em suas contas para manter um funcionário frente a uma proposta salarial de um concorrente.
Mas o que fazer nesses casos?
Uma dica é implantar a governança em TI. Isso significa buscar um alinhamento entre os recursos do setor e a estratégia da empresa.
O resultado disso é melhorar processos, tornar a organização mais competitiva e, assim, garantir um lucro maior que poderá ser reinvestido no setor.
Com a governança em TI, mesmo o setor sendo considerado o mais caro da organização, ele conseguirá gerar um valor ainda maior explorando recursos tecnológicos ao máximo e mantendo profissionais altamente qualificados.
Plano de carreira
Estabelecer um plano de carreira para o setor de TI dá aos colaboradores uma tranquilidade e mostra que a empresa se preocupa com o futuro desses profissionais.
Além disso, um plano de carreira mostra o quanto uma empresa é organizada e está ciente do empenho e resultado de seus colaboradores.
Acima de tudo, um plano de carreira é também um estímulo aos funcionários de TI que sempre buscam um novo desafio.
Defina metas alcançáveis
Como você já sabe, o setor de TI pode ser o principal diferencial de uma empresa.
Mas, para que isso aconteça, é preciso que a equipe tenha bem definida as metas propostas e, principalmente que elas sejam alcançáveis e que se tenha suporte para isso.
Por isso, o gestor da área deve se certificar que os objetivos traçados são possíveis de serem realizados e que os colaboradores tenham essas definições claras e entendíveis.
Cultura do conhecimento
Uma das melhores maneiras de manter um colaborador engajado e ainda desenvolvê-lo dentro da empresa é implantar uma cultura do conhecimento.
Por isso, incentive sua equipe a investir em educação, especialização e novos conhecimentos em sua área de atuação.
Se possível, ofereça bolsas de estudo, flexibilize horários para que os funcionários possam fazer cursos, participar de palestras, entre outros.
Esse tipo de iniciativa é valorizada pelos colaboradores, além de tornar a empresa bem vista aos olhos de profissionais de TI que porventura venham buscar uma oportunidade na organização.
Invista em um processo seletivo inovador
A forma como é realizado o processo seletivo de uma empresa pode ser determinante para um número elevado de turnover e reter talentos.
Por isso, busque otimizar seu processo de seleção e torná-lo mais eficiente. Com isso você conseguirá contratar um funcionário em menos tempo e com maior assertividade.
Mas como isso é possível?
A resposta está na tecnologia.
Invista em marketplaces de recrutamento e busque o auxílio de empresas que utilizem Machine Learning e Inteligência Artificial neste processo.
Com isso, você poderá oferecer uma melhor experiência tanto para seu time como para os candidatos.
É isso o que acontece com as empresas que apostam na Geekhunter, que tem revolucionado o recrutamento e seleção de profissionais de tecnologia no Brasil.
A empresa é reconhecida por oferecer mais rapidez e qualidade na contratação em TI e tudo isso ao seu alcance.
Faça seu cadastro gratuitamente na plataforma e torne seu processo de seleção muito mais assertivo.