Planejamento, pragmatismo e pré-seleção: tenha essas 3 palavrinhas mágicas em mente para encarar os desafios do recrutamento de alto volume, sem deixar o profissional ideal escorrer entre os dedos ou sofrer uma sobrecarga de trabalho
O desafio é grande: identificar profissionais diferenciados em meio a uma enxurrada de currículos. Na verdade, a contratação de alto volume é para os fortes! E podemos usar da astronomia (sim, isso mesmo!) para fazer uma relação bem fiel ao que ocorre.
Pense naquele céu noturno estrelado, longe das grandes metrópoles. Os olhos se perdem, há muita informação ali. De repente começa a chuva de meteoros. Uns duram apenas 1 segundo, outros até 10. Se você for sortudo, verá outros fenômenos mais raros, como explosões ou as nuvens remanescentes delas.
Para isso, no entanto, é preciso atenção e foco bem definido. Caso contrário, não há como evitar aquela sensação de que há muita coisa bacana acontecendo ali, ao seu redor, mas que você está perdendo. O recrutador que nunca se sentiu assim em uma vaga super disputada que atire a primeira estrela cadente!
Qualquer pesquisada rápida em sites como o LinkedIn mostra que há vagas com alguns (muitos) mil candidatos. Como achar o seu trevo de 4 folhas, a sua agulha no palheiro, o seu mico-leão dourado no meio de tanta gente? É lógico que em se tratando dos cada vez mais disputados desenvolvedores, o bicho pega! No post Como enfrentar a complexidade na contratação de devs, listamos algumas recomendações.
50 candidatos para a vaga? ok, está dentro do padrão médio, segundo alerta da californiana Jobvite, que trabalha com software de recrutamento. A partir de 250, Houston, we have a problem!– caso seus processos não estejam automatizados ou, ao menos, caminhando para isso…
Não se trata apenas da dificuldade de se encontrar o perfil mais adequado à vaga, mas de conduzir processos de seleção com o melhor custo-benefício.
>> Leitura recomendada:
Vale a pena apostar em recrutamento online?
Recrutamento de alto volume em 7 passos
O Haygroup, empresa global de consultoria de gestão de negócios, reuniu orientações bastante interessantes a partir da experiência com recrutamento de grande volume. Aqui vai o que separamos para você. É bem dentro da nossa teoria dos 3 Ps, que sugerimos ali no início: planejamento, pragmatismo e pré-seleção.
- Você pode utilizar instrumentos de avaliação qualificados para filtrar os candidatos inadequados e concentrar seu processo de seleção nas pessoas certas. Quando usados nos estágios certos do processo de recrutamento, esses instrumentos de avaliação podem ajudar a melhorar a eficiência e, finalmente, levar a um processo decisório de melhor qualidade.
- Saiba o que você está procurando e o que significa “um bom candidato” para seus cargos e para a organização. Criando um perfil de um candidato ideal, você vai garantir que seu processo de recrutamento esteja concentrado nas pessoas certas.
- Seja direto e realista sobre o cargo e como é o ambiente de trabalho em sua organização – gaste o tempo e esforço necessários para comunicar isso aos candidatos potenciais. Passando ideia realista do cargo, você poderá dar aos candidatos uma indicação se eles combinam ou não com a organização e com o cargo.
- Aproveite ao máximo sua tecnologia de recrutamento. Integrando seus instrumentos de avaliação online com o sistema de rastreamento de candidatos, você poderá entregar uma experiência contínua e agradável ao candidato.
- Filtre candidatos inadequados logo no início do processo. Utilizando uma combinação de instrumentos de avaliação baseados em competências, testes de habilidades, testes de comportamento situacional e testes de capacidades, você poderá filtrar candidatos que não atendam aos requisitos fundamentais para seus papéis.
- Garanta que o processo seja engajador, mantendo-os informados e dando feedback em todos os estágios.
- Continue a monitorar e avaliar seu processo de recrutamento. E faça as seguintes perguntas:
-
- Será que ele identifica as pessoas certas, de alto desempenho?
-
- Sua taxa de rotatividade de pessoal reduziu desde que adotou os novos processos?
- O que você deve medir para garantir que seu processo de recrutamento continue a entregar um serviço mais efetivo e eficiente para sua organização?
Planejar é essencial para recrutamento de alto volume
Rui Guedes de Quinhones, especialista português em recrutamento de volume, lembra que o processo é sempre complexo e, provavelmente, se estenderá durante algum tempo. Isso torna essencial investir num bom planejamento! “A maior dificuldade de um recrutamento massivo, da contratação em alto volume, é a grande quantidade de elementos diferentes, sendo que todos eles são fatores críticos de sucesso”, diz Quinhones. E resume pontos essenciais:
-
- Ter uma equipe adequada para a execução do projeto;
-
- Saber os meios necessários para garantir um pipeline seguro de leads;
-
- Garantir que a mensagem esteja adequada ao público-alvo;
-
- Ter em mente os canais que vai utilizar;
- Definir os indicadores que deve controlar, diariamente
“Marketing de recrutamento não serve só para fazer vídeos, landing pages… é construir comunidades de talento”. <3 Este video de Quinhones vai direto ao ponto.
Quer trocar a sobrecarga, a imprecisão e o desperdício de dinheiro e de tempo por tranquilidade, economia, agilidade e assertividade no recrutamento? Acompanhe nossos conteúdos sobre recrutamento e tecnologia 😉