Atualmente, com a evolução dos computadores, temos disponível inúmeras linguagens de programação. A TIOBE, empresa especializada em avaliar e rastrear a qualidade de software, monitora a popularidade de pelo menos 249 linguagens de programação diferentes.
Na universidade geralmente é dada uma matéria de introdução à programação utilizando uma linguagem de programação específica, que nem sempre está entre as mais utilizadas no mundo. Passando a obrigação, qual ou quais dentre essas 249 linguagens devemos dar atenção?
Neste artigo vamos falar e fazer uma comparação das 5 linguagens de programação mais usadas no Brasil e no mundo.
Este texto é útil tanto para quem está começando no mundo da programação, e não sabe qual linguagem aprender, quanto para quem já programa e quer aprender uma outra linguagem de programacao.
Classificação das linguagens de programação
A TIOBE utiliza 25 diferentes motores de busca, como o Google, Youtube, Wikipedia, Yahoo, Baidu etc para classificar a popularidade de uma linguagem de programacao. Apesar de não refletir a real utilização das linguagens, a frequência de buscas pode refletir o número de usuários atrás de respostas a dúvidas de implementação, interesse em fazer cursos, disponibilidade de emprego ou curiosidade sobre a linguagem.
Outra classificação é a IEEE Spectrum que, além de também utilizar o Google, leva em consideração o Twitter, GitHub e Stack Overflow no seu ranking. A vantagem do IEEE Spectrum é o ranking interativo. Você pode escolher a classificação entre os seguintes critérios:
- IEEE Spectrum: ranking geral
- Trending: tendência das linguagens em crescimento
- Jobs: linguagens mais procuradas para trabalho
- Open: linguagens mais utilizadas em desenvolvimento open source
- Custom: você escolhe os parâmetros
Elas também são classificadas entre linguagens web, mobile, desktop e embarcadas, linguagens de programação usadas para controlar dispositivos como Arduino.
Apesar de haver diferenças nos rankings, as 5 linguagens de programação mais utilizadas são praticamente as mesmas em todos os critérios de classificação. Exceto quando dito o contrário, as classificações abaixo serão baseadas no índice TIOBE.
5 linguagem de programacao em alta no mercado
Java
Está entre as duas primeiras posições desde 2001. Eleita linguagem do ano em 2005 e 2015.
O Java foi criado pela Sun Microsystems, 1991, para ser controlador de pequenos dispositivos, como vídeo cassete, televisão e aparelhos de TV a cabo. Essa ideia não deu certo na época devido a conflitos de interesses e custos.
Com a internet, a Sun apostou no Java para rodar aplicações “mais espertas” dentro do browser. Uma das vantagens seria programar em uma única linguagem e rodá-la em qualquer sistema operacional e browser, os famosos applets.
Os applets deixaram de ser o foco da Sun (e da Oracle após a compra), mas o objetivo de uma linguagem de programação única continuou. Atualmente o Java é usado praticamente em todos os lugares, de servidores a celulares. Sua fama aumentou sendo a principal linguagem para desenvolvimento Android. E ela continua se modernizando. Agora em 21 Setembro de 2017 acaba de ser lançada a versão 9 da linguagem de programação.
Tudo isso somado ao Java ser uma das referências de orientação a objetos, faz a linguagem ser uma excelente escolha para começar os estudos.
C
A linguagem C foi criada em 1971 com o objetivo de desenvolver o sistema operacional Unix, que era escrito em Assembly. Diferente do Java, C é uma linguagem procedural, executada na ordem em que os comandos aparecem.
O C é considerada uma linguagem de propósito geral. Ela é capaz de ser usada para praticamente qualquer tipo de projeto. Uma das principais vantagens do C é a capacidade de manipular instruções ao nível dos bits. Com isso seu programa pode ser otimizado especialmente para arquitetura do processador escolhido, desde supercomputadores até microcontroladores. Existem diversos compiladores de C para todas as plataformas.
A sintaxe do C serviu de base para diversas linguagens de programação modernas, como o Java citado acima, PHP e C#. Aprender C te dará base para depois aprender outras linguagens, além de uma boa noção de como o processador funciona em baixo nível. Se você gosta de ter total controle do seu programa, C é a sua linguagem.
O C também se mantém entre as duas primeiras posições desde 2001. Foi considerada a linguagem do ano em 2008.
C++
O C++ foi desenvolvido na década de 1980, tendo como base a linguagem C. Originalmente se chamava C with classes, pois implementa a orientação a objetos na linguagem C.
Apesar do C++ ser uma implementação do C, isso não significa que é uma linguagem de programação melhor. Ambas possuem suas utilidades, são independentes e servem para diferentes propósitos.
C#
Antes do C#, a Microsoft utilizava o Java para fazer suas aplicações, pois seus engenheiros podiam construir programas que eram independentes do ambiente de execução, e possuía várias bibliotecas com soluções prontas para diversos problemas.
O problema é que a linguagem Java não se comunicava bem com as bibliotecas de código nativo (código de máquina) que já existiam. Para contornar esse problema, a Microsoft criou o J++, sua própria implementação Java. O J++, porém, só funcionava em ambientes Microsoft, o que violava o licenciamento com a Sun. A Microsoft foi processada.
Isso obrigou a Microsoft a trabalhar em um nova plataforma, a .NET, projetada para trabalhar com diversas linguagens que compartilhariam o mesmo conjunto de bibliotecas.
Com isso um novo projeto de linguagem de programação foi iniciado, o projeto COOL (C-like Object Oriented Language), com design baseado em linguagens como Java, C, C++, Smalltalk, Delphi e VB.
Em 2001 foi lançada a linguagem C#, ocupando 22ª posição no ranking em setembro deste ano. Sua posição desde então vem oscilando bastante, mas nos últimos anos se mantém entre as 5 linguagens mais utilizadas.
Como o C# foi criado juntando o melhor de várias linguagens, e agora com o lançamento do .NET Core, projeto open source e multiplataforma da Microsoft, aprender esta linguagem é um grande investimento.
Python
Lançado em 1991, o Python é uma linguagem de programação interpretada, funcional e orientada a objetos. Apesar de sempre se manter na margem das top 5, foi eleita linguagem do ano em 2007 e 2010.
O Python é uma excelente linguagem para introdução à programação. Várias universidades a adotam como primeira linguagem de programação por sua fácil sintaxe e alta curva de aprendizado. É uma das linguagens padrão de vários sistemas operacionais, como o Linux e OS X.
Vários programas famosos são escritos em Python, principalmente os open source. BitTorrent, Dropbox e Spotify são alguns exemplos. Possui bibliotecas para vários tipos desenvolvimento, como softwares, web, GUI e programação científica.
No mercado de trabalho, o Python está em primeiro lugar segundo o IEEE Spectrum. O site Python Brasil tem uma lista de empresas que utilizam o Python no desenvolvimento de suas aplicações.
Menções honrosas
As linguagens abaixo, apesar não figurarem entre as top 5, são bastante importantes e requisitadas.
Javascript
O Javascript uma linguagem interpretada, utilizada pelos browsers para interações com páginas web do lado do cliente. Antes do Javascript essas interações eram feitas no servidor, o que muitas vezes causavam lentidão das respostas.
Uma implementação do Javascript, o Node.js, foi desenhado para execuções no servidor em aplicações escaláveis.
Como atualmente basicamente tudo é feito pela web, o Javascript tem uma grande importância no mundo da programação.
R
Se você se interessa por Big Data ou é fã de estatística, saber R é praticamente uma obrigação.
O R foi desenvolvido para ser um software estatístico e construção de gráficos. Instituições que fazem análise de dados, como financeiras, provavelmente utilizam o R. Google, Pfizer, Bank of America, InterContinental Hotels Group e Shell são exemplos.
Baseado nas linguagens C e Fortran, o R está se tornando um padrão para este tipo de análise.
Este texto te ajudou a decidir qual linguagem estudar? Leia também 7 tecnologias mais buscadas em profissionais de ti pelas empresas.